Sim, rubis verdadeiros são mais densos e, portanto, mais pesados que as imitações, como o vidro ou a pedra granada sintética. Um joalheiro pode ajudar a determinar a densidade através do teste de flutuação em líquidos de diferentes densidades.
Como saber se ela é verdadeira em sua casa? Você deve olhar o brilho e a cor, pois os rubis falsos são muitas vezes opacos, claros, mas não brilhantes. Enquanto os rubis são verdadeiros, bilhão e tem um vermelho bem vivido.
O Rubi é uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, levemente púrpuras. O Rubi de Mianmar de melhor qualidade (extra fine), sem tratamento, com 4 a 5 quilates, vale entre US$ 28.000 e US$ 40.000 por quilate.
Quanto mais intensa e vibrante for a cor vermelha, mais valioso e cobiçado é o rubi. Além da cor, a transparência, o tamanho e a pureza são fatores importantes na avaliação da qualidade de um rubi. Os rubis de alta qualidade são frequentemente encontrados em locais como Mianmar, Tailândia, Sri Lanka, Quênia e Tanzânia.
Um rubi é uma pedra preciosa rosa a vermelho-sangue, uma variedade de corindo mineral (óxido de alumínio). Outras variedades de corindo com qualidade de gema são chamadas safiras.
Safira. A safira é a outra variedade de coríndon famosa como pedra preciosa. Com exceção da cor vermelha, que identifica o rubi, pode ter qualquer cor (pode ser até incolor), mas a mais apreciada e mais valiosa é a azul.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Enquanto as gemas naturais passam por processos de extração cuidadosos, o rubi sintético é desenvolvido para alcançar um brilho e coloração que atendam as características estéticas destes produtos.
Um quilate é igual a 1/5 de um grama. As pedras são medidas ao centésimo mais próximo de um quilate. A dimensão do rubi é uma característica de extrema importância para determinar o seu valor.
No mundo, os países que mais produzem o rubi são Mianmar, Tailândia e Vietnã. No Brasil, a gema pode ser encontrada na Bahia (BA) e no Espírito Santo (ES).
Além do seu valor histórico, o Rubi é muito valioso do ponto de vista econômico. Por conta de sua raridade, é uma das pedras preciosas mais caras do mercado, tornando-se um tipo de investimento lucrativo para quem compra jóias com essa pedra.
O brilho de uma gema natural costuma ser mais forte e mais bonito, quando comparado à luz refratada nas peças sintéticas. Dessa maneira, ao realizar uma compra, é possível ter o auxílio da luminosidade ambiente ou externa para identificar o tipo de joia que está levando.
A cor vermelho-vivo e os seus muitos significados tornaram a pedra preciosa uma das mais procuradas pelas mulheres. Além disso, é muito fácil combinar anéis, colares, pingentes e brincos em rubi com o look.
O rubi tem dureza 9 na escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindo não vermelhas são conhecidas como safiras.
O Rubi é uma pedra preciosa encontrada nos Estados Unidos, Índia e Sri Lanka, sua coloração clássica é de um profundo vermelho, mas pode variar entre o rosa e a cor alfazema." Joia com garantia permanente. Este produto foi confeccionado de acordo com padrões internacionais de qualidade.
Este rubi birmanês criado pela Cartier possui 25,59 quilates e é conhecido pela sua coloração única chamada de “pigeon blood” ou sangue de pombo, em português. Após sua venda em 2015, a pedra se estabeleceu como o rubi mais caro do mundo.
A rubi é uma pedra preciosa vermelha brilhante e vibrante que acrescenta um toque de paixão e drama a qualquer peça de joalheria. É um tipo de mineral chamado coríndon e é prezado por sua bela cor vermelha. O que é um Rubi? Um rubi é um tipo de pedra preciosa vermelha que é formada pelo coríndon mineral.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
O do topázio varia entre 3.40 e 3.60. Isso significa que ele possui três vezes mais peso do que o mesmo volume de água. O aspecto da densidade é um das mais importantes na hora de verificar se uma pedra é verdadeira ou falsa.
Você pode testar o índice de refração (IR) usando um refratômetro. Usando esse aparelho, você poderá medir o grau em que o curso da luz é alterado dentro da pedra. Cada pedra preciosa tem seu próprio IR, então descobrir a amostra de IR pode ajudá-lo a definir que tipo de gema você tem.