Cada litro corresponde a 1 decímetro cúbico ou também a 0,001 metro cúbico. Como referência, 1 litro de água corresponde aproximadamente a 1 quilograma da mesma substância, uma vez que a densidade da água se aproxima de 1 kg/l. A milésima parte de um litro (0,001) é o mililitro (ml ou mL).
Equivalências: 1 LITRO – equivale a 6 xícaras de chá (150ml) ou 4 copos (250ml) 1 GARRAFA – equivale a 3 e ½ xícaras (150ml) ou 2 e ½ copos (250ml) 1 COPO DE ÁGUA COMUM – equivale a 250ml.
O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C). Já o volume de um paralelepípedo é calculado pela medida do comprimento, vezes a medida da largura, vezes a medida da altura. Ou: V = B x L x h.
Como calcular quantos km por litro o seu carro faz
Como fazer o cálculo por litro?
O cálculo cálculo de quilômetro por litro de gasolina pode ser representado pela seguinte fórmula: km percorridos ÷ litros para completar = quilometragem por litro.
1 metro cúbico (m³) corresponde à capacidade de 1000 litros. 1 decímetro cúbico (dm³) corresponde à capacidade de 1 litro. 1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml).
Dá para fazer um cálculo individual: multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Por exemplo: uma pessoa que pesa 55 quilos deve tomar pelo menos 1,9 litro diariamente.
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas. Centímetro cúbico (cc ou cm³): é similar ao ml, logo 1cc equivale a 1ml.
Para calcular a litragem (volume em litros) em aquários retangulares, basta multiplicar as medidas em centímetros do comprimento, largura e altura e, depois, dividir por mil (C x L x A / 1000).
Utilizamos o litro geralmente para medir o volume de líquidos e gases. Essa unidade de medida é bastante comum no dia a dia, pois leite, refrigerante, água, entre outros líquidos, são sempre medidos em litros.
Conforme evidenciado, para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os bens com os direitos e desse total, subtraem as obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos os somatórios dos bens mais direitos superam o valor das obrigações.
O que é ganho total bruto e ganho total líquido? Ganho total bruto é o valor do seu rendimento sem o desconto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do Imposto de Renda (IRPF). Já o ganho total líquido é o valor final do seu rendimento com o desconto desses impostos.
Assim, é importante que a criança entenda que 1 litro equivale a 1000 ml. Para facilitar a relação, antes da atividade, utilize recipientes de 1 litro e copos de 200 ml, demonstrando que são necessários 5 copos de 200 ml para termos 1 litro.
Já em termos financeiro, a conta é simples. Basta converter os litros em metros cúbicos (1 litro equivale a 0,001 m³) e multiplicar pela tarifa. Em Sorriso, uma taxa média residencial comum para quem consome entre 11 e 20 metros cúbicos por mês é de R$ 4,61 por metro cúbico.
Agora, a conta é bastante simples: supondo que você encheu 50 litros e rodou 300 quilômetros, basta fazer uma divisão. Seguindo o exemplo, resultado de 300 dividido por 50 é 6. Ou seja, o seu carro consome 1 litro a cada 6 quilômetros.
Para calcular o volume basta multiplicar comprimento pela largura e altura. Você sabe qual a capacidade de armazenamento de água da cisterna do seu prédio?