Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.
Existem várias maneiras de retirar o cloro da água antes de consumi-la e ferver é uma forma simples de se fazer. Isso porque a alta temperatura, além de matar bactérias e outros organismos, faz com que o cloro evapore rapidamente.
Existe um produto chamado de Neutralizador de Cloro ou Diminuidor de Cloro. Geralmente é um produto composto de Tiossulfato de Sódio e tem como função a anulação das moléculas de cloro presentes na água.
O carvão ativado é a melhor maneira de reduzir o cloro na água. Também pode remover uma variedade de outros contaminantes ao mesmo tempo. O carvão ativado funciona por meio da filtragem das partículas e impurezas presentes na sua água.
Se você quer eliminar o cloro em um lago ou aquário, use um borrifador (como os modelos que se conectam a mangueiras) para injetar ar na água que nele entra. O cloro é altamente volátil e, por conta disso, se dissipará naturalmente em corpos de água abertos, mas a aeração acelera o processo consideravelmente.
O peróxido de hidrogénio, também conhecido como oxigénio ativo, pode ser utilizado para reduzir os níveis de cloro. Este composto decompõe rapidamente o cloro sem deixar resíduos nocivos.
Portanto, é importante remover o cloro de certas aplicações de água para reduzir os danos que ele causa à saúde, ao equipamento e a outros processos de filtragem. Um filtro de carvão ativado ou um sistema de dosagem de produtos químicos são dois sistemas adequados que podem ajudar a remover o cloro da água.
Os filtros para pontos de uso de carvão ativado (carbon block) são indicados para remoção de cloro, odor e gosto da água. Seu carvão ativado compactado possui eficiência na remoção do cloro. É indicado para lavanderias, torneiras, banheiros, cozinhas, etc, locais onde a vazão não seja maior do que 400 L/h.
Os níveis aceitáveis de cloro na água para que seja ingerida é de 0,4 mg/L, o que não ocorre atualmente. E é neste aspecto que os filtros fazem toda a diferença. A presença excessiva de cloro no organismo pode levar a problemas relacionados a tireoide, além de afetar diretamente o sistema nervoso, o fígado e os rins.
Nesse caso, basta aumentar a temperatura da água, pois assim você irá acelerar a evaporação e estimular a proliferação de microrganismos e bactérias no espaço. Dessa forma, o cloro vai entrar em ação combatendo-os e diminuindo seus níveis de concentração na água.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro .
A incidência direta dos raios solares na superfície da água ajudam a diminuir o excesso de cloro em até 90%. Nas piscinas com sistema de aquecimento, a solução é elevar a temperatura da água, de modo a acelerar a evaporação.
Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Além disso, deixar a água exposta à luz solar também pode ajudar, pois elimina vírus e bactérias que podem causar doenças.
Dica 5: Ferver a água antes de consumi-la é outra alternativa para remover o cloro da água. Isso é possível porque a temperatura alta faz com que o cloro evapore mais rapidamente. Dica 6: Com o uso de decloradores, conhecidos como removedores de cloro, é possível tratar e eliminar o cloro da água.
Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.
Mas é seguro beber água da torneira com filtro? Sim, é seguro beber água da torneira com filtro, pois o filtro remove impurezas e contaminantes, proporcionando água limpa e potável para você e sua família.
Aqui, o ideal é tirar qualquer tipo de cobertura ou proteção que impeça a incidência direta dos raios solares na superfície da água, acelerando a evaporação. Para você ter ideia, duas horas de luz solar direta podem reduzir o excesso de cloro na piscina em até 90%.
Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.
Quais benefícios da água do filtro de barro? Com mais de um século de história, o filtro de barro possibilita a ingestão de uma água de qualidade, livre de metais pesados, cloro, flúor, mercúrio e medicamentos, além de proporcionar a esta água um teor mais alcalino, trazendo diversos benefícios à saúde.
Água filtrada: os filtros retiram o gosto do cloro, as impurezas e os microrganismos da água. São bastante eficazes e garantem que a água fique própria para o consumo.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.