SELO SIF: Este selo, fornecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é exigido para comercializar produtos em todo o território nacional, bem como para produtos destinados à exportação.
A Lei Federal n 7.889, de 23 de novembro de 1989, atribuiu aos estados e municípios a competência pela inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de produtos e subprodutos de origem animal.
Os alimentos de origem animal são aqueles que derivam de algum tipo de animal, como o próprio nome sugere. Entre os mais consumidos estão o leite, ovos, carne branca, carne vermelha e mel.
REGISTRO para VENDA de OVOS no BRASIL: o que mudou para pequeno porte com a portaria n°393/2021
Como evitar a contaminação dos alimentos de origem animal?
guardar os produtos processados (tipo conserva) em lugar seco e sem grande variação de temperatura; manter os alimentos protegidos do alcance de insetos, roedores e outros animais; e evitar armazenar carnes e peixes em contato com outro alimento. Consistência firme e compacta.
Conheça o trabalho do Ministério da Agricultura na fiscalização de produtos de origem animal. Conheça o trabalho do Ministério da Agricultura na fiscalização de produtos de origem vegetal.
Existe um quarto selo, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBi/POA), que reconhece a equivalência dos serviços estaduais e municipais com o SIF.
Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento são registrados e aprovados pelo S.I.F. visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro, respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.
Como garantir a qualidade dos produtos de origem animal?
Na gôndola do supermercado, o alimento de origem animal deve conter o carimbo de inspeção sanitária, atender às exigências de higiene e sanidade e estar livre de contaminações causadas por agentes biológicos, físicos e químicos.
Você sabia que os produtos de origem animal (carne, leite, pescado, mel, ovos e seus respectivos derivados) precisam ter sua produção inspecionada para que estejam adequados para consumo?
É simples: procure por selos ou certificações na embalagem que garantem que o produto é cruelty-free. Esses selos são dados por organizações que verificam as práticas das empresas.
Como identificar amostra de origem animal ou vegetal?
Para diferenciar se a amostra é de origem animal ou vegetal, Elisa precisa observar se as células dessa amostra possuem a parede celular. A parede celular é uma característica exclusiva das células vegetais, enquanto as células animais não possuem essa estrutura.
O S.I.M certifica através de seu selo aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênico sanitária e ao mesmo tempo incentiva que os produtores saiam da clandestinidade, transformando- os em empresários da área urbana e rural.
Como é feita a inspeção de produtos de origem animal?
Como saber se um produto de origem animal foi inspecionado? Todos os produtos de origem animal (POA) inspecionados por fiscais agropecuários possuem um carimbo/selo de inspeção que pode ter diferentes formatos e tamanhos, dependendo do Serviço de Inspeção, SIM, SIE ou SIF.
SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO (SISB): equivalência dos serviços de inspeção estadual e municipal ao serviço federal (S.I.F.), em que os produtos podem ser produzidos e comercializados em todo país, mas não exportados.
Os registros já aprovados no SIGSIF e formulários, em papel ou no SEI, (no caso de ER e Estabelecimentos Estrangeiros) continuam válidos pelo prazo de 10(dez) anos a contar da data de sua concessão conforme art.
O Selo de Inspeção Federal (SIF) nada mais é do que o selo de inspeção de alimentos de origem animal, que, como o nome sugere, diz respeito ao cumprimento de normas que são essenciais para a qualidade desse tipo de produto.
O Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.) é vinculado ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA, é o selo responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados.
Quais produtos devem ter os selos SIF SIE e SIM? Todo produto de origem animal (carnes, laticínios, ovos, pescados, mel) tem a obrigatoriedade de serem certificados.