Quando uma reta não está contida num plano e é paralela a uma reta do plano, ela é paralela ao plano. Se um plano intersecta dois planos paralelos, as intersecções são duas retas paralelas. Quando um plano contém duas retas concorrentes, paralelas a outro plano, então os planos considerados são paralelos.
Para identificar se esses planos são paralelos ou coincidentes, basta verificar se um ponto de um desses planos pertence ao outro. Em caso afirmativo, os planos são coincidentes, caso contrário, os planos são paralelos.
A definição é a mesma: dois planos são paralelos quando não possuem ponto em comum. As propriedades variam, uma vez que há variação na natureza de uma das figuras: Quando dois planos são paralelos, qualquer reta que pertença a um deles é paralela ao outro.
1 – Planos paralelos: dois planos são paralelos quando não há ponto de encontro entre eles. 2 – Planos concorrentes: dois planos são concorrentes quando se intersectam.
As retas são consideradas paralelas quando, ao comparar suas posições, elas pertencerem ao mesmo plano e não possuírem nenhum ponto em comum. Retas paralelas não possuem nenhum ponto em comum.
Duas retas pertencentes ao mesmo plano são conhecidas como paralelas quando elas não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, elas nunca se cruzam. As retas em amarelo são paralelas.
Como saber se as retas são paralelas ou concorrentes?
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
Quando uma reta é paralela a um plano, ela é paralela a pelo menos uma reta desse plano. Quando uma reta não está contida num plano e é paralela a uma reta do plano, ela é paralela ao plano.
O plano é um conjunto de retas alinhadas e, portanto, também é um conjunto de pontos. O objeto formado por esse alinhamento de retas é uma superfície plana que não faz curva e infinita para todas as direções. Em um plano, é possível desenhar figuras que, além de comprimento, possuem largura.
Para obter um vetor w paralelo a um vetor v, basta tomar w=kv onde k é um escalar. Nesse caso, w e v são paralelos. Se k=0 então w=kv será o vetor nulo. Se 0<k<1 então |w|<|v|.
Dois planos são perpendiculares quando um deles contém uma reta perpendicular ao outro. Indicamos que um plano α é perpendicular a um plano β pelo símbolo α ┴ β ou β ┴α. Quando dois planos secantes não são perpendiculares, eles são ditos oblíquos.
Dois planos são perpendiculares quando um dos planos contém uma reta perpendicular ao outro plano. Por um ponto podemos conduzir inúmeros planos perpendiculares a um plano dado. Representação da reta p perpendicular ao plano α e que contém o ponto A – p2 é perpendicular a fα e p1 é perpendicular a hα.
Planos são figuras geométricas bidimensionais formadas pela reunião de infinitas retas, perpendiculares a uma reta dada, dispostas lado a lado. Essa figura é considerada na Geometria como um conceito primitivo. Isso acontece porque, na realidade, não existe definição para ponto, reta e plano.
1. [ Geometria ] Diz-se de duas ou mais linhas ou superfícies que se conservam a igual distância umas das outras em toda a sua extensão. 2. [Figurado] Diz-se de duas ou mais coisas que caminham a par ou progridem na mesma proporção.
Uma estrutura paralela por sua vez pode ser descrita como um mecanismo formado por um elemento terminal, ligado a uma base fixa por meio de duas ou mais cadeias cinemáticas.
ESSAS RUAS SEGUEM NA MESMA DIREÇÃO, UMA AO LADO DA OUTRA, E NÃO SE CRUZAM. NA GEOMETRIA, DIZEMOS QUE DUAS RETAS SÃO PARALELAS QUANDO TÊM A MESMA DIREÇÃO SEM SE ENCONTRAREM.
O sistema paralelo é uma abordagem poderosa para o processamento de dados que permite acelerar o tempo de processamento e lidar com grandes volumes de dados. Com a crescente demanda por análise de big data e simulações complexas, o sistema paralelo se tornou uma ferramenta essencial em várias áreas.
Claramente, duas retas paralelas têm a mesma inclinação. Deste modo, na geometria analítica, duas retas serão paralelas se elas possuírem o mesmo coeficiente angular. Se os seus coeficientes lineares forem diferentes, serão paralelas distintas, caso contrário, serão paralelas coincidentes.
Quando a reta e o plano não são paralelos e perpendiculares?
Quando a reta e o plano não são paralelos nem perpendiculares, a distância entre eles é medida ao longo de uma linha perpendicular ao plano e que passa pelo ponto da reta mais próximo do plano.
Retas paralelas: duas retas são paralelas se pertencerem ao mesmo plano (coplanares) e não possuírem ponto de intersecção ou ponto em comum. Retas coincidentes: pertencem ao mesmo plano e possuem todos os pontos em comum.