Se o endereço IP da WAN do seu router estiver no intervalo de 100.64.0.0/10, é muito provável que esteja atrás do CGNAT. Como mencionado anteriormente, este intervalo de endereços IP está reservado para utilização do CGNAT. Para verificar a sua WAN, inicie sessão na interface do seu router doméstico.
Para saber se você está em uma rede CGNAT precisamos identificar o IP externo do roteador. B) Usando o software Advanced IP Scanner para encontrar o roteador e seu endereço na rede. Procure na lista o nome da marca do roteador e use os dados exibidos na coluna IP.
A única forma de sair do CGNAT é usando IPv6. Não há CGNAT no IPv6. O "IPv4 público dinâmico não oneroso (fallback)" não existe mais porque acabaram os endereços IPv4.
Por exemplo se projetado o CGNAT para operar com a range de 500 portas logicas TCP e 500 portas UDP por cliente, neste caso cada IP válido/público permitirá 129 assinantes (64511 portas lógicas disponíveis, dividido por 500).
Para determinar quantos endereços IP NAT cada sub-rede NAT particular pode fornecer, use a seguinte fórmula: 2(32-PREFIX_LENGTH) - 4 , em que PREFIX_LENGTH está o comprimento da máscara do IPv4 primário da sub-rede NAT do intervalo de endereços IP.
Depois de atualizar o firmware do seu roteador, verifique seu tipo de NAT novamente (Perfil e sistema > Configurações > Geral > Configurações de rede > Testar tipo de NAT). Se você não receber nenhum erro e o tipo de NAT for Aberta, tudo pronto!
CGNAT, também conhecido como NAT de grande escala, é um protocolo a nível de a nível de provedor. Por meio dele, o ISP é capaz de atribuir um mesmo endereço de IP para diferentes usuários ao mesmo tempo a partir de um rodízio de portas de acesso.
Enquanto no NAT várias pessoas da mesma residência ou empresa recebem o mesmo IP público, no CGNAT várias residências e empresas recebem o mesmo IP público para dividir entre as pessoas que acessam a internet. O problema com o CGNAT (e também o NAT) é que ele quebra o princípio de rede de ponta a ponta.
IPv4 é a abreviatura de Internet Protocol version 4, e é a versão de IP mais amplamente utilizada. A versão 4 do protocolo de internet é representada por um sistema numérico de 32-bits, divididos em quatro partes (octetos) e separados por pontos. O valor de cada um desses conjuntos de números varia entre 0 e 255.
Podem ser definidas no máximo 16.384 (214) redes /16 com no máximo 65.534 (216) hosts por rede. O conjunto dos endereços /16 representa 25% do total dos IPv4, já que possuem 230 (1.073.741.824) endereços.
Você vai ligar para sua operadora de internet, pedir para eles definirem um ip fixo pro PC/console. Abrir as portas que está descrita ali em baixo, desativar e ativar a função UPnP e desativar o firewall do modem, se você tiver modem e roteador o processo tem que ser feito em ambos aparelhos.
Conecte seu computador ao Wi-Fi do CPE (ou à porta LAN do CPE usando um cabo Ethernet). Insira 192.168.8.1 na caixa de endereço do navegador e a senha de login para acessar a página de gerenciamento do CPE.
Acesse Avançado > Segurança > Configurações de NAT e selecione Simétrico ou Cone.
Para verificar se o seu IP é fixo, basta acessar as configurações do seu roteador. Se o número se altera a cada vez que você reinicia o modem, o IP é dinâmico. Agora, se o endereço de IP não muda conforme você reinicia o aparelho, pode ter certeza de que o IP é fixo.
Ligue para a operadora e peça para remover o CGNAT, pois você precisa abrir portas por motivos de trabalho. A atendente provavelmente não saberá o que é. Anote o número do protocolo e abra uma reclamação diretamente no site da Anatel, esqueça esse consumidor.gov.
Selecione Iniciar> Configurações > Rede & Internet > Wi-Fi e selecione a rede Wi-Fi a que você está conectado. Em Propriedades, procure seu endereço IP listado ao lado de Endereço IPv4.
O grau máximo de classificação IP é o IP69K, como visto na tabela, que se refere a produtos que passaram por testes minuciosos e comprovadamente suportam diversos fatores adversos.
De acordo com o Marco Civil da Internet, os provedores de acesso devem manter registros de acesso – os chamados logs – a aplicações de Internet, pelo prazo de 6 (seis) meses. Por meio desses logs, é possível saber quando (dia e horário) um IP foi utilizado por um usuário (a identidade do titular da conta).
Os IPs dinâmicos funcionam bem em termos de velocidade e confiabilidade, mas os IPs estáticos dedicados a fins específicos de grande escala geralmente têm melhor desempenho. Em termos de segurança, endereços IP dinâmicos podem ser mais seguros e oferecer mais anonimato.
Basta acessar as configurações do seu roteador e verificar o referido endereço IP. Se estiver em um intervalo específico, significa que seu ISP está usando CGNAT.
○ Range 100.64.0.0/10. ○ Não é o mesmo que RFC1918. Uma maneira sustentável e organizada para continuar provendo acesso até a transição completa para IPv6. CGNAT é NAT.
O CGNAT é um protocolo de grande escala que aplica o NAT, o tradutor de endereços IP, diretamente à rede de uma operadora, e é uma alternativa ao esgotamento dos endereços IPv4. No entanto, o formato traz alguns problemas à estrutura e segurança da rede mundial.
Quais as implicações de se trabalhar com CGNAT IPv4?
O CGNAT permite que essas organizações entreguem conectividade IPv4 transparente e uma experiência de usuário perfeita. As operadoras podem atribuir endereços IPv4 locais (privados) em sua rede de acesso e usar um dispositivo centralizado para gerenciar a tradução de endereços para a Internet global (pública).
Desenvolvido para suplantar a limitação do IPv4, que inicialmente parecia ser suficiente para a internet global, o CGNAT permite o compartilhamento eficiente dos endereços IPv4 restantes, facilitando a operação dos provedores de internet nesta era digital.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.