O fermento biológico seco é o mais chato de testar: misture uma pequena quantidade com 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e um pouco de água mornar. Espere alguns minutos. Se a mistura ficar esponjosa, pode comemorar porque o seu fermento ainda está bom!
A levedura prensada (Saccharomyces cerevisiae) popularmente conhecida como "fermento fresco" e "levedura prensada" é massa úmida com textura moldável de cor clara, cheiro e cor própria; já o fermento biológico seco ou seco instantâneo obtém um aspecto de granulado de diversos tamanhos e cor beje, apresentando uma ...
Fermento biológico seco é aquele que vem em uma latinha na forma de pó granulado. É obtido através da secagem do fermento biológico fresco. Além das leveduras também contêm um emulsificante (monoestearato de sorbitana). Por ser seco, não precisa ficar na geladeira e dura até 6 meses.
Para saber se o fermento químico está vivo, coloque meia colher de chá do fermento num recipiente e cubra com 60 mililitros de água quente. A reação deverá formar muitas bolhas brancas. Caso isso não aconteça, encare a realidade: descarte e vá ao mercado.
COMO VER SE O FERMENTO BIOLÓGICO SECO ESTÁ BOM - TESTE RÁPIDO E FÁCIL
O que acontece se usar fermento biológico vencido?
O uso de fermento biológico vencido pode resultar em produtos finais sem crescimento e com textura inadequada. Sempre verifique a validade do fermento antes de utilizá-lo e confira se o fermento estava armazenado corretamente.
Ocasionalmente, uma camada líquida escurecida pode se formar na superfície do fermento. Esse líquido é produzido naturalmente e contém, além de água, álcool e os ácidos produzidos no processo de fermentação. Isso significa que já passou da hora de alimentar seu fermento ou que ele está fraco.
Qual a diferença de fermento biológico fresco e seco?
O fermento fresco tem um prazo curto de validade e deve, portanto, ser armazenado num local fresco e seco. O fermento seco, porém, é de longa duração e pode ser misturado diretamente com farinha. O fermento fresco, por outro lado, precisa de ser dissolvido previamente em água morna ou leite.
O fermento fresco é obtido através do creme de levedura que é prensado, obtendo-se um produto de consistência firme. Possui aproximadamente 70% de água em sua composição, pode ser aplicado direto na massa, possui validade de 45 dias e precisa ser armazenado entre temperaturas 4 a 8°C.
O fermento biológico fresco é aquele que vem em tablete e é muito fácil saber se está bom: basta amassá-lo. Se ele esfarelar, pode usar tranquilamente. Agora, se ele grudar nas mãos e ficar tipo uma massinha de modelar, já era, caro leitor. Vai ter que correr no mercado para comprar um novo!
Se você tiver a levedura (ou fermento) instantânea, não há necessidade de ativá-la. Basta adicionar aos demais ingredientes secos. Se você tiver o fermento seco ativo, o processo de ativação melhora seu desempenho.
Tem algum problema usar fermento biológico vencido?
Encontrou fermento vencido depois de organizar da geladeira? Não jogue ele fora! O produto usado para fazer bolos e pães pode ser um aliado na limpeza da sua casa! Certamente ele não vai ajudar nenhuma massa a crescer, mas pode tirar a sujeira no rejunte do banheiro até dar mais brilho para panelas e pias de inox.
Pode guardar fermento biológico seco na geladeira depois de aberto?
A melhor maneira de conservar o fermento biológico seco ou o fermento químico, é fora da geladeira e em local seco. A mudança de temperatura pode afetar seu sabor e textura.
Quantas gramas de fermento biológico seco para 1kg de farinha?
Assim, a cada 1 kg de farinha, use 20 g (ou duas colheres de sopa) de fermento seco. Substituição: lembre que a cada tablete de fermento fresco equivale a 5 g (meia colher de sopa) de fermento seco.
Posso substituir fermento biológico seco por fermento biológico fresco ou vice-versa? Sim. Mas atenção: a quantidade muda. 15 g de fermento fresco (um tablete) equivalem a 5 g do fermento seco (1 ½ colher (chá)).
Oetker: O fermento Dr. Oetker só começa a agir quando entra em contato com o calor do forno É perfeito para produções grandes, pois a massa pode esperar para ser assada. Como só reage ao calor pode ser usado a qualquer momento (indicado para receita de mini Donuts)
O TESTE DE FLUTUAÇÃO é um recurso utilizado por muitos padeiros caseiros para saber se o fermento está pronto para fazer pão. Para fazer este teste, você pega uma pequena porção do seu fermento e coloca em um copo cheio de água. Se o levain de flutuar, ele está ativo, então pode usar para fazer pão.
Você pode até achar que não terá problema porque o fermento aparenta estar bom, mas isso é um erro. Mesmo dentro da validade, o fermento pode não estar com o máximo da sua eficácia por causa da qualidade ou da conservação. Uma dica para testar é colocar um pouco de fermento em um copo com água quente.