Segundo a infectologista, Melissa Falcão, a melhor forma de diferenciar a gripe da dengue é analisar a presença de sintomas respiratórios. “Se o paciente tem febre, dor ao redor dos olhos e tem junto coriza, nariz entupido, nariz escorrendo, começa tossindo se trata de Influenza ou covid.
A diferença é que a virose vem acompanhada de problemas respiratórios que a dengue não tem, como tosse, expectoração e secreção. Em ambos os casos é necessário procurar um médico. É imprescindível a realização de exames, para identificar e tratar a doença.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
4. Virose ou dengue? A virose pode ser definida como toda e qualquer doença provocada por vírus, no entanto, diferentemente da dengue, os seus sintomas são mais leves e a infecção consegue ser combatida facilmente pelo organismo.
Por causar sintomas semelhantes a infecções respiratórias, a dengue pode ser confundida com doenças como gripe e covid-19. Todas podem causar dor no corpo, fadiga, febre e dor de cabeça, no entanto, cada uma delas possui outras manifestações mais específicas.
Maioria dos infectados tem sintomas básicos, mas alguns podem desenvolver manifestações mais graves que indicam necessidade de atendimento médico. Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, vermelhidão na pele e fadiga.
Os sintomas clássicos da enfermidade já são conhecidos: febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, diarreia, dor de cabeça ou ao redor dos olhos e dores musculares e nas articulações.
Para diferenciar, normalmente, há o aparecimento de quadro inflamatório da garganta, evoluindo para tosse seca, seguida de espirros, coriza, mal-estar, febre, bem como fraqueza. É possível ainda identificar diminuição do olfato e paladar.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti contém 4 fases: Adultos, Ovos, Larvas e Pupas. Quando infectado, o adulto pode transmitir os vírus da Dengue, Chikungunya e Zika durante a vida toda.
O exame consiste em fazer o desenho de um quadrado no antebraço do paciente. Daí, a pressão arterial é verificada e o aparelho continua apertando o braço até que seja possível verificar a existência de pontinhos vermelhos dentro do quadrado.
Fazer o teste de Dengue em uma das unidades da Drogaria São Paulo espalhadas por todo o Brasil é bem fácil. Orienta-se fazer o seu agendamento online e ir até a unidade agendada ou se preferir entre em contato com a loja de preferência e consulte disponibilidade.
sintomas graves de dor abdominal: a dor abdominal é intensa e pode ser um sinal de hemorragia interna. vômitos persistentes ou com sangue: esses são dois sintomas preocupantes sobre a doença. sangramentos sob a pele: podem se manifestar como manchas roxas na pele.
sangue, a dipirona e o paracetamol atuam especificamente na regulação da temperatura corporal e do alívio da dor, manifestações comuns da infecção por dengue. Por isso, são os remédios mais recomendados para o tratamento dos sintomas.
“É muito raro uma pessoa ter dengue sem febre. As vezes é uma febre baixa, um calafrio, e a pessoa não sente. Ela mede a temperatura e acha que é outro problema. É raro, mas pode acontecer de a pessoa ter dengue sem febre”, explica Rivaldo.
04/05/2024 – Butantan: confira a diferença entre os sintomas da dengue e da gripe. Em algum momento, os sintomas da dengue e da gripe podem ser os mesmos: dor de cabeça, dores pelo corpo e nas juntas, febre e mal-estar.
Os principais agentes causadores desse tipo de virose são o rotavírus, o adenovírus e o norovírus – conhecidos por atacar justamente o sistema gastrointestinal uma vez que infectem o organismo.
A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.
Outros sinais, assim como acontece nos adultos, são: febre alta, manchas vermelhas na pele, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça ou atrás dos olhos, além de recusa de alimentos e bebidas, o que pode agravar a desidratação.
5- Em caso de confirmação de dengue, quais medicamentos devem ser evitados? No tratamento da dengue clássica devem ser evitados os anti-inflamatórios não esteroidais (ibuprofeno, diclofenaco, ácido acetilsalicílico, ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato) e os corticoides.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. É útil para saber se o paciente já teve dengue no passado.
Vômito, náusea, diarreia e manchas no corpo também podem ser identificadas em alguns pacientes. Há ainda casos assintomáticos ou com a presença de apenas um sintoma. Tanto a dengue clássica quanto a grave têm os mesmos sintomas nos primeiros dias.
Você pode sentir muito frio, e ao medir a temperatura, ela fica entre 38,5º e 39º. Geralmente, a febre é o primeiro sintoma, seguido por outros como dor de cabeça, cansaço, dores musculares e atrás dos olhos, náuseas e vômitos também podem estar presentes.