Para ser feito o exame de microbioma intestinal é necessário a coleta das fezes do paciente. Após a coleta, há o mapeamento das bactérias, onde será analisada sua presença no intestino.
No exame de microbioma intestinal, é realizada a coleta das fezes do paciente. Então, a amostra é enviada ao laboratório, onde é feito o mapeamento das bactérias e a análise da presença delas no intestino. Com isso, é possível observar se há uma harmonia ou um desequilíbrio na microbiota intestinal (disbiose).
O diagnóstico de possíveis distúrbios é feito através de um sequenciamento genético para análise do perfil das diversas bactérias presentes no intestino. Esse sequenciamento é conhecido como microbioma.
Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.
Quais são as bactérias boas e ruins do intestino e suas funções? | Microbiota intestinal | Disbiose
O que fazer para recuperar as bactérias boas do intestino?
O tratamento, que deve ser prescrito por um médico especializado, envolve duas frentes. Uma delas é dietética, ou seja, com mudanças na alimentação, incluindo alimentos que beneficiam a constituição da microbiota intestinal. A outra é o uso de medicamentos2.
Alguns dos sintomas mais comuns e freqüentes são: náuseas, eructação excessiva (arrotos), distensão abdominal, flatulência excessiva (gazes principalmente fétidos), alteração nas fezes com diarréias, obstipação (intestino preso) ou períodos alternados entre eles.
Uma amostra de urina é recolhida e enviada para um laboratório, onde um técnico testará ácidos que as bactérias podem produzir. Se esses níveis de ácido forem anormais, isso pode significar que certas bactérias estão desequilibradas.
Inchaço abdominal: Sensação de aumento do abdômen ou barriga distendida, um sintoma que pode comum na infecção por H. pylori; Sensação de saciedade precoce: Uma sensação incomum de estar rapidamente satisfeito durante as refeições, mesmo após ingerir pequenas quantidades de comida.
Pessoas em tratamento da inflamação no intestino precisam beber bastante água para repor os líquidos em decorrência dos vômitos e diarreias, e consumir alimentos leves e de fácil digestão. Prefira os alimentos pastosos, como legumes cozidos, frutas e carnes magras.
Utilize temperos na comida, como alho,alecrim, açafrão da terra e orégano. Consuma abacaxi e mamão que são frutas que auxiliam na digestão e chá de gengibre e erva doce para barriga inchada e gases. 3- Reinocular: É o momento de melhorar a qualidade da microbiota intestinal, aumentando a proliferação de bactérias boas.
No caso dos sintomas na barriga, abdômen ou trato digestivo, o especialista a ser procurado é: o gastroenterologista. São eles que conhecem as funções e doenças do estômago, intestinos, fígado, pâncreas e vesícula biliar.
Por ser um produto à base de leite desnatado, a sua finalidade é, além de nutrir, fornecer o lactobacilo probiótico selecionado (o exclusivo Lactobacillus casei Shirota) que pode contribuir com a saúde do trato gastrointestinal.
A disbiose intestinal é caracterizada pelo desequilíbrio das bactérias que compõem o trato gastrointestinal e provoca sintomas incômodos. Entre as causas estão a dieta inadequada, estresse e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Podemos destacar entre os sinais de alerta a dor ou desconforto na região abdominal.
Os probióticos geralmente são utilizados quando surgem sintomas de desiquilíbrio da flora intestinal, no entanto também podem ser usados ao mesmo tempo que se está fazendo o tratamento com antibióticos, por exemplo, para substituir a microbiota que está sendo eliminada e evitando o surgimento de diarreia.
Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.
Clinicamente pode estar associada a sintomas como distensão, dor abdominal, inchaço, eructações, dispepsia, flatulências e diarreia, sintomas estes que frequentemente estão relacionados a várias condições patológicas.
Qual alimento mata as bactérias ruins do intestino?
Frutas, legumes, verduras, oleaginosas e grãos integrais alimentam as bactérias saudáveis, que fermentam as fibras e, nesse processo, produzem substâncias consideradas "protetoras", como os ácidos graxos de cadeia curta. O recomendado é ingerir pelo menos 30 gramas de fibra por dia.
É fundamental manter uma alimentação rica em fibras, como frutas, verduras, legumes, nozes e grãos integrais, assim como alimentos ricos em probióticos naturais, como iogurte natural e leite fermentado.