Geralmente, o aborto espontâneo é detectado com o auxílio de um exame de ultrassom. Em alguns casos, o exame serve apenas para confirmar o diagnóstico sem a necessidade de procedimentos adicionais. No entanto, algumas pacientes ainda precisam fazer um procedimento, a chamada curetagem.
A perda de sangue pela vagina durante a gravidez é o principal sinal do aborto, já que ocorre devido à descamação da parede uterina na qual o embrião havia nidado. Mas calma, que nem todo sangramento durante a gravidez é sinal de aborto!
Um sangramento em pequena quantidade, quando associado a outros sintomas, como cólicas e dores no baixo ventre, pode indicar o aborto. Esses são os principais sintomas, mas algumas pacientes também podem experimentar um aumento no volume do sangramento e a possível eliminação de restos de placenta.
Quando ocorre um aborto espontâneo, o corpo da mulher normalmente expulsa naturalmente o feto e o tecido associado ao útero. No entanto, em alguns casos, parte do tecido fetal pode permanecer no útero, não sendo completamente eliminado. Esse tecido residual é conhecido como resto de feto ou restos ovulares.
Nem todo sangramento vaginal durante a gravidez é sinal de aborto, porém. Em outros casos, não há nenhum sintoma. Algumas mulheres podem não perceber que estão sofrendo essa complicação até que façam uma ultrassonografia de rotina.
Como saber se estou perdendo o meu bebê? Sinais de ABORTO ESPONTÂNEO
Como ter certeza que perdi o bebê?
Geralmente, o aborto espontâneo é detectado com o auxílio de um exame de ultrassom. Em alguns casos, o exame serve apenas para confirmar o diagnóstico sem a necessidade de procedimentos adicionais. No entanto, algumas pacientes ainda precisam fazer um procedimento, a chamada curetagem.
Quando o bebê morre dentro da barriga, quais os sintomas?
Diagnóstico de natimorto
O médico pode suspeitar que o feto está morto se ele parar de se mover, embora os movimentos muitas vezes diminuam, à medida que o feto em crescimento tenha menos espaço para movimentar-se. Geralmente são realizados exames para avaliar o feto.
O passo mais importante para determinar se é menstruação ou aborto espontâneo é fazer um exame para saber se já esteve grávida. “Sem fazer o teste, não há uma maneira concreta de saber se o sangramento foi uma gravidez química ou apenas seu período menstrual”, explica a Dra.
Para confirmar a suspeita de aborto, o médico pode recorrer ao exame pélvico para saber se houve dilatação do colo uterino, à ultrassonografia para confirmação dos batimentos cardíacos do bebê e a exames de sangue para verificar os níveis de hCG, hormônio presente no corpo das mulheres grávidas.
A mulher pode inclusive não apresentar sinais palpáveis, e nem saber que sofreu um aborto. Isso ocorre quando a gestação está nas primeiras seis semanas e o embrião ainda está se formando. Entre os sintomas de um aborto espontâneo, podemos incluir sangramento vaginal.
O ultrassom pode ser usado para determinar se um aborto espontâneo já ocorreu ou, caso contrário, se o feto está ainda vivo. Se um aborto espontâneo ocorreu, a ultrassonografia pode mostrar se o feto e a placenta foram expulsos completamente.
Quando o feto está morto, o teste de gravidez dá positivo?
Uma causa comum é a morte fetal, que acontece logo após a implantação do embrião no útero. Nestas situações, o Beta hCG pode ser positivo, mas como houve abortamento, não acontecerá o desenvolvimento de gestação.
Geralmente, o aborto retido não causa sintomas, sendo na maioria das vezes detectado durante os exames de pré-natal. Além disso, esses sintomas são diferentes do aborto espontâneo em que ocorre sangramento vaginal, dor abdominal forte, febre ou calafrios, por exemplo.
O sangue pode ser vermelho-vivo ou vermelho-escuro. Às vezes, a mulher também expele coágulos sanguíneos. A mulher sente cólicas, que podem ser mais intensas conforme o útero empurra para fora os restos da gravidez. A mulher deve ligar imediatamente para o médico se tiver qualquer sangramento durante a gravidez.
Quantos dias dura o sangramento do aborto espontâneo?
O restante se concentra no segundo trimestre. Nos últimos 90 dias, o que ocorre é chamado parto prematuro ou perda fetal. O sangramento que segue o aborto espontâneo dura aproximadamente uma semana.
Coágulos. Enquanto na menstruação é comum a presença de pequenos coágulos, no aborto eles são bem maiores. Além disso, em muitos casos pode ser possível identificar o saco amniótico. Febre não é um sintoma comum no aborto, mas pode acontecer caso o aborto esteja infectado.
Os sinais e sintomas do aborto podem surgir em qualquer grávida até às 20 semanas de gestação, podendo ser notado febre e calafrios, corrimento vaginal com mau cheiro, perda de sangue pela vagina, dor abdominal forte e ausência de movimentos fetais por mais de 5 horas, por exemplo.
Sangramento. O sangramento que indica um aborto espontâneo pode acontecer em qualquer fase da gravidez. A mulher pode identificar uma perda pequena ou maior de sangue durante este evento. Acompanhado desse sangramento, podem surgir coágulos sanguíneos, além de uma forte dor abdominal.
Estresse ao extremo pode fazer com que uma mãe acabe perdendo o bebê, mas é preciso que se trate de uma coisa muito séria. Um simples susto para espantar o soluço não vai causar mal à gravidez. A maior parte dos abortos espontâneos não tem causa conhecida ou ocorre por um fator além da possibilidade de controle.
Em geral, a dor abdominal intensa similar a cólicas menstruais está presente. Em alguns casos, pode haver produtos da concepção e coágulos de sangue. Os sintomas podem mudar de mulher para mulher, sendo que algumas podem ter febre, calafrios, dores nas costas, pélvis e vagina.
Como saber se ainda estou grávida depois de um sangramento?
Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez. Se estiver grávida, converse com seu médico e mencione qualquer sangramento que você tenha, apenas para excluir outros fatores.
Quanto tempo depois do aborto o teste dá negativo?
Mas a Dra. Jones faz um alerta para quem procurar fazer um teste de gravidez após um aborto. “Pode levar semanas para um teste de gravidez dar negativo mesmo após a conclusão do aborto porque ainda há hCG no corpo e pode demorar um pouco para que os níveis voltem a zero”, explica.
A mulher pode não ter nenhum sintoma por algum tempo. Em outros casos, os sintomas são óbvios: Não sentir o feto se mover ou chutar. Sangramento vaginal.
Quanto tempo demora para o corpo expulsar um feto morto?
Apesar de 80 a 90% dos fetos mortos poderem ser eliminados espontaneamente após duas a três semanas do óbito, a indução do parto tem sido a conduta mais utilizada. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados da indução de parto em casos de óbito fetal intra-útero com idade gestacional a partir de 20 semanas.
No toque vaginal é possível avaliar se o colo uterino está aberto ou se está fechado. Em casos onde a mulher está sangrando muito, instável, e fazemos um diagnóstico clínico de aborto incompleto, observando saída de resto ovular, não há necessidade de ultrassom.