Se tu comprou fechado já vem com cooler e pasta térmica aplicada. Geralmente no outro lado da caixa tem um desenho de um cooler, indicando que já vem junto.
O processador box, seja ele Intel ou AMD, vem em caixa, com cooler e garantia normalmente de 3 anos (se for adquirido em uma revenda autorizada). Já as versões O&M não tem embalagem, cooler e garantia reduzida (os revendedores dizem que as fabricas dão garantia de apenas 1 mês).
O produto deve ser aplicado sempre que o processador for removido e reinstalado, como em uma troca de cooler ou em uma atualização de hardware, por exemplo.
Olha, a pasta térmica PC é um líquido bem viscoso que costuma ter uma cor branca ou prata dependendo do material usado na composição. Ela oferece alta condutividade térmica, geralmente entre 1 e 14 Watts por metro Kelvin, e pode suportar uma temperatura de trabalho de -50 a 250 graus, por exemplo.
Apenas uma camada fina é suficiente para preencher os espaços anteriormente ocupados pelo ar, tornando o contato do cooler com o processador mais eficiente e como resultado uma melhor transferencia de calor.
Molhe o lenço de limpeza no álcool isopropílico e remova delicadamente a pasta térmica da superfície do difusor de calor integrado do processador. Espere um pouco até o álcool secar/dissipar antes da instalação/reinstalação do processador.
O que acontece se não colocar pasta térmica no processador?
Superaquecimento. Seja devido à poeira que retarda a rotação do cooler da CPU (ventoinha) ou ao endurecimento da pasta térmica entre a CPU e o cooler, o superaquecimento pode fazer com que o computador trave ou fique completamente inativo.
Quantas gramas de pasta térmica vai no processador?
Em média cada grama de pasta térmica rende 3 aplicações para um tamanho padrão de processador de desktop. Basta multiplicar o número de gramas de pasta térmica que está comprando por 3 que vai ter a quantidade de aplicações.
Apertar mal os parafusos do cooler da CPU também pode ter várias consequências negativas. Primeiro, você pode criar espaços de ar entre a CPU e o cooler, o que pode reduzir a transferência de calor e aumentar a temperatura da CPU.
Para certificar-se que o cooler funciona, rode um jogo meio pesado ou algum aplicativo de burn e tente escutar o cooler e colocar a mão nas gradinhas plásticas de ventilação para sentir o vento. Acredito que seu cooler está funcionando corretamente, senão o note estaria travando muito e/ou desligando sozinho...
Compartilhar. Para o cooler de CPU, o correto é soprar o ar (frio) no dissipador e não puxar o ar dele. Para o cooler de gabinete, se for frontal deve puxar ar de fora (frio) e jogar para dentro do gabinete; se for o traseiro deve puxar o ar (quente)de dentro do gabinete e jogar para fora.
Como saber se o processador já vem com pasta térmica?
Se tu comprou fechado já vem com cooler e pasta térmica aplicada. Geralmente no outro lado da caixa tem um desenho de um cooler, indicando que já vem junto.
Ainda que seu uso seja mais relacionado aos computadores de desktop, a pasta térmica é fundamental pra qualquer gadget com processador. Ou seja, notebooks e consoles de videogame também precisam de trocas frequentes do líquido.
De acordo com os resultados dos testes, entre os itens mais curiosos da bateria, o ketchup é quem desempenha melhor a função de pasta térmica, já que manteve a temperatura de 71 °C.
Mas que alguns fabricantes estimam a validade em até 12 anos, então não existe motivo para trocar a pasta térmica toda vez que for dar uma limpeza básica no micro, somente nos casos citados acima.
@Matheus Tenfen É importante remover a pasta térmica antiga porque ela pode ter perdido suas propriedades de condução térmica e, portanto, não funcionará de maneira eficiente para resfriar o processador. Além disso, resíduos antigos de pasta térmica podem interferir na aderência da nova pasta térmica.
Use apenas álcool isopropílico de alta pureza (mínimo de 90%) para evitar danos ao processador; Não use força excessiva ao esfregar a pasta térmica; Certifique-se de que o álcool isopropílico esteja completamente seco antes de aplicar a nova camada de pasta térmica.
O que acontece se passar muita pasta térmica no processador?
Ocorre que, se aplicada em excesso, vai ficar muito espesso, dando margem à formar um "lençol" de micro-bolhas de ar entre pasta e CPU/Dissipador. Correto é aplicar uma fina camada, por o Cooler e esquecer. Única recomendação de troca é se em uma eventual limpa no pc, tirar o cooler do cpu.
Se o seu computador está esquentando mais do que o normal, mesmo com o cooler funcionando corretamente, é um claro indicativo de que a pasta térmica pode não estar mais eficiente. Verifique a temperatura do processador usando softwares de monitoramento e, se necessário, faça a troca da pasta.
Aplicar a pasta térmica para processador é bem simples. Basta colocar uma pequena quantidade, normalmente uma pequena gota no centro da CPU, e espalhar uniformemente. Para ficar ainda mais fácil, você pode usar uma espátula ou o próprio dissipador de calor.