A forma mais fácil é observando o próprio produto, pois essa informação está descrita em sua lateral (flanco). Então, para se preparar para a próxima troca, observe o pneu do seu carro. Com certeza você verá uma série de números e letras do tipo: 215/55 R17 ou 205/55 R16. O último número da sequência é a medida do aro.
Basicamente, para saber como descobrir qual o aro do pneu de um carro, é preciso interpretar o código na lateral do pneu. Esse código identifica a largura e a altura do pneu, o tipo de construção, diâmetro do aro, nível de carga e de velocidade suportada pela roda.
Para determinar o tamanho do aro de uma bicicleta, você precisa olhar para a lateral do pneu que está montado na roda e procurar por uma marcação impressa que indica o tamanho do aro. Essa marcação geralmente inclui duas informações: o diâmetro do aro em polegadas e a largura do pneu em milímetros.
Meça o diâmetro interno do aro, usando a trena para medir a distância entre as bordas internas do aro, passando pelo centro. Certifique-se de que a trena está encostada nas bordas internas e não nas externas. Verifique se a medida que você obteve corresponde à medida impressa no aro.
O aro nada mais é do que o diâmetro do pneu do carro, medido em polegadas ou centímetros. Por ser uma informação importante, ela está contida no próprio pneu, em sua lateral, também chamada de flanco.
Em geral, quanto mais alto você for, maior deve ser o aro da bicicleta. Você pode consultar uma tabela de medidas para ter uma ideia do aro adequado para a sua estatura. Por exemplo, se você tem entre 1,50 m e 1,60 m de altura, o aro indicado é o 26. Se você tem entre 1,70 m e 1,80 m, o aro recomendado é o 29.
O número 14 do aro indica a medida do diâmetro interno do pneu em polegadas — que é equivalente ao diâmetro total da roda onde ele deve ser encaixado. Convertendo esse valor, um pneu aro 14 tem aproximadamente 35,5 centímetros.
Para saber qual o aro, é necessário colocar a trena na parte interna do pneu e esticar a trena até o lado oposto. Veja que a medição correta precisa ser feita na parte interna, ou haverá erro. Como as medidas dos pneus normalmente são apresentadas em polegadas, basta olhar a parte de cima da trena e… voilá.
Grande maioria das fabricantes marca as informações da roda na parte interna da mesma. As principais identificações geralmente expostas são a furação, o Aro, Tala e o curioso Off-Set.
Depois de determinar que é hora de comprar pneus, você precisará saber qual tamanho de pneus é o correto para o seu veículo. Essas informações geralmente estão na parte interna do batente da porta do seu carro, no manual do proprietário.
O pneu 175/65R14 82T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 175 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.
E pra saber o tamanho do aro da roda, você pode consultar o manual do veículo. Ela pode ser aro 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 polegadas ou até maior. Alguns tipos de carro têm opções de rodas de diferentes tamanhos. Por exemplo, ele pode sair de fábrica com todas as rodas aro 13, ou as quatro com aro 14.
O primeiro número é a largura do pneu em milímetros: 195 mm. O segundo número é a percentagem e corresponde à altura de pneu relativamente à largura. Neste exemplo, a altura é de 65% de 195 mm. A letra R indica o tipo de estrutura do pneu.
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.
No flanco do pneu, você encontrará um número e uma letra. A carga do pneu ou índice de carga (em nosso exemplo: 91) é um código que corresponde a uma carga máxima (em kg) que pode ser transportada por um único pneu.
R significa “Radial” e termina com os dois últimos dígitos 14 que indicam a medida do diâmetro interno, em polegadas. A medida se completa com o índice de carga 84, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade T, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.
A forma mais fácil é observando o próprio produto, pois essa informação está descrita em sua lateral (flanco). Então, para se preparar para a próxima troca, observe o pneu do seu carro. Com certeza você verá uma série de números e letras do tipo: 215/55 R17 ou 205/55 R16. O último número da sequência é a medida do aro.
Onde encontrar a numeração dos pneus? Antes de mais nada, é preciso aprender onde encontrar a numeração dos pneus para, então, saber interpretá-la. Na maioria dos casos, essa numeração, também conhecida como código de identificação do pneu, está impressa na lateral externa da peça, próximo ao aro.
“ O significado 4x100mm quer dizer que a roda tem quatro furos de fixação, sendo que o diâmetro do círculo imaginário definido através dos furos de fixação é de 100 milímetros. ”
1. Para descobrir o tamanho do aro, dê uma volta na junta do seu dedo com um barbante, linha ou algum tipo de fio flexível. Observação: é importante lembrar que a volta e medida, neste caso, devem ser feitas pela junta, pois muitas pessoas possuem a parte final do dedo mais fina do que a junta.
Como exemplo, vamos começar com a seguinte sequência de marcações do pneu: 225/45 R 18 95 H. O primeiro número a aparecer na sequência é "225". Este número é a largura nominal do pneu (em milímetros) de uma parede lateral para a outra. Após a barra, o próximo número na sequência é "45".
Eles são indicados para carros de médio porte e esportivos em geral, como SUVs, pick-ups e 4x4. O número 17 do aro indica a medida do diâmetro interno do pneu em polegadas — que é equivalente ao diâmetro total da roda onde ele deve ser encaixado. Convertendo esse valor, um pneu aro 17 tem cerca de 43 centímetros.
Primeiramente, saiba que os números 13, 14 e 15 referem-se ao diâmetro do aro em polegadas. Os pneus de aro 13 são menores, enquanto os de aro 15 são maiores, o que influencia diretamente no perfil do pneu e na altura do veículo.
Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.
oferece mais estabilidade, especialmente em altas velocidades. Já um pneu menor (aro 14) permite respostas rápidas no trânsito urbano e contribui para a economia de combustível. A questão é que mesmo que as rodas não sejam tão grandes (aro 15 ou 16, por exemplo), um pneu mais largo também oferece mais estabilidade.