Como quebrar o contrato de aluguel sem pagar multa?
Em quais casos não se paga multa por quebra de contrato de aluguel?
- força maior;
- acordo mútuo;
- imóvel inabitável;
- morte do inquilino;
- imóvel expropriado;
- transferência do local de trabalho;
- violação das regras do contrato pelo locador.
Em quais casos o inquilino pode sair sem pagar multa?
Alteração nas circunstâncias: Em alguns casos, eventos imprevistos e fora do controle do locatário ou locador podem justificar o término do contrato sem multa. Por exemplo, desastres naturais graves ou mudanças nas leis que impeçam o cumprimento do contrato.Quando não preciso pagar multa de aluguel?
Segundo a norma, quando a devolução do imóvel é decorrente de transferência do local de trabalho, o inquilino não é obrigado a pagar a multa.Quando o locador fica isento de multa?
Quando a rescisão parte do proprietário, a multa não é aplicada quando: o imóvel precisa ser usado por ele mesmo ou algum de seus familiares; a rescisão é feita por reparos determinados pelo poder público; o locatário quebrar o contrato ou esteja inadimplente.Como NÃO PAGAR MULTA de QUEBRA de CONTRATO de ALUGUEL
Como se livrar da multa do aluguel?
O locatário ficará dispensado da multa se a devolução do imóvel decorrer de transferência, pelo seu empregador, privado ou público, para prestar serviços em localidades diversas daquela do início do contrato, e se notificar, por escrito, o locador com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência.Quando posso cancelar um contrato sem pagar multa?
Exigência de fidelização por prazo superior a 12 mesesAssim, ainda que o contrato fixe período de permanência superior a doze meses, o consumidor pessoa física poderá cancelar o serviço sem o pagamento de multa após o cumprimento do prazo máximo de fidelização determinado pela ANATEL, isto é, após doze meses.
Como romper um contrato de aluguel?
Para solicitar o cancelamento do contrato de aluguel, o inquilino deve formalizar o pedido por meio de uma mensagem, e-mail ou carta para o locador ou a imobiliária responsável pela intermediação da locação. O pedido de rescisão do contrato de aluguel deve ter pelo menos 30 dias de antecedência.Em quais casos posso rescindir o contrato de aluguel?
Entretanto, essa regra pode ser desfeita se:
- O locador necessitar do imóvel para uso próprio;
- Infração de regra contratual ou realização de atos ilegais;
- Acordo entre as partes (locador e locatário) para a desocupação do imóvel.
Quais os motivos para rescindir um contrato de aluguel?
No artigo 9º, a lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91) traz outros motivos para o fim da relação de locação:
- Mútuo acordo (distrato);
- Prática de infração legal ou contratual;
- Falta de pagamento do aluguel e demais encargos;
O que fazer para não pagar multa por quebra de contrato?
É possível solicitar uma rescisão por conveniência ou com um recurso conhecido no universo jurídico como distrato bilateral. Com esse dispositivo, é permitido que ambas as partes possam rescindir o contrato por qualquer motivo, a qualquer momento, sem previsão de pagamento de multa ou cumprimento de carência.Quantos dias o inquilino tem para pagar o aluguel sem multa?
Caso o contrato não especifique uma data, a lei prevê que o pagamento deve ser feito até o dia 5 de cada mês. Se o inquilino pagar o aluguel até essa data, não há multa devida. A partir do dia 6, a multa de 10% já pode ser cobrada.Sou obrigada a pagar multa por quebra de contrato de aluguel?
Respondendo à questão acima elencada a resposta é: sim, em tese. A multa por quebra de contrato, estipulada em casos de rescisão antecipada, está regulada pelo art. 4º do inquilinato. Recentemente tem surgido muitas dúvidas a respeito de aluguel de imóveis aqui no JusBrasil.Quais reparos são de responsabilidade do inquilino?
O inquilino é responsável por todos os danos causados ao imóvel durante a locação, por isso terá que consertar tudo antes de entregar o imóvel. Os reparos provenientes do uso normal do imóvel são de responsabilidade de quem aluga. A regra é simples: O locatário deverá entregar o imóvel do mesma forma que recebeu!O que diz a Lei do inquilinato sobre multa?
Lei do inquilinatoCom exceção ao que estipula o § 2o do art. 54-A, o locatário, todavia, poderá devolvê-lo, pagando a multa pactuada, proporcional ao período de cumprimento do contrato, ou, na sua falta, a que for judicialmente estipulada.”