Você pode consultar o manual do seu notebook ou o site do fabricante para saber qual tipo de SSD é suportado pela sua placa mãe e pelo seu espaço interno. Alguns modelos têm uma alta compatibilidade com diferentes configurações e podem ser encontrados de forma fácil a um custo acessível.
Sim, você pode ter vários SSDs com o Windows instalado. Cada SSD pode ter sua cópia do sistema operacional Windows, permitindo inicializar em diferentes instalações.
Os tamanhos 2230 e 2242 suportam de 1 a 3 chips NAND Flash enquanto o 2280 e o 22110 suportam até 8 chips NAND Flash, o que pode permitir um SSD de 2TB no maior formato de M. 2. O espaço do soquete na placa do sistema pode limitar o tamanho do M.
Então, procure pela opção “Unidades de Disco” e selecione-a. Nisso, o sistema irá mostras o disco utilizado no PC e o seu modelo: procure pelo nome do modelo na internet e verifique se é um disco com SSD; ou procure pela palavra “SSD” no modelo do disco.
Não compre SSD errado! Entenda sobre compatibilidade de SSDs com PCs e notebooks.
Como saber qual SSD M2 é compatível com meu PC?
Você pode consultar o manual do seu notebook ou o site do fabricante para saber qual tipo de SSD é suportado pela sua placa mãe e pelo seu espaço interno. Alguns modelos têm uma alta compatibilidade com diferentes configurações e podem ser encontrados de forma fácil a um custo acessível.
Você pode ver fisicamente também, não é muito preciso, mas verá o slot para SSD M. 2. Precisa ter a informação certinha de marca e modelo da placa-mãe para olhar no site do fabricante, por exemplo, se eu fosse comprar um SSD do padrão M.
Gerenciamento de Disco: No menu Iniciar, digite “Gerenciamento de Disco” e selecione a opção correspondente. Você verá uma lista de unidades de armazenamento instaladas, identificando se há um SSD listado.
Ao clicar em Unidades de disco > SATA/ATAPI e clicar no disco rígido ou SSD, você saberá se ele suporta SATA 2 ou SATA3: O seu disco rígido ou SSD estarão funcionando em SATA 3 somente se o Barramento for SATA 3 e a versão de transporte ATA dele também for SATA 3.
Priorizar armazenamento – Você pode usar um SSD NVMe em combinação com outro SSD SATA. Essa é uma opção acessível sem ter que gastar todo o seu dinheiro.
Se o seu notebook tem apenas um slot, você poderá instalar apenas um SSD nele. No entanto, se o seu notebook tem dois slots, você poderá instalar até dois SSDs nele.
Quando usamos um HD e um SSD ao mesmo tempo em um computador não ocorre nenhuma perda de desempenho por conta de serem memórias distintas, o que acontece é que todos os programas e dados que estiverem armazenados no SSD vão ser acessados mais rapidamente, enquanto os armazenados no HD serão acessados de forma mais ...
As especificações SATA II são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I. As especificações SATA III são compatíveis com versões anteriores para funcionar em portas SATA I e SATA II. No entanto, a velocidade máxima será mais lenta devido às limitações de velocidade das portas SATA.
Apesar da limitação do barramento, é comum ver uma melhora geral do desempenho do sistema de 10 a 15 vezes ao usar SSDs com base em SATA no lugar de antigas tecnologias HDD.
Para tirar a dúvida, é só procurar pelo modelo na internet e checar se há compatibilidade com o padrão NVMe. O Sata já é um padrão comum, até das placas-mãe mais antigas.
Por exemplo, para o uso de dois sistemas operacionais no mesmo computador (dual-boot), um SSD de 240 GB pode ser o ideal. Assim como se sua necessidade for mais voltada para escrita e leitura, um drive SSD de 120 GB é uma opção suficiente.
Olha só, a informação mais importante na hora de descobrir se o SSD é compatível com o PC é a interface, ou seja, o jeito que o dispositivo conversa com o computador. Cada placa-mãe, que é o coração dessas máquinas, aceita tipos diferentes de conexão, como encaixes por fio ou cartão.
É possível utilizar um SSD e um M2 na mesma máquina?
Para a maioria dos usuários de notebook, as SSDs com padrão SATA, vão ser compatíveis com a placa mãe, e possuem o mesmo tamanho dos HDs de notebooks. Agora se o seu notebook é mais moderno, pode ser que ele só aceite conexões SSD M. 2 ou PCIe, mesmo que a interface não física ainda seja SATA.