Entre os principais sinais de desgaste das pastilhas estão os ruídos agudos. Se houver desgaste, o barulho anormal irá surgir no momento em que o sistema de freio for acionado. Isso significa que as pastilhas não estão operando corretamente e uma visita ao mecânico será necessária.
Desgaste visual: inspeção visual das pastilhas através das rodas pode revelar o nível de desgaste. Se as pastilhas estiverem muito finas, é hora de substituí-las; Luz do freio acesa: em alguns veículos, a luz do freio no painel pode indicar desgaste excessivo nas pastilhas ou problemas no sistema de freio.
Como saber se já está na hora de trocar a pastilha de freio?
Quando o nível do fluído de freio começa a baixar progressivamente é preciso verificar o que está ocorrendo. Se não houver vazamentos é provável que a pastilha de freio esteja desgastada. Então, completar o nível do fluído de freio sem avaliar as pastilhas, não é aconselhável.
Quais sintomas indicam que as pastilhas estão desgastadas?
Frenagem barulhenta. Se você pisar no pedal do freio e ouvir sons estridentes, isso pode significar que você está trafegando com pastilhas de freio ruins. ...
Acionamento do pedal com padrão fora do normal. ...
Assim como grande parte dos componentes de um veículo, as pastilhas também possuem uma vida útil. Segundo especialistas, as pastilhas de freio duram entre 30 mil e 40 mil quilômetros rodados.
Nesse caso a solução é substituir o elemento com desgaste. Porém, a causa pode ser mais complicada: pode se tratar de vazamentos no cilindro mestre, nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça de freio ou no cilindro de roda.
Sim, é extremamente perigoso andar com a pastilha de freio gasta, pois quando as pastilhas estão desgastadas, sua capacidade de realizar frenagens precisas é significativamente comprometida, o que pode levar a uma série de riscos.
É o sexto ano consecutivo que a COBREQ é avaliada como categoria Ouro – a Melhor Marca de Pastilhas de Freio – na premiação, um reconhecimento para a empresa que trabalha no desenvolvimento de tecnologias com foco na segurança.
Ruídos estranhos ao frear: ruídos agudos, rangidos ou chiados ao frear podem ser sinais de desgaste nos discos de freio. Isso pode ser causado pelo contato irregular das pastilhas de freio com os discos desgastados.
O que acontece quando a pastilha de freio está ruim?
Quando desgastadas, elas podem aumentar a distância de parada, tornar o freio menos eficiente e afetar a capacidade de controlar o veículo durante uma frenagem. Além disso, pastilhas de freio podem danificar outro componente fundamental do sistema de frenagem: o disco de freio.
A substituição de pastilhas de freio é uma operação comum em oficinas mecânicas. No entanto, o custo varia bastante. Podemos dizer que o custo das pastilhas em si varia de R$ 50 a R$ 300, enquanto a mão de obra estaria custando entre R$ 100 e R$ 200.
Tal ruído pode ser um sinal claro de que um sistema de freio está com algum problema e precisa de uma manutenção urgente. Na maioria dos casos, o barulho é provocado pelo desgaste acentuado das pastilhas, que no final da vida útil acabam tocando nos discos e emitindo um chiado.
Ao utilizar os freios em descidas você causa superaquecimento no sistema de freios, tanto na pastilha quanto no disco. Isso faz com que o desgaste nas peças seja alto. Assim, sempre que estiver descendo uma ladeira, lembre-se de utilizar o freio do motor com o carro engrenado.
Quilometragem alta. Pode ser que as pastilhas do seu carro não tenham apresentado nenhum dos sinais já citados acima, só que, mesmo assim, elas devem ser trocadas. O ideal é que a substituição das peças seja feita a cada 20 mil km rodados.
De maneira geral, o sistema de freios como um todo deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros percorridos. No entanto, o disco de freio provavelmente atinge o final de vida útil próximo aos 40 mil quilômetros.
Ruídos metálicos: um modo bem simples de descobrir o desgaste da pastilha de freio, é quando as rodas dianteiras passam a fazer um ruído metálico. Isso acontece porque as pastilhas têm um indicador de desgaste que ao tocar no disco, emite um ruído metálico.
Onde encontrar pastilhas originais? A COBREQ é uma das marcas do grupo TMD Friction e atende o mercado de pastilhas originais no Brasil e em todos os continentes nos quais atua para vários padrões de veículos.
O conjunto pastilha e disco de cerâmica tem durabilidade e resistência muito maiores que as metálicas. Pastilhas de cerâmica tornam a frenagem muito mais silenciosa. Suportam altíssimas temperaturas sem deformidades.
Como saber se está na hora de trocar as pastilhas de freio?
Entre os principais sinais de desgaste das pastilhas estão os ruídos agudos. Se houver desgaste, o barulho anormal irá surgir no momento em que o sistema de freio for acionado. Isso significa que as pastilhas não estão operando corretamente e uma visita ao mecânico será necessária.
Normalmente, a indicação das montadoras é para que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km. Especialistas em freios, por sua vez, orientam que o condutor faça a substituição da pastilha entre 30.000 e 40.000 km rodados. Depois desse período, o desgaste nas frenagens se torna inevitável.
Quantos mil quilômetros aguenta uma pastilha de freio?
O recomendado pelas montadoras é que a revisão preventiva seja feita a cada 5.000 km, já os especialistas em freios orientam a substituição entre 30.000 e 40.000 km rodados, depois desse período o desgaste é inevitável!
Algumas situações são normais para as pastilhas de freio assobiarem quando novas. Isso inclui os seguintes casos: 1. Umidade: Umidade da chuva, barro, ou do ambiente se acumulam em suas pastilhas e rotores – duas partes que tocam quando você empurra para baixo no pedal do freio.
Quando o pedal do freio está muito duro, pode ser que haja falhas no disco ou no fluido do freio. Já quando o pedal do freio está suave demais, indo até o assoalho quando acionado, a falha pode estar nas pastilhas do freio ou no cilindro mestre.
Quando ocorrer o afundamento do pedal de freio além da metade da distância entre a sua posição normal e o chão do veículo, você deve, primeiramente, verificar o nível de fluido de freio no reservatório. Se o nível estiver correto, você deve. Providenciar uma revisão do sistema de freios, por técnico especializado.