Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.
Nas otites externas poderão ser empregados medicamentos locais, ser necessárias aspirações (remoção de secreção), curativos com soluções antimicóticas e/ou soluções antibióticas, cauterizações de lesões polipoides e remoção de cerume. Em casos decorrentes de coceira intensa, é indicado que se evite o uso de cotonetes.
Os pacientes com otite externa têm dor e secreção. Se o meato estiver edemaciado ou preenchido com detritos purulentos, os pacientes às vezes têm secreção fétida e perda auditiva. Extrema sensibilidade acompanha a tração do pavilhão auditivo ou pressão no trago.
Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Já a otite média também causa dor de ouvido intensa, além de febre, mal-estar, perda do apetite e secreção.
Como saber se o ouvido está inflamado ou infeccionado?
Na otite externa, é possível observar dor, coceira e a presença de alguma secreção, amarela ou branca. Já na otite média a secreção no ouvido é presente, acompanhada de diminuição da audição, vermelhidão no local e febre, porque nosso corpo está reagindo àquela infecção.
Normalmente, em dois ou três dias, a febre desaparece, mas a audição pode exigir mais tempo para voltar ao normal. Apesar do período indicado de observação, é importante ficar atento à evolução do quadro, pois se a infecção não for tratada pode haver perda total da audição.
Para que serve o Otosporin? OTOSPORIN® é indicado para o tratamento de otites externas (infecção do ouvido na região da orelha externa), com suspeita ou certeza de infecção bacteriana. O uso de OTOSPORIN® não exclui o tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for adequado.
Os sintomas mais comuns das inflamações que acometem o sistema auditivo são dores muito fortes e tímpano avermelhado. Em casos mais graves, o tímpano inflamado pode se romper e provocar a eliminação de pus, o que aumenta o risco de a infecção se espalhar.
A compressa quente deve ser mantida no ouvido por cerca de 20 minutos de cada vez. Inclinação da cabeça: Inclinar a cabeça para o lado afetado pode ajudar a aliviar a dor de ouvido, permitindo que o líquido que está causando a dor drene do ouvido. Lembre-se de não manipular a área, ouvidos são áreas sensíveis.
Após ter sido diagnosticada a otite pelo médico especialista, são indicados tratamentos à base de medicações tópicas (“as gotinhas”) com antibióticos e medicações para a dor. “Até melhorar completamente é importante usar um tampão para o banho (pode ser de algodão com óleo)”, lembrou Dra. Karin.
O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida.
As pessoas com otite externa maligna apresentam dor de ouvido intensa (frequentemente pior à noite), secreção do ouvido com odor fétido, pus e detritos no canal auricular e, geralmente, diminuição da audição.
Os remédios caseiros para otite, como a compressa de alho e azeite ou a solução de vinagre de maçã, possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, ajudando a combater a inflamação no ouvido e aliviando os sintomas da otite, como dor de ouvido ou sensação de pressão no ouvido, por exemplo.
Pode pingar dipirona dentro do ouvido para aliviar a dor? Olá! A dipirona é um analgésico para alívio da dor no corpo todo de forma geral, devendo ser utilizado por boca ou via endovenosa (na veia). Não tem ação local no ouvido, para isso existem outras medicações.
Em casos de otite externa, com uma boa resposta ao tratamento, em geral em 3 dias já se observa melhora. Retorne ao seu otorrino caso não esteja observando melhora dos sintomas.
Qual o melhor anti-inflamatório para dor de ouvido?
O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado pelo otorrinolaringologista para aliviar a dor de ouvido em adultos ou crianças, pois age combatendo a inflamação no ouvido.
A otite média aguda é contagiosa? A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.
As otites recorrentes podem levar ao acúmulo de líquido no ouvido médio, que não desaparece. Quando isso acontece, denomina-se otite crônica ou de longo prazo.
Tente ficar erguido usando uma pilha de travesseiros, ou melhor, dormir em um sofá ou em uma poltrona reclinável. Contanto que esteja sentado o suficiente para permitir que as orelhas drenem com mais eficácia, você deve notar uma melhora nos sintomas e conseguir dormir com mais facilidade.
Para aliviar a dor de ouvido pode-se adotar medidas simples e caseiras, como fazer uma compressa morna na orelha, mascar chiclete, aplicar gelo no local, fazer massagem e alongamentos do pescoço, já que ajudam a relaxar os músculos do local.
Apesar de ser comum entre crianças, a otite média aguda deve ser diagnosticada e tratada de forma rápida e eficiente, principalmente em crianças com até dois anos de idade. Nos casos mais graves, sem o tratamento adequado, a otite pode levar o paciente a evoluir com um quadro de meningite.
A perfuração causa dor de ouvido súbita, às vezes com sangramento no ouvido, perda de audição, ou ruído no ouvido. Os médicos podem ver a perfuração com um otoscópio. Geralmente o tímpano se cura sozinho, mas às vezes é necessário um reparo cirúrgico.