O dente-de-leão é utilizado na medicina popular como diurético, laxante suave, colagogos e coleréticos hepáticos, depurativo, ação prebiótica, estimulante do apetite.
Apoio ao sistema imunológico: devido ao conteúdo de vitaminas e minerais, como vitamina C e vitamina A, o chá de dente-de-leão atua fortalecendo o sistema imunológico e melhora a resposta imunológica do organismo no combate a gripes e resfriados.
Podem ser ingeridas suas folhas, flores e raízes. As folhas normalmente são consumidas cruas, cozidas ou refogadas. Suas flores e raízes também podem ser consumidas cruas ou cozidas. Torradas e moídas, as raízes podem ser usadas como um substituto do café.
– Tome de 2 a 3 xícaras ao dia. O seu uso geralmente é bem seguro. Mas como se trata de uma planta medicinal, o seu consumo excessivo (especialmente em extratos concentrados) pode ter efeitos colaterais e contraindicações, assim como qualquer outro medicamento.
Quem tem gordura no fígado pode tomar o chá de dente-de-leão?
O dente-de-leão é uma planta com propriedades diuréticas e desintoxicantes. Seu chá ajuda o fígado a eliminar toxinas e resíduos, auxiliando na redução da gordura acumulada. Além disso, o dente-de-leão promove a digestão saudável e pode ajudar na perda de peso, o que é benéfico para o fígado.
Quem tem pressão alta não pode tomar chá de dente-de-leão?
O uso de dente-de-leão pode causar uma leve hipotensão arterial, devido ao seu efeito diurético. Como acontece com as plantas que contem princípios amargos, pode causar mal-estar gástrico devido à hiperacidez, quando consumido em doses acima das recomendadas ou por tempo prolongado.
O dente-de-leão também possui contraindicações, não podendo ser utilizado por crianças menores de dois anos e pessoas que possuam obstrução dos dutos biliares e do trato intestinal, gastrite, úlcera gastroduodenal e cálculos biliares.
O dente de leão apresenta uma importante ação anti-inflamatória, destacando-se ainda pelo seu papel diurético e depurativo. A sua infusão ajuda em casos de más digestões, problemas das vias urinárias e retenção de líquidos.
O Mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.
Como resultado, concluiu-se que, juntamente com oito outras ervas medicinais tradicionais, a folha de louro foi capaz de reduzir a quantidade de urease no organismo. Isso significa que ela tem potencial para auxiliar o tratamento de pedras nos rins e reduzir a retenção de líquidos.
Tanto as folhas como as raízes podem ser incorporadas à alimentação humana como chás e saladas. As folhas cozidas se assemelham ao espinafre. E os benefícios não são poucos. Rico em minerais como ferro, cobre, potássio e zinco, o dente-de-leão é usado no tratamento para diabetes, doenças do fígado e inflamações.
A planta pode ser encontrada em casas de produtos naturais. 2 colheres de chá de raiz de dente-de-leão, 200 ml de água fervente. Para fazer o chá de dente-de-leão, basta juntar a água fervente com as duas colheres de raiz e deixar repousar por cerca de 10 minutos.
Outros benefícios incluem reduzir a inflamação, tratar infecções do trato urinário, controlar o diabetes e tratar a acne. Beber um chá quente de dente-de-leão não apenas relaxa a mente e o corpo, mas também pode tratar vários problemas de saúde.
O dente-de-leão pode ser consumido na forma de chá ou em sua forma natural, seja em saladas, em receitas como de empanadas ou no preparo de sucos. Se você deseja aproveitar o seu potencial no seu plano de emagrecimento, basta preparar um chá. Ferva 200ml de água e em seguida adicione de 4 a 10 gramas da planta.
O dente-de-leão (Taraxacum officinale) auxilia no processo de desintoxicação do organismo, pois estimula as enzimas do fígado e aumenta a secreção de bile (importante para o metabolismo das gorduras).
Você sabia que os benefícios do chá vão além de relaxar e esquentar o corpo? Conheça todos os efeitos positivos! Os efeitos vão desde acalmar o corpo até combater células cancerígenas. Um dos hábitos saudáveis que todos nós precisamos seguir em nossa rotina é o de nos mantermos hidratados.
Quem tem problema de rim pode tomar dente-de-leão?
O Dente-de-Leão é indicado como depurativo; desintoxicante do fígado, rins e estômago; combate o colesterol e o ácido úrico; obesidade, dermatoses e para diabetes.
A planta tem ação contra radicais livres e pode ser capaz de apresentar citotoxicidade contra células cancerígenas. Além disso, segundo o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde do Distrito Federal, o dente-de-leão é utilizado na medicina popular como diurético, laxante suave, e estimulante do apetite.
Quais os benefícios do dente-de-leão para o fígado?
A raíz do dente-de-leão também possui efeitos coleréticos. Isso ocorre devido as lactonas sesquiterpênicas que estimulam o fígado a secretar bile, facilitando seu fluxo para o duodeno. Outra ação envolve o aumento da secreção de suco gástrico. Ambas situações irão auxiliar no processo digestivo.
Quais são os efeitos colaterais do chá de dente-de-leão?
Quais são os efeitos colaterais do dente-de-leão? O dente-de-leão oral pode causar reações alérgicas, dor de estômago, diarreia ou azia em algumas pessoas.
Alcachofra: tomado com remédios para reduzir a pressão sanguínea (anti-hipertensivos) aumenta o efeito do medicamento. Boldo com anti-hipertensivos: aumenta a ação do medicamento (a pressão ficará mais baixa do que o esperado).