Nela, um dos participantes é escolhido para comandar a brincadeira, enquanto os outros formam uma reta, um ao lado do outro. A criança escolhida dará orientações aos colegas com as palavras “morto” e “vivo”. Quando ouvirem “morto”, os participantes deverão se agachar, ao ouvirem “vivo”, deverão se levantar.
As crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos. Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo/sol" os participantes devem manter-se de pé.
O que acontece com o nosso corpo ao brincar de vivo ou morto?
A brincadeira MORTO-VIVO estimula a atenção, a coordenação motora, a agilidade, o condicionamento físico, a concentração, a expressão corporal e a interação com o outro.
Mortos-vivos são seres míticos e fabulosos que estão - e permanecem - mortos (sem funções biológicas que mantenham ou sustentem a vida), mas agem como se ainda estivessem vivos, podendo se mover, ter percepção ou mesmo consciência.
Essa brincadeira não possui uma origem detalhada e é aplicada há muitos anos nos ensinos básicos das escolas. Até uns anos atrás, ela era mais habitual entre as crianças, mas hoje em dia ainda é possível ver professores aplicando esse jogo e crianças se divertindo com eles.
Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.
A cada rodada, uma pessoa tem que jogar a bola seguindo o que está sendo falado por outro participante. Por exemplo: a ordem é “sem rir”, você joga a bola na parede mostrando seriedade; “sem um pé”, você joga a bola na parede e pega de volta com um pé só.
Zumbi ou zombie é uma criatura cujo estereótipo se define, nos livros e na cultura popular, como um cadáver reanimado usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade.
Qual o objetivo da brincadeira vivo ou morto na educação infantil?
Descrição: A brincadeira “Morto e vivo” é uma boa maneira de exercitar a concentração e equilíbrio dos pequenos. É apropriada para crianças acima dos 5 anos de idade e pode ser realizada em qualquer lugar com espaço suficiente.
Qual habilidade da BNCC para brincadeira morto-vivo?
MORTO OU VIVO
Habilidades trabalhadas neste jogo: Agilidade, Condicionamento físico, Coordenação motora, Atenção, Concentração, Expressão corporal. Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo.
O que acontece com nosso corpo quando brincamos de morto-vivo?
Quando brincamos de morto-vivo, nosso corpo realiza movimentos baseados no reflexo, estimulando a atenção e concentração do cérebro. Isso acontece, pois associamos um som a um movimento, já que quando o corpo realiza um movimento quando escuta "morto" o corpo tende a se agachar.
Alguém é escolhido como assassino e precisa fazer vítimas sem ser descoberto pelos outros, mas a brincadeira vira realidade após uma morte genuína. Trancafiados no local pela intensa tempestade, não demora para um se voltar contra o outro em busca de desvendar quem foi o responsável.
Nessa atividade, uma criança é vendada enquanto as outras escondem um objeto. Então, a criança escolhida passa a procurar tal objeto e recebe dicas dos colegas através das palavras “quente” ou “frio”. Quanto mais perto se está de encontrar o objeto, mais “quente”; ao passo que quanto mais longe, mais “frio”.
A origem dos monstros Zumbis iniciou-se com a religião Vodu Haitiano da África Ocidental. Em sua primeira faceta de lenda, eram almas aprisionadas por feiticeiros. As pessoas ainda acreditavam que, se você alimentasse um zumbi com sal, ele voltaria para o próprio túmulo.
Nesse mundo imaginário, os zumbis (ou mortos-vivos) são o resultado de uma epidemia. Após a contaminação, ocorrem três estágios até a transformação total! Em 2 horas, quem foi contaminado pelo vírus vai sentir sintomas comuns de gripe e, talvez, não leve muito a sério a dor de cabeça, a febre e os calafrios.
Por incrível que pareça, os zumbis surgiram de uma crença religiosa, o vodu haitiano. As informações são do site Life's Little Mysteries. Os feiticeiros do vodu aparecem em histórias nas quais dão a alguma pessoa um veneno não mortal, mas que faz com que ela pareça estar morta.
As habilidades motoras fundamentais são compostas por habilidades de locomoção (correr, saltar, rolar), de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna ou sobre uma barra de equilíbrio) e de manipulação (arremessar, chutar, pegar) (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; RUDD et al., 2015), as habilidades também são ...
Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global). Estes estão diretamente relacionados com a maturação do sistema nervoso central, sendo observados na avaliação.
As regras de um jogo são os elementos que definem sua coerência e estrutura. Apesar de um mesmo jogo poder ser praticado com variações, determinadas mudanças em um padrão de regras podem dar origem a novos jogos.
Não existe jogo sem pelo menos uma regra que seja. A brincadeira não tem final pré- determinado, ela prossegue enquanto tiver motivação e interesse pelos participantes. Sempre tem o seu final previsto, quer seja por pontos, por tempo, por número de repetições ou por tarefas cumpridas.
As crianças se dividem em dois times, com o mesmo número de participantes. Um dos participantes lança a bola para cima para o jogo começar. Quem pegar a bola tem que passá-la para outro integrante do seu time e esse para outro - e assim sucessivamente. O grupo não pode deixar os adversários roubarem a bola.