Como saber se o periquito está pronto para acasalar?
Para saber se eles estão prontos ou não para acasalar, basta prestar atenção na cera (carúncula), aquela pele que fica logo acima do bico da ave. A tonalidade muda: na fêmea, fica em um tom marrom-claro.
Não espere mais do que duas ninhadas de periquitos por ano. Se assim não for, os animais sentir-se-ão muito sobrecarregados, especialmente a fêmea. A partir dos 10 meses os periquitos estão prontos para procriar.
Podemos identificar a idade de um periquito ao observar a parte superior do bico, ou cera, e os olhos. A cera de um juvenil tem uma cor mais clara e os olhos ainda não desenvolveram a íris. Nos periquitos mais velhos a íris é claramente visível e vai mudando de cor à medida que o pássaro atinge a idade adulta.
Os periquitos atingem a maturidade à cerca de 5 a 6 meses, mas o ideal para deixa-los se reproduzirem é a partir de 1 ano. A fêmea bota os ovos em dias alternados e começa a chocar desde o primeiro que foi botado.
A infertilidade ou problemas de fertilidade do macho ou da fêmea também é considerado um fator. Se você tem certeza que seus periquitos são um casal e eles sempre tentam se reproduzir, mas não adianta pois não nasce nada pode ser que seja isso. Neste caso, troque um dos dois e coloque outro para formar casal.
Como saber se sua Fêmea está pronta pra Reprodução? Veja nesse Vídeo
Como saber se o periquito vai acasalar?
Para saber se eles estão prontos ou não para acasalar, basta prestar atenção na cera (carúncula), aquela pele que fica logo acima do bico da ave. A tonalidade muda: na fêmea, fica em um tom marrom-claro.
O nosso ninho para periquito é feito de madeira de pinus de alta qualidade, proporcionando um ambiente natural e aconchegante para seus pássaros. A entrada frontal facilita a limpeza, e o fundo em eucatex de 3mm torna o ninho mais seguro para os filhotes.
O número de periquitos numa gaiola depende principalmente do tamanho da gaiola, da espécie escolhida e do tamanho das aves. A gaiola nunca deve ser superlotada para que cada periquito tenha espaço suficiente para voar confortavelmente. Alguns periquitos, como o periquito australiano, precisam de muito espaço.
Após a escolha do lugar que mais a agrada, a fêmea fará a postura e “chocará” por aproximadamente duas semanas a 20 dias, que é o tempo médio de incubação no caso de ovos fecundados.
Estimativa de vida: de 10 a 15 anos. Espécie mais popular de periquito, o periquito australiano é sociável, podendo viver em casais ou em grupos constituídos apenas pela mesma espécie ou também por outras aves.
Mas atenção, pois essa dica só vale para periquitos que já alcançaram a fase adulta. Localize a cera e observe a coloração. A cera das fêmeas costuma ser marrom-claro ou branca e um pouco rosada, enquanto nos machos costuma ser azul-esbranquiçado.
Quem tem filhotes de pássaro com idade entre um e sete dias de vida precisa alimentá-los a cada duas horas. Já as aves que têm entre 8 a 30 dias devem receber comida de quatro em quatro horas. Quando os filhotes completam 30 dias, eles podem ser alimentados a cada oito horas, e isso se mantém por toda a vida da ave.
Como alimentar periquito-australiano? Como mencionamos, a principal alimentação do periquito-australiano na natureza é à base de sementes. Contudo, ele também pode comer pequenos insetos e alguns tipos de frutas.
2 - Os ovos precisam de mais tempo de incubação do que qualquer outra ave: o período de incubação pode variar entre 70 e 85 dias, em média. As maiores espécies como, por exemplo, os albatrozes-viageiros (Diomedea exulans), chegam a ter até 3,5m de envergadura, logo possuem o maior tempo de incubação entre seus pares.
A regra é que dois periquitos que se habituam um ao outro acabam por se dar bem. Com sorte eles vão demonstrar afeto um pelo outro. Assim, é possível que os veja a dar bicadinhas um no outro, um a alimentar o outro ou mesmo a alimentarem-se mutuamente.
Ofereça proteção adicional no período da noite. Você pode usar a luz artificial para manter o pássaro aquecido durante a noite. Para que a luminosidade não atrapalhe seu sono, cubra a gaiola com um pano escuro.
Honestamente aconselho-te a ficar apenas com um casal, é o ideal. De qqr forma antes de juntar os periquitos coloca-os em gaiolas lado a lado pra ver como reagem um ao outro, junta-os dps de algum tempo de observação cuidadosa. Se ao juntá-los brigarem é melhor separá-los e procurar outro companheiro.
Os itens essenciais do viveiro são: comedouro, bebedouro e um local para dormir. Por isso, a gaiola para periquito-australiano também deve ter um ninho para o pássaro dormir e colocar ovos com tranquilidade e segurança.
É importante sempre prezar pela segurança do seu bichinho, oferecendo sementes como recompensa e interagindo com ele. Um periquito saudável gosta de brincar, além de ser muito vívido e alegre. Ele canta e acena quando está feliz, então é importante estar atento ao comportamento dele.
Separar um cantinho agradável longe do frio, é uma forma eficaz de como aquecer o filhote de passarinho. Atente-se para as características do clima e à variação de sensibilidade de espécie para espécie, em todo caso, verifique as condições ideais com o veterinário.