A função afim é qualquer função que possua a lei de formação y = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Desse modo, uma função afim é também uma função do primeiro grau, pois não apresenta produto ou potência de variáveis.
Na prática, para verificar se um gráfico é ou não função, basta traçar retas verticais ao longo do eixo horizontal (x). Se todas as retas interceptarem a função em apenas um ponto, então é função. Se alguma das retas interceptar o gráfico em menos de um ponto ou mais de um ponto, então não é função.
Uma função afim, ou função do 1º grau, é uma das bases fundamentais da matemática, especialmente na álgebra. Ela é representada pela expressão f(x)=ax+b, onde x é a variável independente, a e b são números reais e a é diferente de zero.
A função afim, definida pela formação f(x) = ax + b ou y = ax + b, é classificada como função de primeiro grau, sendo os coeficientes a e b números reais e diferentes de zero.
A função afim é qualquer função que possua a lei de formação y = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Desse modo, uma função afim é também uma função do primeiro grau, pois não apresenta produto ou potência de variáveis.
A função afim é muito utilizada em vestibulares, porque aparece na maior parte dos gráficos e pode ser muito explorada em problemas matemáticos. Trata-se de uma função que se traduz como uma reta no plano cartesiano, por meio de uma função do primeiro grau.
eu posso estar errado mas eu acredito que o nome "função afim" vem das tais "transformações afins" que levam conjuntos conexos em conjuntos conexos (do latim affinis significa conectado com ). O primeiro a usar esse termo foi o L. Euler que foi pioneiro no estudo avançado da geometria afim.
O gráfico de uma função afim da forma f(x) = ax + b é sempre uma reta. O coeficiente “a” é o chamado de coeficiente angular e o coeficiente “b” é chamado de coeficiente linear.
Para determinar o ponto em que o gráfico de uma função afim de lei f(x) = ax + b intercepta o eixo y, fazemos x = 0. Ou seja, para x = 0, y = b. Assim, o par ordenado (0,b) é o ponto de intersecção do gráfico com o eixo das ordenadas.
A função determina uma relação entre os elementos de dois conjuntos. Podemos defini-la utilizando uma lei de formação, em que, para cada valor de x, temos um valor de f(x). Chamamos x de domínio e f(x) ou y de imagem da função. Assim sendo, cada elemento do conjunto x é levado a um único elemento do conjunto y.
Função é uma relação de um conjunto não vazio em outro conjunto também não vazio, em que cada elemento do primeiro conjunto relaciona-se com um único elemento do outro. As representações mais comuns das funções ocorrem no plano cartesiano. Estabelecemos uma função quando relacionamos uma ou mais grandezas.
Não pode ser uma função se entra com um valor e dois valores diferentes são retornados. Dá pra ver aqui. Um teste fácil é verificar que você tem dois pontos nessa relação para um valor. Então, não pode ser uma função.
Quando uma função pode ser chamada de função afim?
Para entender o que é função do primeiro grau, deve-se saber que é aquela escrita na forma y = ax + b, em que a e b são reais e a é diferente de zero. Na qual, a e b pertencem ao conjunto dos números reais, e a é diferente de zero. Esse tipo de função também é chamada de função afim.
Como determinar o zero da função afim, o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico – e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. O cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.
Quando há uma função afim, isto é, uma função do 1º grau com lei de formação do tipo f(x) = ax + b, sendo o valor de b = 0, a função recebe um nome especial: função linear. Logo, definimos como linear a função do 1º grau em que a lei de formação é f(x) = ax, sendo a um número real qualquer, diferente de 0.
O gráfico de uma função é o conjunto de pares ordenados (x, y) que tenham x pertencente ao domínio da função f e y = f(x). Para saber se um gráfico representa uma função é preciso verificar se cada elemento do domínio existe apenas um único correspondente no contradomínio.
A função de primeiro grau ou função afim é uma norma matemática que relaciona as variáveis de uma equação, ou seja, a dependência de um elemento em relação ao outro. Por isso, a função de primeiro grau é utilizada para definir a relação entre as variáveis x e y.
Para resolver uma Função Afim, basta saber a sua lei de formação, substituir os valores dados e encontrar os que faltam da mesma forma com que se resolve uma Equação de 1° Grau.
Pela definição de função afim, temos que ela é determinada pela seguinte expressão f(x)=ax+b, ou seja, para determinar tal função, basta encontrarmos os coeficientes a, b.
desenvolveu a partir de 1814 a teoria de funções de uma variável complexa e também desenvolveu uma definição mais satisfatória de função contínua. De acordo com a autora existia uma similaridade entre os trabalhos de Cauchy e Bolzano (1781- 1848).
Por outras palavras, zero de uma função é todo o valor de x, pertencente ao domínio dessa função, tal que = 0. Graficamente, o zero de uma função é todo o valor das abcissas dos pontos de interseção do gráfico de com o eixo Ox.