9 - Contra filé Também conhecido como filé do lombo, fica localizado ao lado do filé mignon. É uma carne nobre, macia, com a parte interna magra e a parte externa contém uma espessa camada de gordura.
Capa de filé: outra carne nervosa, de “segunda”, que pede muito tempo de cozimento. Contrafilé: também conhecido por filé do lombo. Muito macio, é magro mas sua parte externa tem uma grossa camada de gordura.
Extraído da parte traseira do bovino, próxima ao lombo, o contrafilé é conhecido por sua suculência, sabor intenso e maciez excepcional. A carne do contrafilé apresenta uma quantidade equilibrada de gordura entremeada nas fibras musculares, o que lhe confere uma textura marmorizada, deixando-a mais tenra e saborosa.
Textura: a superficie da carne deve ser fina, untosa e macia, porém firme conforme o corte da carne. Cor: a cor da carne deve ser caracteristica do corte escolhido: – Gordura: a cor da gordura deve ser creme, sem presença de pontos ou partes escuras/acinzentadas/esverdeadas.
Contrafilé e Entrecot são cortes semelhantes, pois um é a continuação do outro. Ambos estão no quarto traseiro do boi e, normalmente, são trabalhados de maneira parecida. O Contrafilé também é conhecido como Bife de Chorizo, tradicional nas parrillas argentinas e uruguaias.
A alcatra é mais macia, sua textura é ótima e fica boa em qualquer churrasqueira, na maior parte dos pontos de carne. Mas o contrafilé é mais suculento, sua gordura é muitas vezes apontada como a melhor parte de todas as carnes.
Outro corte bom para ser utilizado em estrogonofes é o patinho. Carne magra, macia, com pouca gordura e de fácil manuseio, é um corte mais barato que pode substituir facilmente o filé mignon da receita.
Também conhecido como filé do lombo, fica localizado ao lado do filé mignon. É uma carne nobre, macia, com a parte interna magra e a parte externa contém uma espessa camada de gordura.
Porque o contra filé é duro? O erro é ter deixado muito tempo na frigideira. O churrasqueiro explica que a carne fica dura porque ela perdeu o líquido, que traz a suculência para o contra-filé. 'Ela perde o líquido conforme ganha temperatura.
Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.
Contrafilé É o corte constituído das massas musculares compreendidas entre o acém e a alcatra, após a retirada do filé-mignon e capa-de-filé. Termo utilizado: Filé
Para escolher o corte de contrafilé, assim como os demais cortes de carnes bovinas, é importante observar primeiramente a coloração. A carne deve estar avermelhada, o que demonstra que a carne está fresca. Se a cor estiver mais amarronzada, talvez a validade da carne já tenha passado e é melhor não consumi-la.
Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.
A capa de filé é um corte de carne com grande quantidade de nervos e textura desigual, localizado sobre a ponta do contrafilé. Muito utilizada em assados, ensopados e refogados, ela também é uma ótima opção para grelhar e fritar.
Outro item que também te ajuda muito a amaciar a carne é o bicarbonato de sódio. Despeje um pouco na peça que irá para a churrasqueira e deixe descansando por aproximadamente 2 horas. Depois do tempo de descanso lave a carne brevemente em água corrente para tirar o excesso de bicarbonato.
Nenhuma carne crua deve ser lavada. Só os pescados, no momento em que você vai filetar a carne, ou lavar o peixe na hora que você pescou. Então vai limpar o peixe, tirar a barrigada, tirar as escamas, você pode usar água.
Quando a carne está estragada, sua textura fica viscosa. Observe com atenção se estiver pegajosa, com uma consistência diferente, como se tivesse uma camada espessa em sua superfície. Isso é porque as bactérias já estão agindo no processo de decomposição e isso vale para todos os tipos de carne.
A alcatra é conhecida por ser um corte mais suave e macio, com menos gordura intramuscular do que o contrafilé. Já o contrafilé é mais saboroso e apresenta uma textura mais firme. Ambas as carnes são ideais para churrasco, mas a escolha vai depender do gosto pessoal de quem está preparando e dos convidados.
A alcatra é um dos cortes mais estimados e versáteis que existe no boi. Ela tem fibras macias e é considerado uma carne com muito sabor. Medindo, aproximadamente, 80 cm, localiza-se na parte traseira do boi e dá origem a diversos subcortes, como o miolo da alcatra, baby beef, picanha e maminha.
O filé mignon é uma carne que está localizada na parte superior traseira do boi. Estamos falando de uma região em que os músculos do bovino pouco se movimentam. Logo, a carne ganha maciez em suas fibras, que ficam completamente livres de nervos.
Para um bife na frigideira que seja barato e saboroso, o patinho é uma ótima opção. Ele é um corte magro e pode ser preparado rapidamente, ficando suculento e saboroso com o tempero adequado.
Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes. Filé Mignon: uma carne nobre e macia, que rende o preparo de bifes com cortes realizados na parte mais fina do filé.
Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.