Pedras naturais possuem imperfeições, sendo elas arranhões internos, furos, e variações de cores. Tons rosados são raros, e quando uma pedra é falsa, certamente vai desbotar quando entrar em contato com água ou o suor da pele. Além disso, o tom de rosa tem uma aparência de plastificado.
Por exemplo, o quartzo branco e o quartzo rosa são minerais que possuem uma dureza considerável. Você pode fazer o teste da dureza usando um mineral conhecido, como um pedaço de vidro ou uma unha. Se ele riscar facilmente o mineral de referência, é provável que seja falso.
O brilho do quartzo é variável, do vítreo ao fosco, e o mesmo ocorre com sua cor, que oscila por diversas tonalidades: incolor, rosada, amarela, marrom e cinza, de acordo com a variedade. Ao ser arranhada com um material mais duro, a superfície do quartzo apresenta sempre um traço branco.
Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original. Quanto às pedras tingidas, elas trazem diversas imperfeições se observadas de perto.
Como o material é obtido a partir de uma gema natural, a gema sintética possui propriedades muito semelhantes às gemas naturais, bem como transparência, brilho, densidade, dureza. Por isso, identificar as diferenças entre gemas naturais e sintéticas só é possível através da utilização de microscópio gemológico.
A maneira mais fácil de mantê-la pura e energizada é fazendo a lavagem em água corrente. Você também pode deixá-lo de molho em água salgada por algumas horas, e depois energizar a pedra com a luz do sol ou da lua.
Quando usado diariamente em contato com o corpo, ele tem a capacidade de aumentar o equilíbrio emocional, além de trazer amor e energias positivas aos ambientes. Desde que devidamente limpa e energizada, sua pedra trará mais calma ao seu dia-a-dia, incentivando pensamentos elevados.
💦💎 Em geral os quartzos podem ser molhados: quartzo transparente, quartzo rosa, quartzo verde, ametista, citrino. Os berilos também podem ser molhados como a esmeralda e água marinha.
2) COMO ENERGIZAR AS PEDRAS E CRISTAIS Energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol, da lua, pelo fogo, pela terra, na tempestade, na chuva, na cachoeira ou mar. Bastando deixar exposta ou em contato com estes elementos entre 4 a 6 horas.
Um movimento de quartzo depende de uma bateria como fonte de energia. A bateria envia eletricidade para um oscilador de quartzo que vibra com a precisão de 32.768 vezes por segundo.
Assim, é recomendável evitar o contato com água. Todos os seguintes podem ir na água: quartzo cetro e elestial, quartzo esfumaçado / fumê, quartzo rosa, quartzos com inclusões, quartzos de cores variadas (azul, branco, verde, vermelho, incolor), entre outros.
A maneira mais fácil é usar um marcador para desenhar na pedra de quartzo e ver se ela pode ser removida. Se puder ser limpo, significa que tem forte resistência a manchas. Se não puder ser limpo, significa que tem pouca resistência a manchas. Recomenda-se não comprá-lo.
Se você está em busca do amor verdadeiro, o Quartzo Rosa é como um ímã mágico que atrai essa energia para sua vida, mostrando que o amor chega quando estamos prontos para recebê-lo de braços abertos. Imagine-o como um cupido gentil, trazendo amor duradouro e significativo para o seu coração.
Um pequeno cristal de quartzo rosa pode ser colocado junto ao seu local de dormir para promover sonhos pacíficos ou no ambiente de trabalho para amenizar as tensões do dia a dia.
Para o quartzo rosa recomendo a água de fonte ou mineral. A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol ou lua, pelo fogo, pela terra, pela chuva ou tempestade, pela cachoeira ou pelo mar. Para o quartzo rosa recomendo deixar na luz do sol, da manhã ou final da tarde.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
Para saber se seu cristal é verdadeiro, procure na peça por imperfeições na pedra, assim como rachaduras pequenas, nuances de cores escuras ou claras, pequenos arranhões ou até furos. As imperfeições são características do cristal porque passaram muitos anos se formando debaixo da terra e água, então é bastante comum.
Ao contário, se a temperatura do cristal for mais quente, mais próxima da sua temperatura corporal, se trata de um cristal sintético. Isto porque a estrutura dos cristais sintéticos é mais simples e absorve mais rapidamente a temperatura.