Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A oxidação refere-se à perda de elétrons. Contrariamente, a redução refere-se ao ganho de elétrons. Portanto, as reações redox ocorrem quando os elétrons são transferidos do átomo oxidado para o átomo reduzido.
Nas pilhas, quem sofre reação de oxidação, sofre corrosão, enquanto quem sofre reação de redução, sofre um aumento de massa. Nesses casos, temos sempre a presença de dois metais diferentes, ou seja, um que oxida e outro que reduz.
Como saber quem oxida é quem reduz pelo potencial?
Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
As reações de oxidação-redução, geralmente chamadas de reações redox, são reações que envolvem a transferência de elétrons de uma espécie para outra. A espécie que perde elétrons é a oxidada, enquanto a espécie que recebe elétrons é a reduzida.
Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo.
Essa equação utiliza a variação do potencial porque, como no dispositivo ocorrem a oxidação e a redução, a medida do potencial será dada simplesmente pela subtração do potencial de cada um dos eletrodos (metais).
Para determinar qual é o agente oxidante mais forte é necessário avaliar o valor do potencial de redução da substância. Quanto maior esse valor, mais fácil de ganhar elétrons e sofre redução, sendo um bom agente oxidante. Outro índice que auxilia na identificação, é o potencial de oxidação.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Para calcularmos o nox dos elementos de uma substância devemos igualar a soma das cargas à 0. Caso seja um íon devemos igualar a soma dos nox a carga do íon. E em substâncias simples o nox é sempre igual a 0.
Ao reagir com o O2 presente no ar (oxidação) a esponja de aço aumenta sua massa, isso ocorre devido à reação entre o Fe presente na esponja e o O2, formando o Fe2O3 (óxido ferroso) ou o Fe3O4 (óxido férrico).
Na oxidação, uma substância (átomo, íon ou molécula) perde elétrons, acompanhada pelo aumento do número de oxidação (Nox). Em contrapartida, na redução, uma substância ganha elétrons, levando à diminuição do número de oxidação (Nox).
Como saber se o potencial é de redução ou oxidação?
O sinal depende do sentido em que ocorre a reação do eletrodo. Por convenção, os potenciais de eletrodo se referem a semirreação de redução. O potencial é considerado positivo quando a reação que ocorre no eletrodo (em relação ao de referência) é a redução, e negativo quando é a oxidação.
Portanto, numa pilha sempre ocorrerão reações de oxirredução e ela terá os seguintes componentes: 1- Dois eletrodos: 1.1 – Ânodo: É o polo negativo, sofre oxidação porque perde elétrons e é o agente redutor. 1.2 - Cátodo: É o polo positivo, sofre redução por ganhar elétrons e é o agente oxidante.
A oxidação ocorre quando um átomo, íon ou molécula perde elétrons, aumentando seu estado de oxidação. Já a redução acontece quando um átomo, íon ou molécula ganha elétrons, diminuindo seu estado de oxidação.
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.