Para saber se a pensão foi cancelada, é necessário entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio dos seus canais de atendimento, como a Central de Atendimento 135 ou o Meu INSS.
O INSS disponibilizou uma funcionalidade no aplicativo Meu INSS que permite aos beneficiários verificar se seu benefício foi cortado após o recente pente-fino. Essa revisão minuciosa identificou possíveis irregularidades em milhares de benefícios, resultando em cortes ou suspensões.
Se você deseja saber se o seu benefício do INSS ainda está ativo ou foi cortado, basta consultar o status do pagamento. Isso pode ser feito no portal Meu INSS e abaixo, você confere o passo a passo de como proceder: Acesse o Portal: Vá para o Meu INSS.
Consulte o Meu INSS: A maneira mais simples de saber se o seu BPC-LOAS foi cancelado é acessando o portal Meu INSS. Basta fazer um cadastro e, em seguida, buscar a opção “Histórico de Crédito de Benefício”. Se estiver cancelado, você poderá verificar a data em que ocorreu o cancelamento e o motivo.
Para fazer a consulta do benefício INSS bloqueado, você pode utilizar os meios de atendimento disponibilizados pela Previdência Social: central 135 ou Portal Meu INSS.
Benefício cancelado: o cancelamento ocorre quando o segurado falece e, no caso do benefício por incapacidade, quando o segurado volta ou começa a trabalhar e também quando deixa de cumprir com os requisitos para o recebimento do pagamento. Pode acontecer se for um pensionista que completou 21 anos.
O filho perde direito à pensão alimentícia quando atingir a maioridade, aos 18 anos de idade, ou quando chega aos 24 anos e ainda esteja estudando em pré-vestibular, ensino técnico ou ensino superior, desde que não tenha condições de arcar com os estudos.
A simulação de união estável ou casamento para solicitar o benefício da pensão por morte também pode surtir do cancelamento do benefício. Além disso, se o cônjuge contribuir ou provocar a morte do contribuinte, também é possível cortarem a pensão por morte.
A Pensão Alimentícia será cancelada automaticamente quando o filho(a) completar a maioridade (18 anos)? Não. A PAPEM somente realizará o cancelamento da Pensão Alimentícia por determinação judicial (Oficio Judicial). Devendo o alimentante ingressar com a ação de exoneração de alimentos.
Para que ocorra o cancelamento do pagamento de pensão alimentícia, é necessário que o alimentante, ou seja, aquele que paga a pensão alimentícia, ingresse com uma ação judicial própria, a qual leva o nome de Ação de Exoneração de Alimentos, comprovando que o alimentando não necessita mais de alimentos.
Mas se você ainda tem dúvidas se o seu benefício foi realmente suspenso, basta entrar no portal do Meu INSS, fazer o login e clicar em “Meus benefícios”.
Como saber se meu benefício está bloqueado ou cancelado?
É necessário fazer login com a conta Gov.br, utilizando CPF e senha. É possível consultar a situação do Auxílio Emergencial e verificar se há inconsistência. Se houver, é possível regularizar a situação.
Na plataforma, o beneficiário se depara com a mensagem "benefício bloqueado para crédito do benefício em conta", exibida dias antes do pagamento cair na conta. O próprio app já informa também o motivo e as ações necessárias para resolver o problema, se houver.
Um dos motivos mais comuns para o não depósito é a falta de atualização das informações cadastrais de quem recebe o benefício do INSS. Qualquer mudança em dados pessoais, bancários ou de contato devem ser prontamente comunicadas ao órgão, caso contrário, o pagamento pode ser prejudicado.
Procure consultar o seu beneficio via MEUINSS. Caso esteja suspenso de forma inesperada, pare, respire e faca contato com o 135 (telefone da Previdência Social) a fim de saber o motivo que levou a suspensao do seu beneficio.
Como saber se o meu benefício do INSS foi bloqueado?
Para verificar se o benefício da aposentadoria está bloqueado, a pessoa que recebe o benefício pode acessar o portal Meu INSS. Nesse portal, é possível consultar a situação do benefício e verificar se há alguma restrição para a sua utilização.
O bloqueio de aposentadoria do INSS provavelmente pode ter ocorrido com seu cliente por falta de prova de vida. Isso porque o Ministério da Economia informou, em maio deste ano, que o Instituto Nacional do Seguro Social identificou que 160 mil segurados não haviam realizado a prova de vida em fevereiro de 2020.
Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135. Ligue para 135.
Portal do Tribunal de Justiça: Acesse o menu “Consulta de Processos” no canto superior direito da página, inserindo o número do processo, se disponível. Consulta pelo CPF ou nome das partes: Faça a pesquisa diretamente pelo número do processo ou pelo nome das partes na seção “Cidadão”, link “Consulta de Processos”.
No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.