Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso. Visualmente, o bacon não é tão grosso e não tem tantas camadas de gordura, como a pancetta e o toucinho, que são confundidos com essa carne.
Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.
Se o bacon estiver com uma cor esverdeada, acinzentada ou com manchas de mofo, é um sinal de deterioração. Textura pegajosa: O bacon fresco tem uma textura macia e suave. Se o bacon estiver pegajoso ao toque, é um sinal de que está estragado.
Para ser considerado bacon verdadeiro, o produto deve ser feito somente com a barriga do porco. A produção e a venda de bacon no Brasil têm novas regras desde o começo deste mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia anunciado, em fevereiro, que as regras para o produto mudariam.
Na hora de comprar bacon no mercado, não deixe de analisar a aparência da peça antes de comprar. Prefira bacon com fatias uniformes, ou seja, que tenha uma boa proporção entre carne e gordura. A carne deve ter uma cor rosada e a gordura deve ser branca ou levemente amarelada, sem manchas escuras.
PARE de fritar Carne!! SEM este truque Os resultados vão chocar você!
Quais são as melhores marcas de bacon?
Melhor marca de bacon do mercado
Além da Jais Hand Made, a F.A conquistou o segundo lugar no pódio, principalmente pelo sabor equilibrado, com sal em uma proporção agradável e a notável presença de cravo-da-índia. Em terceiro lugar, a Seara Gourmet apresentou bom sabor de defumação.
O bacon elaborado pela charcutaria artesanal foi o campeão do teste às cegas. Elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição. Com boa proporção entre carne e gordura, o bacon de sabor equilibrado tem um toque agradável de defumação. (R$ 180, o quilo, na Jais Hand Made).
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
É só guardar naqueles sacos com fechamento tipo zip. Ele vai durar até três meses no congelador. Depois pra descongelar, é só usar o microondas ou deixar descongelando na geladeira. Esses potes são incríveis pra armazenar o bacon congelado!
Comer bacon ou qualquer carne de porco malpassada pode aumentar o risco da contaminação com larvas do parasita Taenia solium, como foi o caso do homem americano.
Ela conta que, caso um bacon não tenha um bom equilíbrio na proporção de carne e gordura (geralmente com uma camada de gordura consideravelmente maior), o produto tende a reduzir ou ressecar demais na panela ou forno, perdendo forma, ficando seco e com um sabor final inadequado.
A definição de um bacon de qualidade é quando ele apresenta um aroma defumado, perfeita proporção entre carne e gordura, untuosidade marcante, com equilíbrio ideal de sal, especiarias e fumaça.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
De acordo com Rondó, o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.
⚠️ O bacon deve ser evitado quando é ultraprocessado, com nitrito e outros conservantes, estabilizantes, corantes e realçadores de sabor na sua composição ❌ 💡 A dica é: sempre compre carnes de boa qualidade e leia atentamente o rótulo 🔍 pra não ser enganada pela indústria 😎
Pode comer bacon cru? Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos.
Bacon de pernil: Feito a partir do pernil de porco, apresenta um teor de gordura intermediário. É muito bem aceito pelos consumidores por ser mais carnudo. Bacon de paleta: Feito a partir da paleta de porco, possui uma quantidade menor de gordura e uma carne mais magra.
*A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
O porco criado solto possui até mesmo mais ômega-3 do que o criado preso - explica Fabiana. A especialista esclarece ainda que esse tipo de corte é bem mais saudável, pois na produção artesanal, a defumação acontece com a utilização de lenha.
1. Bacon. É uma carne curada de porco preparada com a barriga do animal, ou com o lombo, incluindo parte das costas (e neste caso é chamado de back bacon).