A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Dor de cabeça, principalmente na região da testa e abaixo dos olhos, sensação de pressão interna no rosto. Sintomas que indicam sinusite, certo? Nem sempre. A sinusite está associada principalmente a quadros de secreção/obstrução nasal e alterações no olfato.
Frequentemente, a sinusite pode estar acompanhada de congestão nasal. Ela também costuma ocorrer durante ou logo após um resfriado ou gripe. 😣Enxaqueca: A dor é geralmente pulsante e pode atingir os dois ou apenas um lado da cabeça. Sintomas como sensibilidade à luz, cheiros e sons e náuseas também são comuns.
Seu diagnóstico é feito pela avaliação do profissional médico, que também indicará o melhor tratamento a ser realizado. Os sintomas de sinusite podem incluir secreção e congestão nasal, tosse, dores na cabeça, face, garganta e até no corpo inteiro, além de poder afetar o sono.
Inalação de vapor: Adicione algumas gotas de óleo de eucalipto ou óleo de hortelã a uma tigela com água quente. Coloque uma toalha sobre a cabeça e incline-se sobre a tigela, inalando o vapor por 5-10 minutos. Isso ajudará a abrir os seios da face e aliviar o congestionamento.
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
Isso acontece porque a passagem dos seios nasais está obstruída e não consegue fazer a drenagem normal de líquidos e secreções que, por sua vez, acabam se acumulando e deixando os tecidos inchados, trazendo pressão e dor para a região.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que ajuda a reduzir o inchaço e a inflamação dos seios nasais, além de aliviar a dor de cabeça causada pela sinusite. Além disso, esse remédio ajuda a aliviar a dor de garganta, que é um sintoma comum associado à sinusite, devido à sua proximidade com os seios nasais.
Nas sinusites crônicas, a terapia clínica, com corticóides tópicos, sistêmicos e antialérgicos, pode apresentar resposta em alguns pacientes. Porém, na maioria dos casos, a conduta cirúrgica para remoção do fator obstrutivo é a única alternativa para promover a melhora e reduzir a possibilidade de retorno da doença.
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Existem diversos gatilhos que fazem com que o paciente desenvolva a sinusite. É o caso, por exemplo, da sinusite aguda. Geralmente, ela é ocasionada por uma gripe ou resfriado que acabou por evoluir de forma abrupta, causando a inflamação nos seios da face e os severos sintomas que podem acompanhá-la.
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça). No entanto, não agem diminuindo a secreção nasal.
O que fazer para diminuir a dor de cabeça da sinusite?
Algumas formas naturais de aliviar a sinusite, como umidificar o ambiente, fazer lavagem nasal com soro fisiológico ou tomar chás mornos, ajudam a hidratar e diminuir a inflamação dos seios nasais, além de deixar o catarro mais líquido, facilitando sua eliminação e aliviando a congestão nasal.
As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.
A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca.
Além da obstrução nasal e presença de secreção nasal amarelada, a dor na região frontal da cabeça é um sintoma que o paciente pode sentir, que pode ter sido desencadeada por fatores como poeira. A extensão pode variar de acordo com a quantidade de inflamação e a falta de tratamento.
contato com substâncias irritantes aos seios da face: fumo, poluição do ar, agentes químicos (ex: pesticidas), detergentes e desinfetantes usados para limpeza de casa; – alergias: rinite alérgica e asma; – qualquer coisa que cause estreitamento da nasofaringe (“cavidade nasal”): traumas faciais e pólipo nasal; e – ...
A melhor posição para dormir com nariz entupido é com a cabeça elevada. Dessa forma, você ajuda os seios da face a se livrarem da secreção e não entope as vias aéreas. Para isso, você pode usar travesseiros mais altos, que ajudam na posição do corpo para facilitar essa drenagem de secreção.
Quem tem sinusite pode tomar água gelada? As temperaturas baixas são uma das causas da sinusite, tendo isso em vista, não é recomendado ingerir água gelada, bem como outros alimentos congelados, como sorvetes, picolés e milkshake.