Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais.
Ele é possível pois o ouro é um metal não-magnético, ou seja, não é atraído por ímãs. Por isso, ao aproximar o ímã de uma peça, você deve notar se há algum tipo de atração entre eles. Caso isso ocorra, infelizmente, sua joia não é feita de ouro, ou leva outros metais (magnéticos) na composição.
Se apenas aquecer, mas não escurecer ou queimar, significa que é realmente ouro. No entanto, se começar a derreter ou mudar de cor, provavelmente se trata de um item banhado ou folheado a ouro.
O gelo pode ajudar a identificar ouro autêntico devido à sua densidade. O ouro é um metal denso, então, quando uma joia é colocada em gelo, ela deve esfriar rapidamente e permanecer fria por mais tempo do que uma joia de metal menos denso. Isso pode ajudar a indicar se a joia é de ouro autêntico.
O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga. E a cor da joia é definida pela seleção da composição destes 25%.
Ouro, prata e cobre não são materiais magnéticos, ou seja, que são atraídos por um imã – ferro, aço, níquel e cobalto sim. Então, para saber se é ouro de verdade ou apenas uma peça banhada a ouro, basta usar um imã grosso próximo da joia. Se houver atração, é possível que realmente não seja ouro verdadeiro.
Teste do imã: o teste mais famoso é o do imã. O ouro é um metal não-magnético, não se atraindo por ímãs, assim, quando a peça é aproximada do ímã e ocorre algum tipo de atração, quer dizer que sua joia não é feita de ouro ou pode ser que possui outros metais. Para esse teste, o imã utilizado precisa ser mais forte.
Se você não tiver uma pedra de toque, pode usar uma lixa d'água fina. Após riscar a pedra, aplique uma gota do líquido de teste sobre o risco. O ácido no líquido de teste reagirá imediatamente com o material na pedra. - Se o risco não desaparecer, a joia é de ouro!
Outro produto simples e que todo mundo tem em casa é o creme dental. Com uma escova de dentes macia, faça movimentos leves para esfregar a pasta na corrente de ouro e limpar os elos. Deixe-a com o produto por cerca de 5 minutos, enquanto você escova os dentes é suficiente.
O teste da mordida, como o próprio nome já diz, consiste em você morder o ouro e observar as marcas que são deixadas na peça pelos seus dentes. Morda o ouro com uma força razoável, observe como o material irá reagir após isso.
5 Mistura de cloro com vinagre – Há muitos vídeos disponíveis com este teste, a simples imersão da peça nesta mistura irá provocar uma reação do cloro com metais não nobres como o cobre. Quase que imediatamente a peça sofrerá ataque e ficará manchada ou preta. Já peças de ouro não são atacadas.
Todo ouro é naturalmente amarelo quando extraído de forma pura. Não existe na natureza nenhuma outra cor de ouro além do amarelo. O ouro puro ou também chamado de ouro 24k é retirado das minas e pode ser usado na fabricação de joias, porém são muito maleáveis podendo deformar e arranhar facilmente.
Uma semijoia verdadeira tem uma cor uniforme e brilhante, o que é um bom sinal de que ela tem várias camadas de metal precioso. Já se a cor estiver meio apagadinha ou irregular, pode ser que ela tenha só uma camada fininha e isso não é tão legal assim, porque pode afetar a qualidade da peça.
Sabe o porquê de ela escurecer? Não é pela qualidade, não! Esse é um processo natural, que chamamos de oxidação. Isso pode acontecer, principalmente, com joias ou acessórios antigos, por absorverem a umidade do ar – ou quando são expostos à água – o que causa uma corrosão da superfície, resultando nessa cor escura.
O ouro bruto é encontrado somente em uma tonalidade de cor: amarelo, igual uma gema de ovo. Porém, outras tonalidades de ouro são fabricadas e, por isso, encontramos no mercado das joias uma infinidade de opções.
Testar todos os metais parecidos com ouro para verificar a sua autenticidade. Você deve riscar o metal na pedra e em seguida aplicar o ácido, observe por 20 segundos, se o riscado permanecer intacto, está confirmado! É Ouro 18k.
Água de Toque e Um Teste Para Metais Como Ouro, Assim com Uso da Pedra de Toque Ao Riscar o Metal em Seguida Aplicando o Liquido Conseguimos Verificar a Sua Autenticidade. Se Apagar Um Pouco, Significa Que É Ouro Baixo Como 16k, 14k ou 12k e Se Apagar Tudo e Porque Não e Ouro.
Misture o OE (óleo essencial) com o vinagre em uma tigela pequena. Adicione joias e deixe de molho por aprox. 5 minutos. Se necessário, limpe com uma escova de dentes com cerdas macias para desmanchar a sujeira e gordura acumuladas.
De acordo com a maioria dos padrões internacionais, tudo que tem menos de 41,7% ou 10k (dez quilates) de ouro é considerado falso.... Uma das maneiras mais simples de identificar ouro falso é utilizando um ímã. O ouro verdadeiro não é magnético, então se o objeto for atraído pelo ímã, é provável que seja falso.
Se ficar verde, significa que a jóia é apenas banhada a ouro. Se ficar esbranquiçado e leitoso significa que é prata folheado com ouro. Se não houver nenhuma mudança na cor, provavelmente significa que a jóia é realmente de ouro.
Embora o ouro 24k seja considerado o mais puro, em termos de utilidade, o ouro 18k é uma opção melhor do que o ouro 24k. Isso se deve ao fato de que o ouro puro é mais macio e menos resistente do que o ouro com uma mistura de outros metais, o que pode levar a danos ou deformações na peça com mais facilidade.
Joia banhada ou folheada? A joia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho.
Qual a diferença de aliança de ouro e banhada a ouro?
Em linhas gerais, dizer que uma joia é banhada a ouro significa que esta está revestida por uma fina folha de ouro entre 0,1 e 0,3 mícrones. Por outro lado, uma joia revestida a ouro inclui uma camada de ouro, habitualmente de 3 mícrones, mas pode chegar a 10 mícrones.