Comumente associado erroneamente com o aço 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contem somente 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.
O aço 1045, localizado entre a nomenclatura 1040 a 1060, tem propriedade mais dura, portanto, tem resistência a ruptura de 65 a 75 kg/ mm2, com teor de carbono de 0,40% a 0,60%, já permite uma boa têmpera e é muito mais difícil de soldar.
O aço pode ser classificado ainda pelo procedimento de desoxidação, pelo tipo de aplicação, pela composição química, etc. A composição química é a classificação mais importante. Ela classifica o metal de acordo com seu teor de carbono ou pelo teor do elemento de liga que o aço tiver.
A dureza do aço ABNT 1020 foi em média de 15,5 rockwell C e a dureza do aço ABNT 1045 foi em média 31,5 rockwell C. Após os tratamentos termoquímicos, todos os corpos de prova aumentaram sua dureza, como pode ser observado na Tabela 1.
O aço ABNT 1045 possuía uma média de dureza de 14,75 HRC. Ambos na primeira medida de 1,5/mm tiveram valores aproximados, respectivamente de 45 e 42,5 HRC, um aumento de dureza de em média 196,61%, proporcionalmente um ganho de dureza superior ao aço ABNT 4340.
O aço 1020 à 1030, pela sua classificação, é macio, o que o torna resistente à ruptura de 45 a 55kg/mm2, com teor de carbono entre 0,15% e 0,30%, também não adquire têmpera, é maleável e fácil de soldar. Esse aço geralmente é aplicado em peças de mecânica em geral.
A História do Tungstênio. Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
Além disso, o aço inox é mais resistente a mudanças de temperatura, sendo interessante para indústrias químicas e farmacêuticas, pois mantém as suas características mesmo em ambientes não favoráveis a outras ligações metálicas.
O aço 1020 é tratado termicamente para melhorar suas propriedades mecânicas. A têmpera e revenimento são comuns para obter alta resistência e dureza, enquanto o recozimento pode ser usado para melhorar a usinabilidade e a soldabilidade. A dureza típica após o tratamento térmico é de 50 a 55 HRC.
Existem diferentes tipos de aço, os mais comuns são o aço carbono, o aço inoxidável e o aço liga. É importante entender que todo aço possui carbono em sua composição, mas a quantidade vai definir melhor suas propriedades mecânicas. Confira abaixo mais informações sobre eles: Aço Carbono.
No trabalho procuramos apresentar resultados a fim de demonstrar em quais parâmetros de usinagem o aço SAE 8620 obteve melhores resultados comparado ao SAE 1045 obtendo acabamento superficial, tendo em vista que o aço SAE 8620 tem melhor aplicação para cementação e maior resistência mecânica.
O aço SAE 1045 é uma liga de médio carbono com propriedades altamente vantajosas, tendo boa resistência mecânica e dureza, embora seja conhecida por sua boa usinabilidade e soldabilidade. Além disso, suas características de impacto também dão grande destaque, permitindo seu uso com maior tranquilidade.
O aço 1045 temperado possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura. É utilizado em geral com durezas de 180 a 300 HB, mas pode ser utilizado até com durezas de cerca de 360 HB desde que não seja na secção transversal total a sua intenção de obtenção.
O endurecimento por chama e indução pode ser realizado aquecendo rapidamente até a profundidade desejada e extinguindo em água ou óleo. Isso deve ser seguido por um tratamento de têmpera a 150-200ºC para reduzir as tensões no caso sem afetar sua dureza.
Com 0,45% de carbono em sua composição, o aço sae 1045 é classificado como aço de médio teor de carbono com boas propriedades mecânicas e tenacidade bem como boas usinabilidade e soldabilidade quando laminado a quente ou normalizado.
Com uma das maiores temperaturas de fusão entre os metais, cerca de 3.400 graus Celsius, o tungstênio possui uma resistência excepcional à tração, tornando-o ideal para aplicações em ferramentas de corte, filamentos de lâmpadas e até mesmo em blindagens militares.
Aço de baixo carbono: possuem até 0,30% de teor de carbono, sendo o tipo de aço mais popular no mercado. Isso porque oferece um custo mais baixo e é perfeito para aplicações que permitem baixa resistência à tração e em que isso não é um problema imediato, como vigas, chapas e suportes.
As principais diferenças entre o aço carbono e inox estão em suas respectivas composições. Enquanto o aço inox é composto por uma série de elementos, o aço carbono contém apenas ferro e carbono. Desse modo, é possível afirmar que o aço inox é muito mais resistente à corrosão e à ferrugem.
O aço 4140 é cromo, molibdênio, aço manganês com boa tenacidade, resistência ao impacto e resistência à fadiga. 1045 aumentou ligeiramente a resistência à tração e os números de força de rendimento do que 1045 como resultado de um teor de carbono ligeiramente maior.
O titânio é um material forte e muitas vezes questiona-se porque não poderia ser utilizado na área de construção civil para erguer prédios ou construir pontes impossíveis de ceder. Mas apesar de toda sua resistência, o titânio é “pior” que o aço para este tipo de finalidade.
Aço inox. Esta opção é a mais indicada para itens com uso maior, inclusive durante o dia a dia, como facas, por exemplo. Além de sua alta durabilidade, esse material tem excelente resistência a processos de corrosão.
Comumente associado erroneamente com o aço 1045, suas principais diferenças entre si são o seu percentual de carbono, enquanto o aço 1020 contem somente 0,2% de carbono, o aço 1045 contém 0,45%. O aço 1020 também não permite tratamento do aço como beneficiamento e têmpera.
Exemplo: Aço 1020 20 → representa o percentual médio de carbono de 0,20%. * A norma admite uma variação de 0,05% C como tolerância. (entre 0,18% e 0, 23%) 10 → representa a classe do aço.
A36 é um aço de baixo carbono. Isso permite que seja facilmente usinado, soldado e formado, tornando-o extremamente útil como um aço de uso geral. O baixo teor de carbono também evita que o tratamento térmico tenha muito efeito no aço A36. O aço 1020 também é um aço de baixo carbono e de uso geral.