Ao comparar frações, lembre-se de que o numerador é o número de cima e que o denominador é o número de baixo. Com o mesmo denominador, um numerador maior significa uma fração maior. Com o mesmo numerador, um denominador menor significa uma fração maior.
Já quando duas frações tiverem o mesmo numerador, a maior é aquela que tem o menor denominador. Por exemplo, com as frações 1/4 e 1/5, você sabe que 1/4 é maior.
Podemos concluir que 3/4 é maior que 2/3. 2°) Podemos comparar frações com denominadores diferentes efetuando a divisão do numerador pelo denominador em ambas as frações. Vamos comparar 5/8 com 4/5: Efetuando a divisão de 5 por 8 obtemos o número decimal 0,625.
Exemplo: 2/3 e 7/8 o MMC é 24, então como se fosse uma adição colocamos a mesma base (o MMC) e dividimos a nova base pela antiga e o resultado multiplicamos pelo denominador. Logo - 16/24 e 21/24, então 7/8 é maior.
a) Para determinar qual fração é maior, podemos comparar seus numeradores e denominadores. No caso de 5/8 e 3/4, podemos observar que ambos têm o mesmo denominador, então podemos comparar apenas os numeradores. Como 5 é maior que 3, podemos concluir que 5/8 é maior que 3/4.
Fração Própria: é toda fração que representa uma quantidade menor que 1. Uma característica que nos permite reconhecer facilmente esse tipo de fração é que elas apresentam o numerador menor que o denominador; Fração Imprópria: é toda fração que representa uma quantidade maior que 1.
Ao comparar frações, lembre-se de que o numerador é o número de cima e que o denominador é o número de baixo. Com o mesmo denominador, um numerador maior significa uma fração maior. Com o mesmo numerador, um denominador menor significa uma fração maior.
Para fazer de forma mais rápida, seria melhor multiplicar os numeradores pelos denominadores trocados, ou seja, o 5 x 8 e o 7 x 6 e concluiríamos que como 42 > 40 e o 42 vem da fração 7/8, logo ela é a maior.
Dentre as frações 3/4 e 7/8, a maior é a fração 7/8. Para descobrir qual das frações é a maior, podemos encontrar frações equivalentes com denominadores iguais.
Vimos que a fração 2/8 é equivalente a 1/4 e que ela pode ser calculada multiplicando tanto o numerador como o denominador por 2. Dessa forma, se aplicarmos o mesmo procedimento, mas multiplicando por 3, obteremos 3/12, que pode substituir 1/4.
A fração 3/4 é maior que a fração 1/3, pois quando as comparamos com o mesmo denominador, a fração 3/4 possui um numerador maior e, com isso, um quociente maior. Para fazermos a comparação de fração, o ideal é que as frações tenham o mesmo denominador, pois: maior numerador = maior resultado = maior a fração.