Desligue a alimentação de água da sua casa, geralmente localizada próximo ao hidrômetro. Em seguida, observe se o mostrador do hidrômetro continua se movendo. Se ele continuar em movimento, pode indicar um vazamento externo, como um cano quebrado entre o hidrômetro e a sua casa.
Marque a posição dos mostradores menores do seu hidrômetro e, após uma hora, no mínimo, verifique se eles se movimentaram; Caso eles tenham se movimentado, é sinal que existe vazamento no ramal interno (após hidrômetro).
Essa numeração fica logo abaixo ou ao lado do visor, marcado no ferro. Com esse número fica mais fácil identificar por exemplo, se a leitura está correta ou não e ainda, solicitar uma aferição. Para saber a leitura atual do hidrômetro, o consumidor deve observar o visor branco: onde consta números pretos e vermelhos.
O custo para a troca do hidrômetro é totalmente gratuito para todos os usuários, contanto que o motivo da substituição seja o término da vida útil do aparelho. Porém, se a avaria tiver sido provocada por terceiros, então, é obrigação do usuário pagar pelo serviço de troca do aparelho.
É obrigatório trocar o hidrômetro de água para o novo?
Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.
Observe atentamente o hidrômetro para ver qual é o defeito específico, podendo ser um ponteiro que não se move, leituras inconsistentes, vazamentos internos ou qualquer outro sintoma de mau funcionamento.
Um teste comum é fechar todas as torneiras e verificar se o mostrador do hidrômetro continua em movimento. Se ele continuar girando, isso pode indicar vazamentos internos na sua tubulação ou no próprio hidrômetro.
Como descobrir se vizinho está roubando minha água?
Observe sinais de umidade nas paredes, tetos e pisos e escute o som de água correndo quando todos os pontos de uso estiverem fechados. Um teste eficaz é fechar o registro geral e verificar se o hidrômetro continua girando.
Se ele estiver girando, pode ser sinal de ar nos canos. Fechar os pontos de água durante racionamentos ajuda a evitar o problema. Conhecer esses detalhes é crucial. Problemas com o hidrômetro podem causar gastos desnecessários.
Como fazer o teste para saber se tem vazamento de água?
Feche o registro de saída do reservatório do subsolo. Feche completamente a torneira da boia. Marque no reservatório o nível da água e, após 1 hora, no mínimo, veja se ele baixou. Em caso afirmativo, há vazamento.
O ponteiro do Hidrômetro pode girar para frente e para trás? SIM! O Hidrômetro quando apresenta esse tipo de movimento está acusando uma oscilação da pressão da água na rede.
Existem alguns sinais que podem indicar que a água foi cortada, como a ausência de água nas torneiras e mudanças no fluxo e pressão da água. Outras formas de saber se a água foi cortada é através da verificação da conta de água, que pode apresentar problemas de cobrança, ou entrando em contato com a concessionária.
Como saber se o relógio de água (hidrômetro) está com defeito? É possível verificar se o hidrômetro da sua residência está com algum tipo de defeito verificando a fazendo alguns testes rápidos. É preciso fazer a verificação do relógio, pelo menos, uma vez por mês, e anotar seus números.
O próprio cliente pode acompanhar o processo e ter certeza de que a aferição está correta por meio de testes simples como fechar todas as torneiras da casa e observar a movimentação dos números pretos no visor do hidrômetro ou encher um balde de 10 litros e ver se o consumo indicado no hidrômetro é compatível.
Para solicitar o teste, o consumidor deve entrar em contato com o órgão, que, juntamente com uma equipe da companhia fornecedora de água, retira o medidor e realiza avaliações em laboratório.
Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.
Se o relógio estiver girando, mesmo que ninguém esteja usando água, isso pode indicar um vazamento em algum lugar na propriedade. O vazamento pode ser em uma torneira, cano ou no próprio medidor. Verifique todas as torneiras e certifique-se de que nenhuma esteja pingando.
A responsabilidade pelo hidrômetro é geralmente atribuída a concessionárias de água como a Sabesp. Já que elas são responsáveis por fornecer água potável aos consumidores e, portanto, também possuem a atribuição pela instalação, manutenção e substituição dos hidrômetros.
Caso o hidrômetro se encontre violado, quebrado, tenha sido roubado, furtado ou esteja desaparecido, a Saeg instalará novo medidor no local. Quem pode solicitar: Pode ser solicitado por qualquer interessado.