A legislação dos tipos de vias Nas vias locais, a velocidade máxima é de 30 km/h; nas coletoras, 40 km/h; nas arteriais, 60 km/h e nas de trânsito rápido, 80 km/h. Já nas vias rurais, a velocidade máxima permitida é maior por conta de sua extensão.
São divididas em dois tipos: estradas e rodovias. A diferenciação é feita apenas pela existência ou não de pavimentação. Assim, as rodovias são as vias rurais pavimentadas ou com acabamento em pedras e as estradas são as vias rurais sem pavimento, ou seja, de areia ou terra.
As vias urbanas são divididas, pelo CTB, em quatro categorias: trânsito rápido, local, arterial e coletora. Na seção de definições do Código de Trânsito Brasileiro, pode-se observar o que o código entende como vias urbanas.
Coletora: É destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais. A velocidade máxima permitida nessa via é 40 km/h; Local: Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso local ou áreas restritas.
Como identificar os tipos de vias (Guia Definitivo) | Prof. Leonardo Rangel
Quais as 4 vias?
Existem diferentes tipos de vias de trânsito urbanas, cada uma projetada com características específicas para atender a diferentes necessidades de transporte. As vias urbanas possui divisão em quatro grupos, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): via rápida, via local, via arterial e via coletora.
De acordo com o Anexo I do CTB, via é a “superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central”. Sua classificação, conforme artigo 60, leva em consideração o fim a que se destina, bem como o espaço geográfico em que se situa.
Como saber se a rodovia é estadual ou federal? A nomenclatura das rodovias é um ponto fundamental para se saber se ela é estadual ou federal. Por exemplo, quando o nome da rodovia se inicia pela sigla BR, o motorista deve saber que se trata de uma rodovia federal.
As vias locais são destinadas ao tráfego local, elas não possuem semáforos e são utilizadas para acesso locais ou privados. Em poucas palavras, elas são as ruas tradicionais.
Uma das evidências para saber se a via é de mão dupla ou não é observar a cor da faixa que divide a pista e as orientações no chão e nas placas da via. A faixa amarela indica que a via é de sentido duplo – ou seja, mão e contramão. Já, se for branca, indica sentido único.
Para que serve o conector 4 vias? Esse conector tem a finalidade de fazer a ligação de sistemas de som grandes. O conector 4 vias com terminais importado é universal, portanto é adequado para sistemas de som de todas as marcas.
Os principais tipos são conhecidos como vias urbanas e rurais. Primeiro, temos as urbanas, divididas em quatro grupos: via de trânsito rápida, local, coletora e arterial; já as rurais, são compostas por estradas e rodovias.
Coletora – destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. Local – caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
São as de trânsito rápido, arterial, local e coletora. Essas são dadas conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Você já vai descobrir o que cada uma significa.
No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.
Este sinal é comumente usado para criar espaço para veículos de emergência, áreas de estacionamento e áreas de trabalho. Também é usado para indicar que os veículos devem desviar para a direita ao passar por zonas de trabalho.
É a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista de rolamento, a calçada, o acostamento, ilha, canteiro central, passeio, passarela, calçadão, praça, túnel, viaduto e ponte.
São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.
Via pública é uma via de comunicação terrestre (rua, avenida, caminho, estrada ou logradouro, etc.), urbana ou rural, para circulação pública (espaço público) de pessoas e veículos.
Cada via é indicada para uma situação específica; cada uma apresenta vantagens e desvantagens. Para conhecer um pouco mais as vias de administração, podemos dividi-las em dois grandes grupos: a via enteral e a parenteral.