Um dos principais sinais que os amortecedores estão desgastados é a sensação de vibração ou rolamento excessivo do veículo ao passar por solavancos, buracos ou irregularidades na estrada. Ao passar por um quebra mola ou buracos na pista, o carro pode ficar desconfortável devido a movimentação da carroceria.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão.
Quando apresentam problemas não fazem barulho e por isso é importante ficar de olho no sinal mais comum de defeito: perda de altura. Outros sinais comuns de necessidade de manutenção são pintura desgastada, ferrugem, trincas ou elos batendo. Esses sinais são os alertas mais comuns sobre a necessidade de ir ao mecânico.
Teste prático de amortecedor: não confie totalmente nele!
O que acontece se andar com amortecedor ruim?
Além de afetar a segurança de ocupantes e terceiros, amortecedores ruins também danificam outros componentes do veículo. O que acontece quando o amortecedor do carro está ruim? A movimentação excessiva da carroceria, as oscilações em estradas planas e até possíveis perdas de contato entre o.
O carro mais baixo que o normal ocorre porque os amortecedores danificam as molas do veículo, deixando ele mais próximo do solo. Se você notar que o seu carro está mais baixo ou há desconforto na hora de passar por lombadas e buracos, é hora de levar o veículo para uma revisão mais detalhada.
Como saber se o amortecedor do meu carro está estourado?
Algumas ações preventivas são essenciais para garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes. Como saber se o seu amortecedor está ruim é uma delas.
Trepidações da carroceria;
Inclinação excessiva em curvas e frenagens;
Ruídos e batidas secas na suspensão ao passar por valetas, desníveis ou buracos.
Você já ouviu um barulho de “ploc” ao passar por buracos ou desníveis na estrada? Neste caso, esse som pode ser causado pelo coxim do amortecedor, que é uma peça de borracha que ajuda a absorver os impactos e protege a carroceria do carro.
O que acontece se o coxim do amortecedor estiver ruim?
Quando o coxim do amortecedor está quebrado, os ruídos vindos da suspensão aumentam e aumenta o desgaste nos pneus. Além disso o motorista pode sentir vibrações no volante. Insistir em rodar com essa peça danificada pode acarretar problemas em outros componentes da suspensão e colocar sua vida em perigo.
O teste do balanço é um método eficaz para verificar a condição da suspensão. Empurre para baixo a extremidade do seu carro e deixe-o voltar por si só. Se o carro balançar mais de duas vezes, é um sinal de que a suspensão pode estar desgastada.
Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.
Quanto custa a mão de obra para trocar amortecedor?
Mão de obra. Além do custo dos amortecedores em si, você também precisa considerar a mão de obra para a substituição. Os valores da mão de obra variam de acordo com a oficina e a região, mas geralmente, você pode esperar pagar de R$ 300,00 a R$ 600,00 pela instalação.
Como saber que está na hora de trocar os amortecedores? O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
O que acontece se não trocar o amortecedor do carro?
Quando o amortecedor já está velho e deixa de cumprir suas funções ele pode acarretar no mal funcionamento de outros componentes, como aumentar o desgaste dos pneus, por exemplo. Isso, resultaria em um gasto ainda maior para o dono do veículo. Por isso, é preciso ficar atento à hora de trocar essa peça.
Ruídos anormais – Quando os amortecedores estão gastos, pode escutar um som de impacto ou pancada. Este som é provocado pelo contacto de metal com metal quando o amortecedor ou suporte bate num obstáculo. Para além disso, estes ruídos podem ser o resultado de componentes de montagem do amortecedor ou suporte gastos.
A folga lateral acontece quando ocorre o desgaste do pistão do amortecedor. Quando isso acontece, a folga do pistão passa diretamente para a haste, e consequentemente este barulho reflete diretamente no barulho que você escuta ao passar em buracos ou desníveis das ruas.. Gostou dessa dica?
O que acontece quando o batente do amortecedor está ruim?
O mau estado desses componentes afeta a estabilidade do veículo em movimento e pode comprometer a segurança ao volante. Essa instabilidade torna-se particularmente evidente em altas velocidades ou ao fazer curvas, onde o controle preciso do veículo é essencial.
1. DESVIO DE TRAJETÓRIA EM CURVAS. Ao perceber que o veículo tende a “escapar” em uma curva mais acentuada ou aumento da dificuldade para manter o veículo na pista pode ser uma indicação que os amortecedores estão comprometidos e um mecânico precisa ser consultado com urgência.
Eficiência reduzida da travagem – Os amortecedores gastos podem ter um efeito adverso no desempenho dos seus travões. A distância de travagem do seu veículo pode aumentar, o que pode ser crítico numa situação de travagem de emergência. Existe também um maior risco de derrapagem em pisos molhados.
O que acontece se rodar com amortecedor estourado?
Dirigir com o amortecedor estourado traz riscos à integridade do veículo e dos seus ocupantes. Protagonista no sistema de suspensão, o amortecedor é essencial para conforto e estabilidade dos veículos.
Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor. Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício.
A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km. Melhor ficar atento ao comportamento do veículo, que dá sinais nítidos de problemas com a suspensão.