Faça o teste da dureza Por exemplo, o quartzo branco e o quartzo rosa são minerais que possuem uma dureza considerável. Você pode fazer o teste da dureza usando um mineral conhecido, como um pedaço de vidro ou uma unha. Se ele riscar facilmente o mineral de referência, é provável que seja falso.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
Então, como saber se você tem quartzo ou quartzito? A maneira mais fácil é observar a superfície da bancada. Se tiver uma superfície lisa e consistente, provavelmente é quartzo. Se a superfície tiver aparência texturizada ou padronizada, provavelmente é quartzito.
A maneira mais fácil é usar um marcador para desenhar na pedra de quartzo e ver se ela pode ser removida. Se puder ser limpo, significa que tem forte resistência a manchas. Se não puder ser limpo, significa que tem pouca resistência a manchas.
TESTE CASEIRO para identificar METEORITO pedra feia que vale milhões
Como saber se o quartzo é de verdade?
Faça o teste da dureza
Por exemplo, o quartzo branco e o quartzo rosa são minerais que possuem uma dureza considerável. Você pode fazer o teste da dureza usando um mineral conhecido, como um pedaço de vidro ou uma unha. Se ele riscar facilmente o mineral de referência, é provável que seja falso.
Observe se a panela possui certificados de qualidade e se apresenta características típicas de panelas de cerâmica legítimas, como peso, acabamento e textura. Caso suspeite de fraude, entre em contato com o vendedor imediatamente e solicite um reembolso ou a substituição do produto por um genuíno.
Também existe o quartzo branco prime Ultracompacto fabricado na China e é bem mais barato, mas possui uma resistencia bem menor contra riscos e manchas.
Um ponto importante a ressaltar é que quanto maior a qualidade, maior o valor: quanto melhores, mais caros. No caso do quartzo, a mais valiosa é a ametista.
- A pedra em tom marrom, combina com armários de madeira ou decoração em tons amadeirados. A desvantagem do Quartzo, como todo material; é que elas não podem ser utilizadas em ambientes externos, pois a exposição ao sol pode descolorir a pedra.
O quartzo branco pode ser a escolha perfeita para projetos que valorizam uma sensação mais orgânica e calorosa. Por sua vez, a pedra branco prime se destaca por sua superfície mais refinada e uniforme. Com uma aparência lisa e homogênea, é associado a um visual clean e contemporâneo.
Utensílios de cozinha quente ou eletrodomésticos que produzam calor (fritadeiras, panela elétrica, forno elétrico, etc.) não devem ser colocados diretamente na superfície de quartzo. Deve-se utilizar um apoio (de borracha, se possível), até que o objeto esfrie.
Pureza. Outro critério extremamente relevante na avaliação de uma pedra é a sua pureza. Pequenas fragmentações ou partículas, por exemplo, podem afetar o valor de compra. Quanto mais pura ou “limpa” a pedra estiver visualmente maior será o seu valor de mercado.
Pedras preciosas verdadeiras têm uma estrutura cristalina. Essa estrutura pode ser esculpida através de cortes, fraturas e atrito, mas tem planos fixos que não podem ser alterados por simples pressão.
A identificação de pedras ficou mais fácil com o aplicativo Rock Identifier. Basta tirar ou enviar uma foto, e o Rock Identifier te ajudará a identificar em segundos.
O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade. Ao ser arranhada com um material mais duro, a superfície do quartzo apresenta sempre um traço branco.
A cor do quartzo varia amplamente devido a impurezas, podendo ser encontrado em cores como transparente (cristal de quartzo), rosa (quartzo rosa), roxo (ametista) e amarelo (citrino). Enquanto isso, o quartzito tende a ser mais uniformemente branco ou cinza.
Granito. Umas das pedras para cozinha mais conhecidas é o granito. Essa alternativa já está presente no lar de muitas famílias e possui um preço mais baixo do que o quartzo, por exemplo. O granito tem ótima resistência mecânica contra riscos e arranhões, resiste bem ao calor e pode ser usado em ambientes externos.
Composto por quartzo, feldspato e mika, essa rocha ígnea granito possui o melhor valor de mercado, se comparado ao mármore e ao quartzo. Por ter uma composição mais rígida, costuma manchar menos e ser menos poroso que os demais.
1️⃣ Selo do Inmetro: Verifique sempre se sua panela possui o selo do Inmetro, garantindo segurança e conformidade com os padrões de qualidade. 2️⃣ Carimbo Timbrado: Cada panela Moncoc autêntica tem um carimbo timbrado abaixo dela. Esse é o sinal de autenticidade que você deve procurar!
As melhores panelas para a saúde são aquelas feitas de aço cirúrgico, cerâmica, porcelana ou vidro, pois são atóxicas, ou seja, não possuem substâncias na sua composição, como níquel, chumbo ou alumínio, que podem causar intoxicação no organismo.
Os modelos de vidro, cerâmica, barro, porcelana e aço cirúrgico seguidos dos de ferro, ferro esmaltado e pedra-sabão, são os que trazem menos risco à saúde humana, desde que obedeçam aos padrões estabelecidos para esse tipo de equipamento.