Você pode verificar se o XMP está ativado usando programas como CPU-Z, HWiNFO ou AIDA64, que mostram as informações detalhadas do seu hardware. Se tudo estiver funcionando corretamente, você deve notar uma melhora no desempenho do seu computador em situações que demandam muita memória.
Nem todos os NUCs suportam memória XMP, consulte o TPS e verifique se há suporte na Memória do sistema. Se o XMP for suportado, entre na configuração do BIOS, Desempenho, Memória e configure o perfil de memória XMP correto.
Como saber a frequência da memória RAM? Para saber a frequência da sua memória RAM você pode consultar as especificações da sua máquina (descrição do produto ou no manual de instruções) ou por meio de programas como o CPU-Z, onde basta instalar, clicar na aba “Memory” e acessar a aba “DRAM Frequency”.
Uma maneira de descobrir é examinar o nome de seu computador ou notebook. A Intel, por exemplo, acrescenta a letra “K” aos processadores que podem passar pelo processo de overclock, como o Intel Core i7 9700K.
Desempenho Aprimorado: Ativar o XMP pode resultar em um aumento significativo no desempenho do sistema, especialmente em aplicações que demandam muita memória. Fácil de Usar: Com apenas alguns cliques na BIOS, você pode melhorar o desempenho da sua memória sem ter que ajustar manualmente as configurações.
XMP ESTRAGA MEMÓRIA RAM? PERDE GARANTIA? COMO ATIVAR NO PASSO A PASSO, COMPENSA O DESEMPENHO?
Qual perfil XMP escolher?
Você deve selecionar o perfil que corresponde à frequência e à latência mais altas que as suas memórias suportam. Por exemplo, se as suas memórias são de 3200 MHz e 16-18-18-36, você deve escolher o perfil XMP que tem esses valores.
Intel® Extreme Memory Profile (Intel® XMP) permite que você overclock1 módulos de memória DDR4 /DDR5 compatíveis para aprimorar os recursos de jogos integrados em PCs com Intel® Core™ processadores. Você pode carregar perfis de Intel® XMP predefinidos e testados, usando o BIOS ou um aplicativo de ajuste específico.
Uma motherboard que permite overclocking. Há uma grande variedade de fabricantes para escolher, mas você vai querer procurar uma placa-mãe da série Z, como um Z390 ou da série X, como uma placa-mãe X299, dependendo do seu processador.
No entanto, é importante lembrar que o overclock também pode ter desvantagens, como um maior consumo de energia, um maior nível de ruído, maior geração de calor e possibilidade de danos permanentes aos componentes, se feito de forma incorreta.
Para acessar a BIOS do seu computador, reinicie o sistema e no momento que o computador ligar, aperte a tecla “Delete”, “F1” ou “F2”, dependendo do modelo da sua placa-mãe. Dentro desta tela, procure a opção Overclock.
Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador e selecione a aba "Desempenho" no topo. Lá clique em "Memória" e haverá dados sobre sua Memória RAM, inclusive sua frequência.
Pode colocar memória RAM com frequência maior que a placa-mãe?
Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.
Ativar o XMP pode resultar em melhor desempenho do sistema, especialmente em aplicativos e jogos que se beneficiam de maior largura de banda de memória. Isso inclui multitarefa, renderização de vídeo, processamento de imagem e jogos de alta qualidade.
Acesse o BIOS e navegue até a seção Ai Tweaker (ou pressione F7 para um atalho). No ajustador de overclock do utilitário Ai, encontre a opção XMP e escolha um perfil para ativar.
Selecione Avançado > Overclocking de Memória. No menu Perfil de Memória, clique em Perfil XMP. Ajuste as configurações no menu Perfil XMP de acordo com as especificações do fabricante do hardware de memória. Clique em Sair > Salvar com alterações.
Estabilidade do Sistema: O maior desafio ao fazer overclock em uma memória RAM é manter a estabilidade do sistema. Aumentar a frequência das memórias pode causar instabilidades, levando a travamentos e erros do sistema.
Se você está buscando aproveitar ao máximo seu próximo PC, o overclocking de CPU pode ajudar você a desbloquear um potencial de desempenho valioso. Aprender a ajustar com segurança a velocidade do clock do processador pode ajudar você a entender melhor como o seu dispositivo funciona.
De acordo com o site oficial com suporte a memórias de até 4600MHz, frequência ainda bastante alta. Esse modelo tem uma conexão de rede de 1GbE, conexões USB 3.2 Gen2 e também uma HDMI 2.1 com suporte a 4K 60Hz, interessante para quem vai montar o PC com um processador com gráfico integrado.
Vale lembrar que o recorde mundial anterior foi conseguido pela mesma equipe de overclock da ASUS em dezembro de 2022, usando o Core i9-13900KF da geração passada da Intel para atingir 9.008 GHz, algo que foi muito comemorado na época.
O primeiro passo é abrir a BIOS. Isso pode ser feito apertando a teclas DEL ou F2 (dependendo da sua placa-mãe) enquanto o PC está iniciando – ou seja, antes do Windows começar a carregar. Dentro da BIOS, você precisa achar a seção onde está a opção para alterar o perfil XMP.