Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
Quando nós o fazemos, Deus se sente em casa em nossos corações. Isso se inicia simplesmente com nossa obediência à Sua Palavra. O compromisso de abandonar comportamentos que ofendem a Deus é o primeiro sinal de maturidade espiritual. Isso mostra que você se importa com o que Ele pensa.
A sensação de sentir a presença de Deus é uma experiência profundamente pessoal e subjetiva. Ela pode ser encontrada através da fé, da oração, da meditação, do estudo espiritual e de diferentes práticas religiosas. É importante explorar essas diferentes perspectivas e encontrar aquela que ressoa com você.
Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.
COMO SENTIR A PRESENÇA DE DEUS E VENCER A FRIEZA ESPIRITUAL - Pastor Antonio Junior
Quais os sinais que mostram a presença de Deus?
Os sinais da presença de Deus podem se manifestar de diferentes formas, como coincidências significativas, respostas a orações, sensações de paz interior, intuições, sonhos, encontros fortuitos, entre outros. Eles funcionam como lembretes de que não estamos sozinhos e de que há um propósito maior em nossas vidas.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50). O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus desígnios e Sua Pessoa.
Na realidade, somos bombardeados pelos muitos sinais que o Senhor nos envia: Ele fala conosco por meio da nossa intuição, através dos nossos amigos, das circunstâncias, usa a letra de uma música, um texto, um filme... Ele é tão criativo! Nossa parte é compreender e seguir a direção que o sinal aponta.
Podemos sentir raiva, mágoa, inveja ou muitos outros sentimentos difíceis causados por muitas situações. Por meio de nossa fé em Jesus, o Espírito Santo pode purificar nosso coração e mudar nossas atitudes. Pode nos ajudar a perdoar as pessoas, substituir a raiva pelo amor e nos tornar mais semelhantes a Jesus.
Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.
Não se estresse tentando fazer as coisas acontecerem sozinho. Entregue tudo a Deus enquanto você ora. Lembre-se, Ele prometeu que quando nós O buscarmos, nós O encontraremos. Vamos orar e buscá-Lo de todo coração.
Para nos relacionarmos e sentirmos Deus mais perto, devemos ter a consciência de que cada um de nós é único, irrepetível, logo, a minha necessidade não será a mesma para os outros. Devo me olhar, me observar e alimentar esse meio pelo qual sinto Deus mais perto.
Quais são os sinais que indicam a presença do Espírito Santo?
A pomba, a água, o vento, o fogo, o óleo, o selo e o penhor são as principais metáforas bíblicas que revelam a pessoa e o ministério do Espírito Santo.
Com isso em mente, uma boa maneira de reconhecer que Deus está respondendo suas orações é oferecendo orações de gratidão. Ao reservar um tempo para identificar e reconhecer as coisas boas em sua vida e no mundo a seu redor, você será abençoado com uma visão clara da mão de Deus em sua vida.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
Sinais são importantes para mim porque viajo muito e eles me apontam a direção certa a seguir. Os sinais bíblicos são um pouco diferentes. Embora nos apontem para a direção correta, eles são sobrenaturais – dados por Deus para substanciar, confirmar e identificar Sua mensagem e Seu mensageiro.
Quando Deus confirma algo (certeza), mas tudo parece que não tem possibilidade de acontecer, pode ser não seja o tempo certo, ou Deus "mudou de ideia"? Deus não muda, muito menos muda de ideia. Vemos na Bíblia Deus cumprir suas promessas do começo ao fim, mesmo diante das falhas humanas.
A presença manifesta de Deus é algo real e que podemos experimentar. A busca pela presença manifesta de Deus, deve ser o maior clamor do nosso coração, o objetivo principal de nossas orações, o propósito de nossa adoração, a razão de estarmos aqui neste mundo. Deus tem prazer em manifestar-se no meio do Seu povo.
Como saber se o Espírito Santo está presente em minha alma? Se são estas as tuas sinceras disposições e determinações, “o Espírito Santo está contigo; mas se, pelo contrário, não te vês assim decidida, não há em teu coração espaço para Ele, pois Satã o está ocupando”.
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.