Como diferenciar fascite plantar de esporão?
Basicamente, enquanto a fascite plantar inflama o tecido fibroso (fascite), o esporão é um crescimento do osso que causa protuberância óssea no osso calcâneo. Como esse crescimento acontece próximo à fáscia, muitos confundem os dois problemas.Onde dói quem tem fascite plantar?
A fascite plantar é uma dor nas solas dos pés que pode causar muito sofrimento. Não é incomum que as pessoas que sofrem de fascite plantar também possam ter problemas emocionais. A dor nas solas dos pés pode ser muito incapacitante e isso pode levar à depressão, ansiedade e estresse.O que pode ser confundido com fascite plantar?
Algumas outras lesões ou doenças podem se confundir com a fascite plantar como o esporão de calcâneo, fratura por stress, tendinites, síndrome do túnel do tarso, tumores, doença de Sever ou dor referida da coluna.Quais os primeiros sintomas de esporão no pé?
Sintomas de esporão no calcanhar
- Dor crônica no calcanhar;
- Dor aguda em forma de pontada ou facada no calcanhar;
- Dor que piora ao caminhar, correr ou saltar, desaparecendo após algum tempo em movimento;
- Dor ao se levantar pela manhã ou após ficar muito tempo sentado;
- Vermelhidão ou inchaço no calcanhar;
FASCITE PLANTAR E ESPORÃO DO CALCÂNEO | APRENDA AS CAUSAS E COMO SABER SE EU TENHO?
Como fica o pé com esporão inflamado?
Pode ser uma dor aguda, latejante ou em queimação na parte inferior do calcanhar, especialmente ao dar os primeiros passos pela manhã ou após longos períodos de inatividade. A dor pode diminuir à medida que a pessoa se movimenta, mas piorar novamente após atividade física prolongada.Quais são as partes do pé que o esporão dói?
Esporão de calcâneo plantar: É o tipo mais comum, ocorrendo na parte inferior do osso do calcanhar, onde os músculos e ligamentos do pé se conectam. Esporão de calcâneo dorsal: Este tipo ocorre na parte de trás do calcâneo, afetando o tendão de Aquiles.O que é bom para desinflamar a fascite plantar?
Assim, o gelo fará a vasoconstrição da região dolorosa, ou seja, diminuirá o afluxo sanguíneo e o inchaço, diminuindo também a inflamação local. Além disso, o alongamento pode ser uma ótima maneira de exercitar a região do pé, para prevenir futuros quadros de fascite plantar.Qual exame detecta a fascite plantar?
O médico pode fazer o diagnóstico de fascite plantar após o exame dos pés. O diagnóstico é confirmado se a pessoa apresentar sensibilidade ao toque onde a fáscia plantar penetra o osso do calcanhar. Uma radiografia pode mostrar um esporão do calcâneo saliente na extremidade inferior frontal do osso do calcanhar.Quanto tempo dura uma crise de fascite plantar?
A fascite plantar é uma doença que evolui favoravelmente na maioria dos casos. Cerca de 90% dos doentes melhoram significativamente nos primeiros dois meses de tratamento. No entanto, pode demorar algum tempo até aos sintomas desaparecerem de forma definitiva, em alguns casos até um ano.O que faz piorar a fascite plantar?
Geralmente, a fascite plantar é causada pelo estresse excessivo e sobrecarga na fáscia plantar, o que resulta em microlesões e por consequência causa inflamação. Essa condição ocorre especialmente quando há aumentos repentinos de distância ou intensidade em treinos de impacto, como a corrida.O que não pode fazer quem tem fascite plantar?
Subir escadas, fazer atividades de impacto e permanecer muito tempo em pé pode prejudicar o quadro. Além da dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade de flexionar a ponta do pé em direção à canela também podem estar presentes.Qual a pomada anti-inflamatória para fascite plantar?
FLEXIVE É UM MEDICAMENTO.Como fica o pé de quem tem fascite plantar?
Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região. A doença geralmente causa dor na sola do pé, desconforto ao caminhar ou correr e sensação de sensibilidade, principalmente na primeira pisada do dia.Quem tem fascite pode andar descalço?
Ficar descalço enquanto estiver em casaEm alguns casos, onde a lesão ainda está muito aguda, a falta de algo na sola do pé pode piorar a dor, então ainda não seria o momento de ficar descalço. Mas caso essa prática não cause desconforto, ela será um auxílio para a recuperação da lesão.