Sinais de que seu Erê está por perto, 1º sentir repentinamente cheiro de doces, pipocas, guaraná e bolo OU vontade de comer alguns desses. elementos, 2º objeto sumindo do nada e. aparecendo em lugares diferentes.
A melhor forma pra saber se uma oferenda foi aceita. é através do jogo de obi e de urubu. Ali você consegue o contato direto com o orixá, você faz o jogo, sai as caídas. e lá vai mostrar se tá tudo certo ou se não.
Depois de realizar a oferenda, rezar e fazer seus pedidos oferecendo a Exú, acenda uma vela branca e quando a vela apagar o ideal é que você leve em uma encruzilhada e deixe lá, ou então nos pés de uma árvore frutífera bem bonita em alguma praça, aconselho que deixe lá apenas o que for orgânico e o restante você deve ...
é comida, você coloca numa sacola, já coloca do lado de fora, no lixo, não há problema nenhum. A mesma coisa o resquício da vela, porque o que ficou sobrando ali.
Embaixo de uma árvore, deixar na natureza o melhor local. Se você prefere deixar em casa você pode deixar assim, porém a sua casa, ela tem que estar preparada para receber sua oferenda, tá. a energia de Erê, energia da invejada, é uma energia muito boa, muito bonita. e ela merece ser respeitada.
Dia 27 de setembro é dia de Cosme e Damião e nós umbandistas comemoramos o dia dos Erês! Nada mais justo que fazer uma oferenda para homenagear essa linha de trabalho que tanto nos orienta, traz felicidade e muito amor.
Em um ambiente limpo e tranquilo, coloque um prato com doces variados (como balas, chocolates e pirulitos) e brinquedos novos. Acenda uma vela branca ao lado e faça uma oração pedindo proteção, paz e alegria. Coloque a oferenda em um jardim ou em um local sagrado dentro de casa.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
OFERENDA DE DOCES Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim...
A saudação aos Erês na Umbanda é geralmente feita como "Salve as Crianças!" ou "Salve os Erês!". Também é comum usar a saudação "Bejiróó! Oni Beijada!", que significa "Ele é dois!". A presença dos Erês é considerada uma bênção, trazendo harmonia e renovação espiritual para os praticantes e devotos da Umbanda.
Dentro dos terreiros, os Erês costumam trabalhar após a linha dos caboclos ou dos pretos-velhos. Também existem os trabalhos comandados por eles mesmos. Eles gostam de ambientes coloridos, músicas alegres e, claro, doces e brinquedos.
Sinais que seu Erê está por perto, 1 sentir repentinamente cheiro de doces, guaraná, pipoca, bolos, entre outras coisas. OU ter 1 vontade consumir 1 desses itens. 2 objetos sumindo e aparecendo do nada. em locais inesperados, sem sentido.
Vela queima e não sobra cera. Quando a vela queima por inteiro, podemos dizer que o pedido feito foi aceito. Então sempre que vela queimar inteira é um ótimo sinal.
Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.
se for pra uma Erê fêmea, uma Erê menina, se for pra um Erê menino, você acende azul, claro, tá? Você faz a reza, você faz uma oração bem bonita pras criança, pode colocar um Cosme e Damião, fazer a oração do Cosme e Damião. e peça o que você quer. Geralmente os ereis são as entidades conhecida, é que.
No dia de São Cosme e Damião, coloque doces como oferenda aos santos em algum lugar especial da casa e decore o seu lar como um lugar que receberá crianças.
Não existe perigo de atrair espíritos inferiores ao acender velas em casa, pois estes não têm força para permanecerem no ambiente, a menos que sejam invocados. Pense bem: imagine a quantidade de espíritos que circulariam no seu lar, cada vez que sua energia fosse interrompida; ela seria inabitável.
É possível levar sua oferenda no meio do mar através de um barco, deixar os presentes na colônia dos pescadores, para depois serem entregues em alto-mar, coloca-las à beira d'água ou joga-las na mesma.
A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.
Ibeji é a força mais pura que existe na natureza. É o Orixá da Alegria, preservar a criança que há em cada um é muito importante. Agradar Ibeji é agradar o Olorum e também os Orixás, pois estes dependem desta inocência e impulsividade para ajudar o homem em seu caminho aqui no Aiê (Terra).