OS SINAIS CLÍNICOS DA DEFICIÊNCIA DE BIOTINA INCLUEM: queda de cabelo (afinamento e progressão de queda); erupção de pele; dermatite seborréica; e letargia e perda do tônus muscular (em crianças). Algumas boas fontes alimentares são: fígado, ovo, soja, amendoim, semente de girassol e farelo de aveia.
Sem biotina suficiente, o organismo pode ter dificuldade em processar os nutrientes dos alimentos. Assim, a deficiência de biotina pode levar a sintomas como fadiga, problemas de pele, unhas quebradiças, cabelos fracos e problemas neurológicos.
A suplementação com biotina pode ser indicada tanto para quem apresenta deficiências nutricionais quanto para quem deseja potencializar o combo “alimentação saudável + exercícios físicos” – sempre a partir de recomendação médica.
O diagnóstico é simples e pode ser realizado antes do aparecimento dos sintomas, através de um exame de sangue como o presente no Teste do Pezinho, que dá a chance de iniciar o tratamento antes da doença manifestar-se.
Quanto ao tempo, pelo menos 4 meses para ver um resultado eficaz. Olá, você deve fazer um acompanhamento com um nutricionista para saber realmente a causa da queda do seu cabelo, as vezes mesmo você fazendo o uso da biotina não terá resultado se não for a carência dela.
Benefícios da Biotina - Para Que Serve? Engorda? Alimentos, Como Tomar e Dicas
O que acontece se tomar biotina todos os dias?
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Biotina? Mesmo raros, há relatos de casos de desconforto gastrointestinal e irritação de pele, provocados pelo uso de Biotina.
Onde posso encontrar biotina? Em diversos alimentos de vários grupos alimentares. Entre os mais ricos, estão: fígado, abacate, ovos, amêndoas, sementes de girassol, salmão, batata-doce, amendoim, carne de porco e cogumelos.
Valores de referência para níveis de biotina no sangue
São considerados os seguintes valores de referência para o exame de biotina, cuja interpretação deve ser feita pelo médico e de acordo com a história clínica e exame físico: DEFICITÁRIO: inferior a 100 ng/L; BAIXO: 100 a 200 ng/L; RECOMENDADO: superior a 200 ng/L.
A Biotina não costuma gerar efeitos colaterais. O que pode acontecer em casos raros são problemas estomacais como diarreia e nauseas, além da acne. A suplementação também pode alterar resultados de exame de sangue, como taxas relacionadas à tireoide e de hormônios sexuais.
Dentre os alimentos fontes de biotina, podem ser citados: fígado de preferência orgânico, ovos inteiros, soja desidratada, amendoim, avelã, amêndoas, germe de trigo, aveia, acelga cozida, batata-doce, salmão, alguns vegetais, tais como couve-flor, ervilha, espinafre e frutas como banana, morango, melancia, mamão papaia ...
Quanto tempo leva para ver o resultado da biotina?
Quanto tempo tenho que tomar biotina para ver o resultado? De acordo com a bula, a aparição dos primeiros resultados é depois de 30 dias fazendo uso do produto, sendo melhor visível entre 3 e 6 meses de suplementação.
A BIOTINA pode ser adquirida na Farmácia de manipulação Biofase. Apesar de não precisar de receita médica, é sempre importante a prescrição para saber a dosagem correta de manipulação.
Quanto tempo leva para biotina fazer o cabelo crescer?
A quantidade de biotina está excedente; com 3mg você já percebe uma melhora na queda de cabelo, mas é necessário tomar por pelo menos 3 a 6 meses para regular esse nutriente.
O Minoxidil é conhecido por sua capacidade de estimular o crescimento capilar, enquanto a Biotina, também chamada de vitamina B7, é vital para a saúde dos cabelos, unhas e pele.
Pesquisas mostram que a deficiência de biotina é associada com perda de peso, fezes com sangue e úlcera no intestino delgado e grosso, similar com sintomas de Doenças Inflamatórias Intestinais, além do aumento da permeabilidade intestinal.
A Deficiência de Biotinidase (DBT) é uma doença genética rara caracterizada pela deficiência da enzima responsável pelo metabolismo da biotina. A doença é detectável pelo teste do pezinho.
Alguns fatores que podem causar deficiência de biotina são: medicações: ácido valproico, isotretinoína (não é frequente causar deficiência). doenças que prejudiquem a absorção intestinal. alcoolismo.
Contraindicações: o suplemento de biotina não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula, além de também não ser indicado para grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.
Bananas. Estas são uma das poucas frutas que servem como fonte de biotina. Uma banana média que pese uns 100 gramas pode chegar a fornecer 118 microgramas de biotina. Ademais, apresenta fibras, magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e vitaminas A, C e B6.
Em média, a cada 1 ovo inteiro, pode ter 30 mcg de biotina. Além da biotina, os ovos são fonte de vitaminas do complexo B. Leguminosas - as leguminosas são importantes para ceder os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso corpo não pode produzir, e também, ótima fonte de proteína vegetal.