A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
A forma mais fácil e eficiente para determinar se está na hora certa de trocar os pneus do seu carro é analisando a profundidade dos sulcos, também conhecidos como “os riscos na borracha”. São os sulcos os responsáveis por aumentar a aderência do pneu no asfalto, além de drenar a água e refrigerar a borracha.
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Para que você consiga identificar a vida útil dos pneus, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, conhecido como Tread Wear Indicator (ou TWI). Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem.
Os pneus têm uma vida útil que geralmente é de cinco a seis anos a partir da data de fabricação. Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado.
A legislação determina que um pneu deve ser trocado quando os sulcos da banda de rodagem (rasgos no pneu) tiverem menos de 1,6 mm de altura. Esse limite é indicado em seus pneus por indicadores de banda de rodagem, pequenas áreas em relevo entre os sulcos que medem essa altura com precisão.
O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. Segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), prevista no Código Brasileiro de Trânsito, o limite máximo de desgaste de um pneu é quando o TWI atinge 1,6mm.
Lá, você encontrará a sigla DOT seguida de quatro dígitos. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação, enquanto os dois últimos representam o ano. Por exemplo, se você encontrar DOT 2320, significa que o pneu foi produzido na 23ª semana de 2020.
Insira o medidor na ranhura mais profunda do pneu. Se o resultado for inferior a 1,6 mm, o pneu está legalmente careca e deve ser substituído imediatamente. Popularmente, também é utilizado o teste da moeda.
Use um medidor de pressão de pneus confiável para verificar a pressão em todos os pneus, incluindo o estepe (caso seu veículo o tenha). Verifique a pressão quando os pneus estiverem frios, pois a pressão aumenta à medida que os pneus esquentam durante a condução.
A resposta é rápida e simples: no perfil do pneu, você encontrará informações como a banda de rodagem do pneu, a data em que foi fabricado e também a letra que indica a velocidade máxima que o pneu pode suportar.
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
Essas informações estão disponíveis na válvula do seu tanque de combustível, na etiqueta na porta do motorista, no manual do seu carro ou guia do fabricante do carro.
Basta olhar a lateral do pneu, que lá estará a palavra Treadwear, acompanhada do número que representa a qualidade desse índice. Ele varia de acordo com a marca do produto, o que significa, portanto, um elemento comparativo em relação aos concorrentes. Seu valor varia entre 60 a 700.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
O que as regras de trânsito estabelecem é a penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação, como exemplares 'carecas' , com banda de rodagem muito desgastada, que apresenta risco à segurança. A multa para pneus em mau estado é de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Entre os sulcos dos pneus há filetes de borracha que indicam o desgaste, o chamado Tread Wear Indicator (TWI). Quando a superfície do pneu começa a se aproximar desses pequenos blocos, significa que a profundidade da banda de rodagem está ficando menor que 1,6 mm e chegou a hora de trocá-lo.
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.
Uma dica valiosa para confirmar se um pneu pode ser considerado careca custa R$ 1,00. Ou melhor, uma moeda de R$ 1,00. Se você posicionar a moeda entre os sulcos e a parte dourada não ficar visível, isso significa que o pneu ainda está em bom estado para uso.
Em média, segundo os fabricantes, o tempo máximo de utilização de um pneu é em torno de 4 a 5 anos, um período o qual pode render entre 40 a 70 mil quilômetros de rodagem.
Onde devem ser colocados os pneus novos? Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás. Já que geralmente são os pneus dianteiros que ficam carecas com mais rapidez, isso pode parecer contraditório.