As aftas geralmente ocorrem em áreas moles dentro da boca. Embora as lesões do herpes também possam aparecer na língua, garganta ou gengivas, elas tendem a se formar na boca ou ao redor dela. O vírus do herpes simplex é o causador do herpes labial.
A afta labial aparece em pequenos círculos brancos ou amarelos rodeados por uma borda vermelha. O herpes labial, por sua vez, costuma surgir nos lábios ou ao redor deles. Geralmente se parece com como bolha nos lábios, que após alguns dias estoura, drena o líquido e forma uma crosta.
Esses são sintomas clássicos da gonorreia bucal, já que a formação de úlcera na boca, feridas ou lesões, pode causar dor na região. A intensidade da dor varia de pessoa para pessoa, mas é inevitável que a boca e a garganta sejam bem afetadas.
A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.
AFTA: PRINCIPAIS CAUSAS E TRATAMENTOS (com Dra. Mylene Fakhouri)
Como saber se afta ou HPV?
Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.
Aftas tendem a se formar dentro da boca. Já o herpes labial resulta de uma infecção viral e é mais comum na boca ou ao redor dela. As aftas são lesões redondas ou ovais dolorosas que se formam em tecidos moles dentro da boca. Tecidos como na língua ou nos lados internos dos lábios, ou bochechas.
Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.
As manifestações orais da sífilis podem se apresentar como placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nódulos, manchas e erosão(2,3). Pode-se notar a presença de condilomas lata, ulcerações em forma de caracol, máculas papulares vermelhas e pápulas fendidas(1,2,3).
Na sífilis primária pode ocorrer o surgimento de uma úlcera única no local de entrada da bactéria, o cancro duro, geralmente no pênis, vagina, colo do útero, ânus, boca ou outros locais de contato. Essa lesão não dói, não coça, não arde e não tem pus. Podem surgir também caroços na virilha.
Entre os tipos de DSTs na boca os mais comuns são o herpes, clamídia, gonorreia e sífilis. Tenha em mente que também é possível contrair doenças como a Hepatite A, B e C, assim como outras infecções gastrointestinais.
Sintomas: Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha. DST prováveis: Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo.
Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta. Corrimento esbranquiçado ou amarelo. Normalmente, uma DST oral não manifesta nenhum sintoma perceptível, de acordo com o Brown University's Student Health Services.
Primeiro vem uma ferida 'inocente' na região genital masculina ou feminina, geralmente mais aparente no pênis do que na vagina. Às vezes, também pode aparecer na boca ou no ânus. “É apenas uma ferida, vai sarar logo”, e é ignorada. De fato, a ferida pode sumir, mas vai reaparecer, em poucos ou muitos anos.
A sífilis oral é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum que pode penetrar na mucosa da boca ou dos lábios através de uma pequena abertura, corte ou lesão.
A sífilis não cura sozinha, não existindo uma cura espontânea dessa infecção. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.
Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.
Sífilis. Sim, a sífilis, que é uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), pode ser transmitida pelo beijo se a outra pessoa estiver contaminada e com alguma ferida na boca! Entretanto, a forma mais comum de contágio é sexual.
Os sintomas mais comuns incluem: feridas brancas, vermelhas ou da mesma cor da pele (podem ser planas ou elevadas e únicas ou múltiplas); na língua, o HPV causar lesões ou pequenas verrugas brancas, semelhantes a aftas.
As aftas em si são benignas e não oferecem perigo. Porém, elas podem ser um indicativo de outros problemas de saúde e até de doenças graves. A duração normal é de 3 semanas no máximo, e a afta deve desaparecer naturalmente.
A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.