Uma maneira de verificar se a água está circulando adequadamente pelo sistema é observar o fluxo de líquido de arrefecimento através do radiador. Com o motor frio, remova a tampa do radiador com cuidado e ligue o carro.
O que acontece quando a água não circula no motor?
O que acontece se acabar a água do radiador? Se o nível de líquido no radiador ficar muito baixo, o motor do seu carro pode superaquecer. Isso pode acontecer porque, sem a quantidade suficiente para absorver e dissipar o calor, a temperatura do motor pode subir rapidamente.
Quando a água do radiador não circula, o que pode ser?
– Pode estar ocorrendo problema na válvula termostática, bomba d'agua ou obstrução nas aletas do radiador. – Devemos providenciar a inspeção dos componentes, se encontrar alguma imperfeição fazer a substituição da peça ou, em último caso substituir o radiador.
O sistema também pode dar sinais de problemas, se você perceber que a água está avermelhada ou marrom, isso pode ser um alerta, possivelmente irá gerar entupimento ocasionando superaquecimento mesmo que o nível do reservatória esteja alto. Até mesmo a tampa deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros.
Como saber se seu radiador está circulando, o líquido de arrefecimento!|Corsa top
Como saber se a água do radiador está circulando corretamente?
Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.
Como saber se o carro precisa de água no radiador?
Com o motor do automóvel frio (ou seja, não faça logo após desligá-lo), abra o capô do carro. Localize o reservatório de água do radiador, que geralmente fica à direita. Observe o nível de água e, se necessário, complete até o limite indicado usando um funil.
O que acontece se andar com pouca água no radiador?
Desgaste prematuro das peças: O superaquecimento frequente do motor devido à falta de água no radiador pode levar ao desgaste prematuro de peças. Como, por exemplo, juntas, selantes e mangueiras do sistema de arrefecimento. Esses danos podem levar a vazamentos e falhas no sistema.
O que acontece se encher demais o reservatório de água do radiador?
Assim, quando ela está alta, pode causar queimaduras nas partes do motor. Por isso, é importante usar um fluido de arrefecimento composto por água desmineralizada e aditivo.
Durante viagens longas, especialmente em climas quentes, a água do radiador pode evaporar mais rapidamente do que o normal. Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento.
Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.
Como descobrir se a válvula termostática está com defeito?
“Se a temperatura não atingir o ponto ideal após alguns minutos, é sinal de que a válvula termostática pode estar travada aberta”, explica o especialista. “Da mesma forma, se o carro superaquecer, é sinal de que ela pode estar entupida, impedindo a passagem do líquido de arrefecimento pelo radiador”, afirma Scopino.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Quais são os sintomas de junta do cabeçote queimada?
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.
Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
O prazo de validade pode variar entre 10 a 30 mil km, ou de um ano a cinco anos de duração! As condições de tráfego também afetam o desempenho. Enfim, o recomendado pelos fabricantes é utilizar o aditivo, mas se você pode sim usar água desde que ela seja deionizada como falamos antes.
Existem vários métodos para obter água desmineralizada. O mais comum é a osmose reversa, que utiliza uma membrana semipermeável para remover impurezas e minerais da água. Outro método é a troca iônica, onde íons indesejados são substituídos por íons inofensivos, como hidrogênio ou hidroxila.
Pode completar a água do radiador com água normal?
Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor). Porém, apenas utilizar água sem sais minerais não resolve o problema.
Quando você inicia o motor, a luz de baixo nível de refrigerante deve acender durante 1 ou 2 segundos e depois se apagar. Se não desligar, significa que o nível de líquido do radiador está muito baixo, insuficiente para resfriar o compartimento do motor quando for necessário.
Como saber se o líquido de arrefecimento está baixo?
O marcador de temperatura, presente no painel do veículo, avisa quando algo está fora do desejado. Se houver algum alerta, significa que a temperatura está acima do que deveria. Isso pode indicar que o fluido de arrefecimento está abaixo do nível, mas também pode denunciar outros problemas. Na dúvida, investigue.
Quanto tempo após desligar o carro pode colocar água?
O ideal é fazer isso com o motor frio, pelo menos 10 minutos após desligar o carro. Se o motor ainda estiver quente, a água ainda pode estar circulando no sistema e, quando a porta do reservatório é aberta logos após desligar o veículo, há risco de que ela espirre.
É importante frisar que, de acordo com os fabricantes, em média 200 ml por semana são perdidos dos sistemas de refrigeração líquida dos carros, devendo-se sempre completar quando o nível estiver abaixo do mínimo.
Após entender ser preciso usar água mais o fluido, o motorista deve considerar a quilometragem rodada ou os meses e se atentar a troca. Recomendamos a substituição do fluído a cada 30 mil km para sistemas comprometidos ou sempre a cada 6 meses, conforme as condições que se encontra o sistema.