Alguns indivíduos bigêneros expressam duas personalidades distintas, uma feminina e outra masculina; outros consideram que eles se identificam como possuindo dois gêneros simultaneamente. É reconhecido pela Associação Americana de Psicologia como um subconjunto do grupo transgênero.
Esses dois podem ser quaisquer gêneros, não necessariamente sendo os dois gêneros impostos socialmente — homem e mulher. Assim, bigêneros podem ser a combinação de um gênero binário e uma identidade de gênero não-binário, de duas identidades não-binárias ou dos dois gêneros binários conhecidos.
Qual é a diferença entre gênero fluido e bigênero?
O gênero fluido é uma dessas possibilidades, já que transita entre as noções de gênero, mas não é a única. Outras identidades que fazem parte da comunidade não-binária são: Agênero: pessoas que não se identificam com nenhum gênero; Bigênero: pessoas que se identificam com dois gêneros (masculino, feminino ou outros);
Como saber se sou Bigênero? | Diferença entre Bissexual e Bigênero
O que é Girlflux?
Uma pessoa gênero-fluxo às vezes possui certo gênero (ou certos gêneros), às vezes possui uma versão mais fraca de tal gênero (ou de tais gêneros), e às vezes não possui gênero.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Identificar-se como bigênero é tipicamente entendido como o indivíduo que se identifica como masculino e também feminino e/ou se move entre as expressões de gênero masculina e feminina com pouco meio termo.
Agênero é uma identidade em que a pessoa não se identifica com os gêneros feminino e masculino ou se sente sem gênero. Ela é uma forma de identidade não-binária.
4) Essa fluidez está restrita ao binarismo (homem-mulher)?
A pessoa gênero fluido pode se identificar com ambos os gêneros ou também com gênero algum – agênero. “Ou seja, pode transitar entre qualquer outra concepção de gênero que ela sentir vontade”, sintetiza Junia.
O Dia Internacional das Pessoas Não-Binárias é observado todos os anos em 14 de julho e tem como objetivo conscientizar e organizar as questões enfrentadas por indivíduos não binários em todo o mundo.
O termo "boyceta" é passou a fazer parte da comunidade LGBTQIA+ brasileira recentemente. Trata-se de uma identidade de gênero não-binária e se refere a pessoas que não se reconhecem no gênero de nascimento feminino e reivindicam o gênero masculino, mas não se encaixam completamente na masculinidade tradicional.
A bandeira bigênero composta por 5 faixas horizontais do mesmo tamanho, nas cores rosa/amarela/branca/roxa/azul, foi enviada ao blog Pride Flag For Us e postada em 13 de junho de 2014.
Podem existir tantos gêneros quanto pessoas no mundo. A forma como cada um vai se relacionar com o seu corpo e como se sente em relação a sexualidade varia enormemente. A ideia de binariedade: ser homem ou mulher, vestir rosa ou azul tem sido há anos questionada.
Trigénero ou trigênero, gênero triplo ou generidade tripla é uma identidade de gênero de três tipos de identidade de gênero, como por exemplo masculino, feminino e não-binário, que podem estar fluindo ou não.
Nem todo não-binário é gênero fluído. “Por ser uma identidade 'guarda-chuva', a não binaridade inclui pessoas que transitam entre os dois gêneros (gênero fluido) mas também quem recusa ambos (agênero)”, explica Lux.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...
A identidade de gênero de uma pessoa não tem relação com o seu sexo biológico. Mesmo que seja designado como macho ao nascer, o indivíduo pode se identificar com o gênero feminino. A mesma situação vale para outros gêneros.
Como se chama uma pessoa que não se identifica com nenhum gênero?
Ageneridade não é um gênero, mas sim uma identidade, então significa não se identificar com gênero nenhum. Para esta comunidade, ser agênero é fugir das regras de dualidade impostas pela sociedade, do que é correto ou viável ser. É liberdade para expressar-se como bem quiser sem estar preso às expectativas de gênero.
Identidade de gênero diz respeito à experiência interna e individual relacionada ao gênero com o qual a pessoa se identifica. A identidade de gênero não está necessariamente relacionada com características biológicas tipicamente atribuídas aos sexos masculino e feminino.
Ser agênero é você não se identificar com gênero algum. Por isso existe o prefixo a de negação. seguido de gênero. Por isso, pessoas a gênero não são homens, nem mulheres, nem gênero neutro, nem nenhuma outra opção.
Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.