Ela tem duas marcas que indicam o máximo e o mínimo de óleo, e ele deve molhar a vareta até cerca da metade da distância entre estas duas. Assim, se com estes sinais da luz de óleo a vareta mostrar que o nível está certo, o problema está na cebolinha e você deve trocá-la.
O que acontece se a cebolinha do óleo estiver ruim?
Quando o motor entrar em funcionamento, a pressão do óleo irá subir, fazendo com que o interruptor se abra, interrompendo o circuito e apagando a lâmpada. Se com o motor em funcionamento a lâmpada permanecer acesa, significa que o interruptor continua aterrado, ou por defeito dele mesmo ou por baixa pressão de óleo.
O que acontece quando a cebolinha do carro estraga?
Problemas que podem ocorrer no cebolão do seu carro
O zinabre é uma camada de cor verde azulada resultante da oxidação do cobre ou ligas metálicas que contêm cobre. Esse processo pode levar ao mal funcionamento da bateria, evitando o acionamento do eletroventilador.
Ela acende quando a bomba não consegue captar o fluído no reservatório. Isso pode ocorrer devido a um vazamento ou quando o motor está queimando o lubrificante junto do combustível.
Luz de óleo acesa? Interruptor de pressão de óleo (cebolinha)
Quando a luz do óleo acende e apaga mas tem óleo?
Normalmente, a explicação para essa luz piscante quando acelera-se o carro é que a pressão do óleo do motor está baixa, a qual é analisada por um sensor. Assim, quando o óleo está em um nível crítico abaixo do necessário, a luz do óleo acende e apaga quando acelera.
A mensagem é clara: ao ver a luz do óleo acesa, verifique o nível, mas se estiver correto, busque assistência mecânica imediatamente para evitar danos graves ao motor do veículo.
Este símbolo, que alguns dizem parecer uma chaleira, na verdade tem a forma de uma almotolia, um equipamento que serve para a aplicação manual de óleo. Quando esta luz acende em seu painel é bom ter muito cuidado, pois ela provavelmente indica que não há pressão suficiente no óleo do seu carro.
Quais são os sintomas de falha de pressão de óleo?
Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.
Ele pode vazar inclusive pela tampa do óleo. Caso essas outras possibilidades não estejam ocorrendo, aí é realizar a substituição da junta do cárter. Um outro local que também deve ser verificado é no interruptor do óleo, mais conhecido como “cebolinha”. Quando esse componente estoura, o óleo vaza por dentro dele.
Porque a luz do óleo acende quando o motor esquenta?
Ela avisa a falta de pressão de óleo para lubrificar o motor e que ele pode vir a fundir. A luz pode se ascender porque o nível do óleo está baixo no cárter, aí falta óleo e, por isso, falta pressão. A solução é simples: basta completar o nível no cárter.
Verifique a vareta: O nível de óleo deve estar entre as marcas de mínimo e máximo na vareta. Se o nível estiver baixo, complete com o óleo recomendado pelo fabricante. No entanto, se o óleo precisar ser reabastecido com frequência, pode ser um indício de vazamento ou desgaste excessivo do motor.
A baixa viscosidade pode ser o resultado de vários fatores, como diluição por combustível, seleção incorreta da viscosidade do lubrificante ou temperaturas excessivas devido a sobrecarga ou falha do sistema de arrefecimento.
Embora possa parecer um tanto óbvio ou simples, uma maneira muito útil de encontrar falhas em nossa bomba de óleo é ouvir ruídos . Graças ao óleo distribuído pela bomba, as peças movem-se suavemente sem produzir ruídos altos. Quando a bomba de óleo falha e a lubrificação é fraca, ocorre o efeito oposto.
Quando a bomba de óleo apresenta defeito, há baixa pressão do líquido lubrificante, tal variação pode ser aferida com o manômetro. Outros sinais bastante evidentes são: Queima de óleo excessiva. Borras de óleo no sistema de lubrificação.
Apesar do nome incomum, este componente se trata do sensor de pressão de óleo e, caso esteja com a luz piscando, ele pode estar com mau contato. Além desses, tanto o filtro de óleo pode estar precisando de uma troca quanto a bomba de óleo está entupida, ambos precisando de manutenção.
O sensor de óleo, também conhecido como ''cebolinha'', fica envolvido por um conector, cujo cabo pode quebrar e gerar mau contato, o que faz com que a luz do painel acenda e apague de forma contínua. Basta substituir esse item para corrigir o problema.
Os sensores de pressão do óleo estragam-se e eventualmente falham. Quando isto acontece, a luz do painel pode estar constantemente acesa. Também pode causar fuga de óleo.
Você sabe o que é a “cebolinha”? Trata-se de uma peça famosa, mas que muitos ainda ignoram sobre seu funcionamento. Na verdade, é bem simples, pois é ela quem faz a ponte entre o reservatório e o painel do carro. Ou seja, ela é o sensor de pressão do óleo do motor.
Nenhum, se quiser que o motor do carro dure. Se o nível do óleo está baixo, o motor não está a ser devidamente lubrificado e cada rotação causa desgaste e aquecimento.
Qual a preocupação que se deve tomar quando a luz indicadora de pressão de óleo do motor acender?
Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque. Quanto mais o motor funcionar sem pressão de lubrificação, mais danos ele sofre e mais complicado será seu reparo na retífica.
Na verdade quando essa luz se acende é por falta de pressão no circuito de óleo que lubrifica o motor. Entretanto, essa falta de pressão pode estar sendo provocada pela falta de óleo no cárter. Então quando essa luz se acende, verifique imediatamente na vareta como está o nível do óleo.