A "safira falsa" de GIA O índice de refração da safira falsa está em 1.701-1.718, DR a 0.005-0.006, luz negativa de cristal de dois eixos, e a gravidade específica é de 3.51-3.56. Uma das maiores safiras limpas do presente recorde vem do laboratório GIA e pesa 1,72 quilates.
Para determinar se uma safira é real, existem aspectos que podem ajudar a identificar a autenticidade da gema. Primeiramente, a cor e a claridade podem ser indicadores relevantes. Safiras verdadeiras apresentam uma coloração rica e muitas vezes apresentam certa transparência, ou seja, permitem a passagem de luz.
A cor de uma safira verde é classificada em uma escala do claro ao escuro, sendo as safiras verdes mais valiosas aquelas com uma cor verde brilhante e vibrante. A clareza de uma safira verde é graduada com base na presença ou ausência de inclusões, sendo que as safiras verdes mais claras e valiosas têm menos inclusões.
Primeiro, a cor de uma safira amarela pode variar de um amarelo pálido a um amarelo dourado rico, a cor mais desejável é um amarelo rico, uniforme e saturado. Segundo, a clareza também é um fator importante, procure safiras amarelas que estejam livres de inclusões e rachaduras.
Avaliar uma safira de qualidade significa observar sua cor, clareza, corte e tamanho. Os melhores têm uma cor azul intensa e profunda e são muito límpidos. Além disso, devem ter um corte que os faça brilhar muito e ter um tamanho grande.
A safira é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo, sendo encontrada na cor azul, verde, laranja, amarela, rosa, lilás, negra, incolor ou branca. É variedade do mineral corindon, um óxido de alumínio (Al2O3) e tem dureza na escala Mohs de 9,0.
Olhe com cuidado o reflexo da luz em uma pedra. Se for autêntica, o reflexo tem um tom de cinza. Ou seja, caso o diamante for real, a luz projetada apresenta um cor acinzentada. Portanto, se o reflexo for colorido, então é capaz que a pedra seja falsificada.
As safiras sintéticas, como outras gemas, não são artificiais. Essa confusão pode ser provocada por inexperiência ou traduções errôneas. As gemas artificiais não tem nenhum tipo de traço ou origem da gema natural, ou seja, ela não existe na natureza.
” Uma forma bastante simples para identificar é só pingar uma gota de água em cima do vidro, se ficar uma bolinha redonda uniforme é de SAFIRA, agora se espalhar é de cristal mineral, pode fazer o teste que funciona!
As safiras são um tipo de Coríndon, que são conhecidas por sua cor rica e beleza única. São formadas pela presença de várias impurezas que lhes conferem sua cor característica, as safiras azuis são as mais comuns, mas vêm em outras cores como o rosa, amarelo, verde e roxo.
As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
Ela é famosa por atrair dádivas de todos os tipos, para qualquer que seja a área da vida que você esteja precisando. A Safira também atua purificando a Aura, estimulando a concentração e fortalecendo nosso espiritual.
O preço da safira azul pode variar muito, dependendo de muitos fatores. A pedra de safira pode ser tão barata quanto $ 10 por quilate, a mais de $ 20,000 por quilate. Uma safira azul com cerca de 1 quilate custará provavelmente de US $ 10 a US $ 2,000, dependendo da qualidade.
A safira azul, derivada do corindo com traços de ferro e titânio, emerge ostentando uma tonalidade azul profunda que evoca a serenidade do firmamento. Com sua dureza excepcional e brilho intenso, cada safira é uma janela para a imensidão do céu noturno, capturando a luz e refletindo-a em matizes azulados inebriantes.
A propriedade policromática da safira falsa também é óbvia. Pode ser visto a partir da tabela como azul-verde e amarelo claro. A cor de uma safira falsa geralmente tem um tom cinza muito forte. É comum principalmente com diferentes tons de azul-verde, ocasionalmente roxo ou outra cor.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.