O primeiro sinal de que a bomba de óleo apresenta defeitos, é quando a luz do painel acende. Além disso, o motor do carro também começa a fazer um barulho de batimento. A luz do óleo pode indicar um problema ainda mais grave como: excesso de folga entre partes móveis do motor.
Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da fabricante, alerta: “O mau funcionamento da bomba de óleo pode até fundir o motor”. Luz de óleo piscando pode ser um indício de comprometimento da bomba de óleo ou um dos sintomas de desgaste em bronzinas de biela, buchas ou mancal.
Quais são os sintomas de falha de pressão de óleo?
Se a luz pisca com o carro parado e o motor em marcha lenta, ou andando muito devagar em baixas rotações, o problema é de faltar pressão de lubrificação. Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor.
Quando a bomba de óleo está com algum problema, o veículo apresenta sinais que são facilmente identificáveis. Em geral, quando uma luz acende no painel, é muito provável que o problema esteja no sistema de lubrificação. Outro indício de perda de eficiência do sistema é um barulho de “rajadas” no motor do carro.
Alguns sinais de que pode ser necessário substituir a bomba de óleo incluem baixa pressão de óleo, barulhos anormais no motor, superaquecimento frequente, óleo sujo ou contaminado e falhas no funcionamento do motor.
motor piscando luz de óleo depois de quente , veja só o que era 1°parte
Qual é a vida útil da bomba de óleo?
Dada a importância da bomba e a pressão que ela sofre, não é recomendado economizar optando por peças de baixa qualidade. Faça a troca do óleo do motor e do filtro de óleo a cada 10 mil km.
O preço médio de bomba de oleo depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar bomba de oleo por valores entre R$ 78,00 e R$ 622,91.
Acendeu a luz mas tem óleo no cárter? Como essa luz indica problemas em todo o sistema de lubrificação no motor, ela não acende apenas caso falte óleo. Pode ocorrer dela acionar e a vareta indicar que o nível está normal. Isso pode ser sinal de que a bomba está entupida ou está com algum problema.
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
Quando se percebe que a pressão do óleo do motor está irregular?
Quando a viscosidade do óleo está muito baixa ou muito alta, isso pode ser detectado como uma perda de pressão no fornecimento de óleo ao motor. A baixa viscosidade gera menos resistência ao fluxo pelo sistema, o que se traduz em uma pressão menor pelo manômetro ou sensor.
Filtro de óleo restritivo ou entopido pode ser um dos motivos da baixa pressão de óleo. Filtro de óleo – caso o filtro de óleo esteja fora da especificação e seja muito restritivo, ocasionará baixa pressão de óleo. Se o filtro estiver parcialmente obstruído, também será responsável pela baixa pressão.
Ela tem duas marcas que indicam o máximo e o mínimo de óleo, e ele deve molhar a vareta até cerca da metade da distância entre estas duas. Assim, se com estes sinais da luz de óleo a vareta mostrar que o nível está certo, o problema está na cebolinha e você deve trocá-la.
Problemas com a bomba de óleo também podem ocorrer quando há defeitos na válvula reguladora de pressão, o que acontece tanto quando ela está travada aberta ou fechada. Uma válvula travada aberta gera a perda de pressão do motor o que pode fazer o motor fundir por completo.
Elas ajudam a bombear o óleo para os pontos de lubrificação do motor conforme necessário. Assim, elas economizam combustível e reduzem a emissão de dióxido de carbono. A animação mostra o esquema de funcionamento de uma bomba de óleo variável.
Como saber se a bomba de óleo do carro está funcionando?
Quando surgem problemas, o veículo emite sinais evidentes de que algo está errado. Um desses indicadores é a luz de aviso do óleo no painel se acendendo, muitas vezes acompanhada de batidas no motor. Quando isso ocorre, o veículo pode parar de funcionar, causando danos devido à falta de lubrificação.
Quando a luz do óleo acende e acelera, apaga o que é?
Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.
Para verificar a pressão de óleo, é necessário utilizar um manômetro de pressão de óleo. Esse equipamento é conectado a uma das galerias de óleo do motor, geralmente por meio de uma mangueira flexível. Com o motor ligado e em temperatura de operação, o manômetro irá mostrar o valor da pressão de óleo em tempo real.
Se você estiver rodando por uma distância de mais ou menos 16 km, e a cada 1 km ou 2 km rodados o carro engasgar, isso é sinal de que a bomba pode estar com problemas. Bombas com defeito têm a pressão afetada, e é por isso que o carro engasga.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
O tempo útil de uma bomba é de cerca de 10 anos, sendo que com uma manutênção periódica sua vida utíl aumenta, mas se for manuseada sem cuidado pode não ultrapassar dois anos de uso.
De acordo com os técnicos da Urba Brosol, não existe uma quilometragem indicada para a troca da bomba de óleo, porém o desgaste da bomba, como de todos os componentes que recebem lubrificação, está diretamente ligado à troca adequada de óleo, seguindo recomendação da montadora.
A bomba de óleo normalmente está localizada no cárter ou na tampa da distribuição do motor. Seus componentes principais incluem o rotor, a carcaça, o pescador de óleo e o tubo de sucção, todos essenciais para o desempenho correto da bomba.