O que acontece quando a dengue ataca o fígado?
“Nos casos graves, é possível que a pessoa desenvolva sequelas, principalmente relacionadas ao dano que a doença possa ter provocado nos órgãos, como hepatite (inflamação no fígado) e insuficiência renal crônica”, alerta a médica.Como limpar o fígado depois da dengue?
Assim, o tratamento é basicamente de suporte, com reposição de líquidos, albumina e plaquetas conforme necessidade, segundo protocolo do Ministério da Saúde (acima). A elevação de enzimas hepáticas ocorre em até 50-90% dos portadores de dengue, geralmente com pequeno aumento e sem significado clínico.Porque a dengue altera o TGO e TGP?
TGO/TGP: As transaminases são as principais enzimas intracelulares utilizadas como biomarcador de lesão hepática, durante uma infecção por dengue é comum suas elevações séricas em até 7 vezes o valor de referência. Essa elevação se dá na replicação viral nas células e posterior morte e lise celular.Pode tomar remédio para o fígado quando está com dengue?
Marino explica que, sendo a dengue uma virose que ataca o fígado, o medicamento em questão pode agravar o caso já que também agride a função hepática.Fígado na mira da dengue por Prof. Dr. Flair Carrilho
Quando é preciso internar dengue?
Ao surgirem sinais de alarme ou aumento do hematócrito na vigência de hidratação adequada, é indicada a internação hospitalar. Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas.Qual nível de TGO é preocupante?
Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo. Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros.O que dá alterado no hemograma quando se está com dengue?
Entre as alterações hematológicas encontradas em casos de dengue grave, as principais evidenciadas foram: diminuição da contagem de plaquetas, variação dos índices de hematócrito, aumento do tempo de protrombina e tempo de tromboplastina parcial ativada e leucopenia.Quanto tempo dura a sequela da dengue?
De acordo com Melissa Falcão, infectologista e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o quadro clássico da dengue costuma melhorar sem deixar sequelas permanentes. Em uma situação comum, no máximo a fadiga e a dor de cabeça podem incomodar por mais tempo, desaparecendo após alguns dias ou semanas.Quais os sinais que o fígado não está bem?
Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.Onde é a dor no fígado?
A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.Qual é a fase final da dengue?
Por fim, a fase final é a de recuperação, quando os sintomas da doença se resolvem; esta fase pode durar dias ou até semanas.Como melhorar o fígado após a dengue?
Para desintoxicar o fígado é importante consumir alimentos, como frutas, vegetais e leguminosas, tomar chá verde ou chá de boldo, pois têm ação desintoxicante que ajudam a limpar o fígado. Além disso, deve-se evitar alimentos industrializados, como óleos, embutidos e açúcar refinado.Quais as sequelas que a dengue pode deixar no corpo?
A condição é uma inflamação que ocorre no cérebro quando um vírus (em alguns casos, bactérias) consegue atacá-lo diretamente. Segundo Melissa, a encefalite pode gerar sequelas como dificuldades motora e de fala, além de síndrome de Guillain-Barré, que aumenta o risco de perda dos movimentos.Como saber se a dengue atacou os rins?
Os sintomas da insuficiência renal aguda incluem:
- Diminuição da produção de urina;
- Retenção de líquidos, causando inchaço na perna e pés;
- Sonolência;
- Falta de ar;
- Perda de apetite;
- Fadiga;
- Confusão mental;
- Náusea e vômitos;