Se o seu exame Anti-HBs for positivo, significa que você está protegido contra a hepatite B. No entanto, é importante conversar com seu médico para entender o resultado e discutir medidas preventivas adicionais, se necessário.
Qual exame deve ser realizado para saber se você está imunizado contra a hepatite B?
O exame conhecido como anti-HBs é feito para identificar se o indivíduo tem ou não anticorpos contra a hepatite B, uma doença infecciosa do fígado que pode ser aguda, evoluindo para cura espontânea; ou crônica, exigindo um tratamento mais prolongado e, por vezes, pela vida toda.
Como saber se preciso tomar vacina contra hepatite B?
Quem deve tomar a vacina hepatite B? A vacina hepatite B é indicada para todas as idades. Ela deve ser aplicada, idealmente, no intervalo de 12 a 24 horas após o nascimento. É importante que a vacina seja administrada nesse período especialmente para evitar a hepatite B crônica e o câncer de fígado.
Anti-hbs entre 10 mUI/ mL e 100 mUI/ mL - indeterminado ou satisfatório para vacinação. Essa concentração pode indicar que a pessoa foi vacinada contra o vírus da hepatite B ou que está em tratamento, não sendo possível determinar se houve cura da hepatite B.
O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade “titulado” e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B.
É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves, antecipar a dose de reforço para 5 anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 dias.
Quantas vezes na vida precisa tomar vacina de hepatite B?
A vacina BCG (contra tuberculose) e a da rubéola, apenas uma vez na vida. Já contra hepatite B, a aplicação é em três doses - com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose, e seis meses entre a segunda e a terceira.
Em pessoas a partir dos 7 (sete) anos de idade, sem comprovação vacinal, deve-se administrar 3 (três) doses da vacina hepatite B (recombinante) com intervalo de 30 dias, entre a primeira e a segunda dose e de 6 (seis) meses, entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses).
A presença do anti-HBc indica infecção pelo vírus B, atual ou prévia. Anticorpo IgM contra o “core” (núcleo) do vírus da Hepatite B (anti-HBc IgM): Positividade indica infecção recente pelo vírus B (≤6 meses). Sua presença indica infecção aguda ou flare.
O único marcador que se tem é o anti-Hbc. Isso se chama infecção oculta pelo vírus B. Por isso, para todo anti-hbc com anti-HbsAg negativo deve-se dosar a carga viral, para verificar se há infecção.
A hepatite crônica ocorre quando o nosso sistema imune não consegue eliminar o HBV até um prazo de 6 meses. Esses pacientes permanecem indefinidamente com o vírus no organismo, que permanece ativo, destruindo lentamente o fígado. A hepatite B crônica costuma permanecer assintomática por muitos anos.
Quanto tempo dura a imunidade da vacina hepatite B?
Por quantos anos vale a vacina hepatite B? Estudos realizados mostram que mesmo após 30 anos da vacinação as pessoas sadias vacinadas com a vacina hepatite B mantêm-se protegidas contra esse vírus.
Quem já tomou vacina contra hepatite B pode tomar de novo?
Quem já completou o esquema vacinal da vacina hepatite B e realizou o exame anti-HBs, de um a três meses após a última dose, mostrando que ficou imunizada, não é necessário tomar a vacina de novo.
Quem já tomou vacina contra hepatite B pode pegar a doença?
Só quem teve hepatite B pode desenvolver hepatite D. Também não existe vacina para ela, mas se você está vacinada contra a hepatite B, você não tem risco de pegar a D. A hepatite E é parecida com a A.
A imunidade conferida pela vacina contra a hepatite B é duradoura, não se recomendando reforços após o esquema de vacinação para indivíduos sadios. Já indivíduos com alguma condição de imunossupressão por doença ou medicação podem precisar repetir a vacina de acordo com a orientação médica.
Quantas vezes é necessário tomar a vacina da hepatite B?
A vacinação contra a hepatite B é universal, ou seja, está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde, sem restrição de idade. A imunização é realizada em três doses, com intervalo recomendado de um mês entre a primeira e a segunda e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) demonstraram que a aplicação de três doses ou mais da vacina contra covid-19 produzem aumento das respostas imunes e reduzem a suscetibilidade à variante Ômicron.
Deve-se revacinar paciente contra hepatite B quando o resultado do anti-HBs for inferior a 10 UI/mL? Se sorologia tiver sido coletada entre 30 a 60 dias após a última dose do esquema vacinal e o resultado for negativo (menor que 10 […]
Deve ser realizado de 30 a 60 dias após a última dose do esquema vacinal. No caso de resultado sorológico <10 UI/ml, realizar uma nova dose (dose teste) e repetir a sorologia. Se permanecer com resultado negativo (<10 UI/ml), completar o esquema vacinal (2 doses).
A hepatite B não tem cura por ser um vírus de DNA, no qual um pedacinho do genoma do agente invasor se aloja nas células hepáticas. Mas é possível conviver com o vírus de forma tranquila na maioria dos casos, já que o organismo neutraliza o agente invasor e há medicamentos efetivos no controle da doença.