Tente ver sempre observar esta posição quando o ouvir a emitir qualquer um dos sons. – O seu periquito está sentado e com as penas inchadas: Se o encontrar assim não tem nada com que se preocupar, o seu periquito está feliz e tranquilo. – O seu periquito penteia as penas: Este é o melhor gesto que pode fazer.
Animais felizes que aceitam o contato com o ser humano, podem inclinar a cabeça para pedir carinho, aproximar-se da pessoa, mexer no cabelo dela – como se estivessem “arrumando suas próprias penas” -, como sinal de afeto.
O periquito pode se aproximar para comer os grãos e sentir maior confiança. Essa tática serve para mostrar ao seu pet que você não é uma ameaça, permitindo que ele inicie a interação de uma forma saudável e controlada. Posteriormente, você pode colocar a mão inteira e vazia na gaiola.
Barulho excessivo: um pouco de barulho é normal, faz parte do comunicar das aves. Mas caso tenha percebido um aumento na gritaria, sua ave pode estar estressada.
O que significa quando o periquito balança a cabeça?
De modo geral, podemos dizer que o periquito macho é mais sociável do que a fêmea. Observe isso ao longo do tempo. Se a ave for mais aberta para se relacionar com humanos, balança bastante a cabeça e faz mais barulho, as chances de ser um periquito macho são grandes.
COMO SABER QUE SEU PERIQUITO AUSTRALIANO ESTÁ FELIZ
Como saber se o periquito quer falar?
Se parecem canções curtas, o seu periquito quer dizer-lhe que se encontra bem. Alguns também podem usar esses guinchos para pedir comida, água ou para chamar a atenção. Mas cuidado, se os guinchos do seu periquito são mais altos e mais agudos, pode ser que se trate de excitação, desconforto ou susto.
O comportamento da ave também muda. O canto de periquito-australiano fêmea para chamar o macho é bem marcante. Ela faz como um piado e arrulha de forma repetitiva. Além disso, fica olhando em volta para ver se o seu príncipe encantado chega!
De maneira geral, os alimentos para periquitos são compostos por verduras, legumes e frutas, além da ração específica para a espécie. Aliás, eles adoram quando ganham um agrado do tutor, sobretudo se é um delicioso alimento saudável.
Se você tiver um casal de periquito-australiano em casa, com um ninho aconchegante e comida, certamente, eles vão procriar. Para saber se eles estão prontos ou não para acasalar, basta prestar atenção na cera (carúncula), aquela pele que fica logo acima do bico da ave.
O que significa quando o passarinho fica com o bico aberto?
Se o teu pássaro respirar com o bico aberto quando estiver em repouso é um sinal claro de dificuldade respiratória, um estado avançado deste tipo de afecções requer a atenção imediata de um veterinário. 8. Plumagem suja e desluzida. As aves são animais naturalmente limpas que se arranjam permanentemente.
Os periquitos gostam muito de escalar e ficam fascinados com qualquer coisa que brilhe, faça barulho ou que se mexa. Assim, para que o seu periquito se divirta, pode colocar na gaiola acessórios como por exemplo, baloiços, cordas, escadas, sinos ou bolas.
Os periquitos costumam dormir pela noite, ou quando as horas são escuras para eles. Para que lhes seja mais fácil dormir, muitos donos de periquitos cobrem a sua gaiola pelas noites, de modo a ajudar a bloquear a luz e o ruído, e permitir que se conserve o calor no interior da gaiola.
Ofereça proteção adicional no período da noite. Você pode usar a luz artificial para manter o pássaro aquecido durante a noite. Para que a luminosidade não atrapalhe seu sono, cubra a gaiola com um pano escuro.
Geralmente, a ave, quando saudável, apresenta uma postura ereta, suas penas possuem coloração vivas e organizadas, demonstração de afeto ao parceiro/tutor e em alguns casos, até apresentar uma dança (movimentando o corpo de um lado para o outro, muitas vezes acompanhado de movimentos com as asas e a cabeça).
Muito ativos, os periquitos gostam bastante de atividades e brincadeiras que os mantém ocupados em seu habitat, por isso, brinquedos para pássaros como escadinhas, balanços, anéis e bolas são excelentes opções para deixar o seu periquito bastante feliz e livre do tédio.
Atrai o periquito-de-encontro-amarelo, o periquitão-maracanã, a saíra-amarela e outras aves em busca de seu néctar. Os pássaros, principalmente os da família dos psitacídeos, têm o hábito de cortar as flores no caule para ingerir o néctar da planta.
Se o seu animal está com coceira ou com alguma alteração no comportamento ou em qualquer outro aspecto, leve para atendimento médico! Não fique seguindo “dicas” de internet que podem custar literalmente a vida da sua ave. Não automedique sua ave, não negligencie nenhum sinal de doença, por menor que ele seja…
Quanto tempo demora para um periquito se acostumar?
Depois de sete dias de adaptação, o seu periquito vai estar mais calmo: vai começar a cantar, se alimentar bem, se mexer mais na gaiola, ficar com as penas mais soltas (mais fofuchos!). Com o seu pássaro mais relaxado, você pode começar a interagir um pouco com ele.
Pousar sobre um só pé: Acontece quando o pássaro está em repouso ou a dormir. Normalmente mantém uma perna escondida nas penas, mas pode até acontecer que descanse sobre ambas as pernas, porque há periquitos que também o fazem.
Como mencionamos, a principal alimentação do periquito-australiano na natureza é à base de sementes. Contudo, ele também pode comer pequenos insetos e alguns tipos de frutas.
O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.
Geralmente, filhotes mais jovens necessitam de alimentação a cada 2 a 3 horas, incluindo durante o dia e, em alguns casos, à noite. À medida que crescem, a frequência pode ser reduzida. Observe o comportamento do filhote; sinais de fome incluem piar incessantemente e abrir o bico.
Sem grandes delongas, a resposta é sim: o periquito-australiano pode falar. Na verdade, seria mais apropriado dizer que esses passarinhos são capazes de imitar os sons da fala humana, emulando palavras e frases que emitimos. É muito engraçado ter um animal desse tipo em casa, pois eles são mestres da imitação.
Use repelentes em diversas formas. Se você não sabe o que fazer para espantar passarinho, pode usar repelentes em vários formatos. Eles mexem com os sentidos das aves e as fazem entender que aquele lugar não é seguro. É importante que você identifique a espécie do animal antes de começar a montar a proteção.