Como saber se o carro está desalinhado e desbalanceado?
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Se perceber que o volante está inclinado para um lado, é um sinal de desalinhamento. 2. Carro "puxando" para um lado ou para o outro: Se o veículo não mantém uma trajetória reta e exige esforço do motorista para corrigir a direção, é um indicativo de que o alinhamento está desregulado.
O que acontece se o carro estiver desalinhado e desbalanceado?
Caso o carro esteja desalinhado, poderá haver um desgaste irregular e prematuro dos pneus. Por sua vez, o balanceamento concentra-se no equilíbrio do conjunto roda/pneu. O desequilíbrio no peso pode danificar peças do automóvel ao longo do uso sem manutenção corretiva.
De forma geral, para identificar se seu veículo está alinhado é simples: quando você deixa a direção livre por alguns segundos, seu veículo continua circulando em linha reta? Se a sua reposta for sim, está tudo certo. Caso o veículo tenda para a direita ou para a esquerda, pode ser um sinal de que está desalinhado.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
Como saber a hora certa de fazer o balanceamento do seu veículo
Como fica o carro desalinhado?
Caso o veículo apresente desalinhamento pode ocorrer vibrações, desalinhamento da direção, maior consumo de combustível e desgaste prematuro de buchas, coxins e batentes.
O alinhamento dos olhos pode ser facilmente verificado usando-se uma pequena lanterna. A criança olha para a luz e observamos o reflexo formado em cada um dos olhos. Normalmente, o reflexo luminoso localiza-se no centro da pupila e é simétrico em ambos os olhos.
Um dos sinais mais claros de problemas no alinhamento é a rigidez do volante. Outra consequência desse sinal é o seu posicionamento torto. Por exemplo, em uma estrada reta você vai perceber o volante endurecido, exigindo muito esforço para manter o veículo alinhado à pista.
Suspensão: os bons amortecedores devem manter o carro em movimento suave, sem oscilações, para manter o alinhamento certo. As molas podem quebrar ou enferrujar, o que afeta a suspensão do carro; Buracos: Os pneus podem sofrer ao passar em cima de buracos de maneira brusca, o que deixa o veículo desalinhado.
— Além disso, um carro desalinhado e desbalanceado por se tornar extremamente perigoso. O seu comportamento fica completamente descalibrado e pode pegar o motorista de surpresa em curvas, ou até mesmo em linha reta. O volante desalinhado pode passar uma falsa impressão e causar acidentes — completou.
Qual o preço para fazer o alinhamento e o balanceamento? O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
O uso do carro provoca desgaste normal e gera a perda de parâmetros de balanceamento e alinhamento, principalmente para quem trafega muito com o veículo e em ruas esburacadas.
O serviço de alinhamento e balanceamento, comumente feito em conjunto, custa em média entre R$80,00 e R$300,00. Os valores podem variar por localidade e entre oficinas, além dos métodos e equipamentos utilizados. O tempo para fazer o alinhamento e balanceamento leva, em média, 1 hora.
O que acontece quando o carro não está balanceado?
Veículos com problemas de alinhamento ou balanceamento de rodas não só causam desgaste irregular nos pneus (causa raiz número um dos casos de desgaste irregular), mas comprometem o conforto da viagem e a segurança. Dependendo da severidade do caso, outros componentes da suspensão podem sofrer desgaste prematuro também.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
No site do DETRAN, procure por uma seção de consulta de veículos. Normalmente, essa seção é chamada de “Consultar Veículo” ou algo semelhante. Informe os dados necessários para a consulta. Geralmente, você precisará fornecer a placa do veículo e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).
Quando se faz o alinhamento é normal que o volante fique desalinhado. Não é sempre, mas as vezes isso ocorre, dependendo dos ajustes do alinhamento. Para corrigir esse problema, as boas oficinas de alinhamento/balanceamento, fazem a correção do volante antes de devolver aos donos.
Em outras palavras, quando você dirige, o carro deve andar sempre em linha reta. Se ele “puxa” para algum lado, é um sinal de carro desalinhado. 2- Confira o desgaste Outra tática muito comum para verificar se você está com o carro desalinhado é olhando o desgaste nas rodas.
Puxando para um lado: Se o seu carro puxar para um lado quando você soltar o volante, isso pode indicar um problema de alinhamento. Desgaste incomum dos pneus: Se você notar desgaste excessivo nas bordas dos pneus dianteiros ou traseiros, é uma indicação de que o alinhamento não está correto.
A falta de balanceamento das rodas pode acarretar, também, o desgaste irregular dos pneus. Isso não é incomum, mas acontece de forma mais acentuada em carros com falta de balanceamento.
A perda do balanceamento ocorre por diversos fatores. Um exemplo é em casos de freada brusca, ou até mesmo quando os pneus encostam na água, causando desgaste em um dos lados – o que provoca o desbalanceamento.
Andar com o carro desalinhado pode causar danos permanentes nos pneus, além de resultar no desconforto e instabilidade na direção, por isso é importante identificar o que pode afetar o alinhamento do veículo.
Se for trocar pneus o recomendado é a execução dos dois serviços. Mas no caso de rodízio de pneus, só é preciso fazer o alinhamento ou balanceamento caso o automóvel manifeste alguns dos “sintomas” já descritos.