São classificados como metais ferrosos quando o ferro é o elemento principal na liga. Os metais predominantes nessa categoria são o ferro fundido, o aço e suas ligas.
Sua composição até conta com outros elementos, como manganês, silício, enxofre e fósforo, mas a quantia é tão baixa que eles não afetam as propriedades do material. Esses aços são classificados como de baixo, médio ou alto teor de carbono, e cada um possui características e métodos de tratamento diferentes.
Na Tabela Periódica, os metais são classificados em subgrupos, de acordo com suas propriedades periódicas mais específicas, sendo agrupados em metais alcalinos, metais alcalinoterrosos ou metais de transição interna ou externa.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Os tipos de metais incluem: Metais Alcalinos, Alcalinoterrosos, de Transição, Lantanídeos (terras raras), Actinídeos (muitos radioativos), e Outros Metais (incluindo metais do bloco p como Alumínio e Chumbo). Metais Alcalinos: Localizados no Grupo 1 da tabela periódica, exceto o hidrogênio.
Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio.
Os elementos pertencentes aos ametais estão distribuídos na tabela periódica em sua parte superior, entre as famílias 4A e 7A, porém, como já mencionado anteriormente, algumas literaturas consideram o Hidrogênio pertencente ao grupo, e este por sua vez está localizado na família 1A.
Metal ferroso refere-se a qualquer metal contendo ferro. Por causa desse elemento, os metais ferrosos são magnéticos, fortes e duros. Portanto, esses materiais são frequentemente usados para a construção de casas, tubulações de grande escala, recipientes industriais, aplicações de construção e engenharia.
Exemplos dos principais minerais que contêm ferro. A) Hematita (Fe2O3), variedade especularita. B) Hematita (Fe2O3) com iridescência. C) Magnetita (Fe3O4) octaédrica.
O que são metais não ferrosos? Quando um metal é definido como não ferroso, quer dizer que não possui uma quantidade significativa de ferro em sua composição química. 'Significativa' porque quase todas as ligas metálicas têm algum traço, ou quantidade não significativa de ferro em sua composição.
Que metal não ferroso pode adicionar as ligas de aço para melhorarmos a usinabilidade?
O enxofre é geralmente uma impureza indesejável no aço, em vez de um elemento de liga. Em quantidades superiores a 0,05%, tende a causar fragilidade e reduzir a soldabilidade. Entretanto, adições de liga de enxofre em quantidades de 0,10% a 0,30% tendem a melhorar a usinabilidade de um aço.
Já os não-metais são elementos que não possuem essas características e são geralmente maus condutores de eletricidade e calor. Alguns exemplos são o carbono, oxigênio, nitrogênio e flúor.
Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).
São classificados conforme o número de prótons no núcleo e os comportamentos atômicos. Eles são divididos, em geral, em gases nobres, metais, semimetais e ametais.
A principal diferença vem do fato de que o ferro é um elemento químico puro, presente na natureza. Já o aço é uma liga metálica que é criada através da junção do ferro e do carbono.
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
Os metais ferrosos mais comuns são o aço, o ferro fundido e o ferro laminado. Esses metais são ligas de ferro e carbono, que podem ainda apresentar na sua composição elementos como fósforo, manganês, silício, cobre, enxofre, entre outros.
Com uma das maiores temperaturas de fusão entre os metais, cerca de 3.400 graus Celsius, o tungstênio possui uma resistência excepcional à tração, tornando-o ideal para aplicações em ferramentas de corte, filamentos de lâmpadas e até mesmo em blindagens militares.